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Sociologia Brasileira

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano, Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

O aluno irá aprender sobre o surgimento da Sociologia no Brasil, suas preocupações iniciais e o seu desenvolvimento ao longo da história brasileira no século XX.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos deverão ter conhecimentos básicos sobre o surgimento da Sociologia no mundo, suas propostas iniciais e seus objetivos. Deverão, ainda, possuir uma base histórica sobre o final do século XIX e todo o século XX, no Brasil. Será extremamente necessário que os alunos já tenham visto temas sobre a questão racial no século XIX, no País, para que entendam alguns autores sem maiores complicações.
Estratégias e recursos da aula

Introdução

A Sociologia no Brasil, assim como na Europa, surge com a preocupação de entender e modificar a própria sociedade em que seus pensadores estão envolvidos. No entanto, a Sociologia só ganhará grande difusão no Brasil nos primeiros decênios do século XX. Como forma de expor aos alunos as principais teses e autores da Sociologia brasileira, estes (alunos) serão divididos em grupos que apresentarão os assuntos mais recorrentes desta, ainda recente, Sociologia brasileira.

Aula 1

Na primeira aula, o professor deverá, como forma de iniciar o assunto para os alunos, relembrar o contexto de surgimento da Sociologia, um estudo que pretende, ao entender a sociedade, modificá-la. Após tal apresentação, o professor deverá esclarecer que esta área de conhecimento, também, desenvolveu-se no Brasil e que, desta forma, os alunos trabalharão em quatro grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por um sociólogo importante nos estudos sobre o Brasil.

O objetivo para a formação destes grupos é, além de facilitar a avaliação do professor, fazer com que os alunos apresentem, para toda a sala, algumas das correntes mais fortes da Sociologia brasileira. É necessário, ainda, que os alunos façam pesquisas fora do âmbito escolar e que a escola ofereça ferramentas para isso (como livros, acesso à Internet ou enciclopédias).

Divisão dos grupos:

- Grupo 1: “Euclides da Cunha”

Considerado o primeiro sociólogo brasileiro, Euclides da Cunha nasceu em 1866, no Rio de Janeiro.

Em sua principal obra, Os Sertões , Euclides da Cunha tenta descrever os diversos aspectos de uma sociedade desconhecida para a sociedade brasileira litorânea: o interior da Bahia. Sua obra se divide em três grandes partes: a Terra, na qual descreve, principalmente, o relevo, o clima, a fauna e a flora da região; o Homem, na qual disserta sobre o sertanejo, morador da região; e a Luta, na qual o próprio autor, vivenciando a Guerra de Canudos, relata o dia a dia da luta entre as tropas de Antônio Conselheiro e as tropas do Império brasileiro.

Muito atrelado a teorias raciais, Euclides da Cunha acreditava na superioridade de certas raças em relação a outras; no entanto, via no sertanejo certas qualidades ímpares e, segundo ele, originárias da sua condição mestiça.

A sua maior contribuição para o entendimento da sociedade em sua época foi esclarecer a vida dos interioranos. Ainda muito litorânea, a sociedade brasileira não tinha muito conhecimento sobre o interior do País e a obra de Euclides da Cunha, apesar de abordar só parte do interior da Bahia, abriu caminho para que fosse dada maior importância às outras regiões do Brasil que não fossem litorâneas.  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sert%C3%B5es e http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides_da_cunha )
Euclides da Cunha Os Sertões
 
- Grupo 2: “Gilberto Freyre”

Gilberto Freyre, com sua primeira grande obra Casa Grande & Senzala , influenciou muitos intelectuais de sua época sobre as questões raciais no Brasil.

Seguindo uma linha de pensamento da época, Freyre acreditava que não havia racismo no Brasil e que este fenômeno era digno de ser estudado. Para o próprio autor, uma grande miscigenação (entre brancos, índios e negros) e a relação entre escravos e seus donos garantiam à sociedade brasileira uma democracia racial (uma respeitabilidade de etnias, sem a alta discriminação racial).

Para Freyre, a relação entre escravos e donos não era violenta, mas também não era harmoniosa. Segundo o próprio autor, o que predominava nessa sociedade escravocrata brasileira era a submissão do escravo ao seu senhor.

O autor identifica, ainda, traços de cultura africana altamente difundidos e valorizados na sociedade brasileira.  ( Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Freyre e http://www.releituras.com/gilbertofreyre_bio.asp )
Gilberto Freyre Democracia Racial
 
- Grupo 3: “Caio Prado Júnior”

Apesar de não ser sociólogo, Caio Prado pensou, também, sobre a situação social em que se encontrava. Ao lançar o seu livro Formação do Brasil Contemporâneo (1942), Caio Prado Júnior tentou responder a uma pergunta muito comum da época: por que o Brasil se encontrava daquela forma, sem força econômica e sem uma boa qualidade de vida?

Para o autor, o não desenvolvimento brasileiro fazia parte de sua formação colonial; por três séculos, o País foi alvo de exploração portuguesa. As riquezas e os recursos brasileiros não ficavam aqui, eram captados pela metrópole e levados à Europa, "para fornecer tabaco, açúcar, alguns outros gêneros; mais tarde, ouros e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu"  (PRADO JÚNIOR, 1942).
(Fonte: http://www.brasilescola.com/biografia/caio-prado-junior.htm e http://www.infoescola.com/biografias/caio-prado-junior/ )
 
Caio Prado Júnior Terra Brasilis
 
- Grupo 4: Sociólogos da fase da Ditadura Militar: o Dependentismo (Teoria da Dependência)”

Estes teóricos ganham força, principalmente, no período da Ditadura Militar brasileira. Alguns deles foram exilados e completaram suas obras em países latino-americanos.

Os teóricos da dependência se preocupavam, principalmente, com a posição do Brasil como País subdesenvolvido, em relação aos países hegemônicos do globo.

Para estes teóricos, os países chamados periféricos eram subdesenvolvidos não por não haverem alcançado ainda estágios econômicos mais avançados, mas principalmente porque era de interesse dos países centrais (desenvolvidos) que existissem países subdesenvolvidos.

Estes países deveriam ser subdesenvolvidos para que fornecessem, principalmente, produtos de origem primária ou recursos naturais (como minerais, alimentos e matérias-primas). Segundo esses pensadores, os países desenvolvidos precisariam dessa divisão de trabalho, na qual os periféricos provessem os centrais e estes revendessem seus produtos, já prontos, aos periféricos.
Por exemplo: os países periféricos venderiam minerais e receberiam materiais de origem mineral de volta, como carros e computadores, sempre dando preferência para a venda de produtos com alto preço de mercado.

Para finalizar, esta tese vê, em uma alta taxa de transação de mercado (ou seja, de exportação e importação), esta relação de dependência. ( Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_depend%C3%AAncia   http://chacombolachas.wordpress.com/2008/08/06/fernando-henrique-cardoso-entre-o-pensamento-brasileiro-e-as-teorias-do-desenvolvimento/ )
 
Fernando Henrique Os 3 Mundos
 
Legenda: 1 - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, foi um dos autores da teoria do "Dependentismo"
Legenda: 2 - Na época da teoria o mundo era dividido em 3 grandes blocos, os desenvolvidos (1º mundo, em azul), os socialistas (2º mundo, em vermelho) e os subdesenvolvidos (3º mundo, em verde).
 
Aula 2

Introdução e Desenvolvimento

Nesta aula, os alunos trarão suas pesquisas, apresentando-as aos colegas de sala e, posteriormente, abrindo os temas para debate. É importante frisar que o professor deverá ter o controle das aulas, assim como da discussão feita. Se houver esquecimento por parte do grupo quanto a algum conteúdo não apresentado, o professor deverá lembrá-los disso ou, se mesmo assim, o grupo mostrar desconhecimento sobre o assunto, o professor deverá expor o conteúdo em questão.

A apresentação deverá ser avaliada, levando-se em consideração o conhecimento dos alunos sobre o assunto e a sua participação nas discussões.

Como forma de alongar as discussões, o professor deverá incentivar os alunos a pensarem na época em que estas teorias foram produzidas, estabelecendo uma relação entre a época e o conteúdo das teses. Além de, é claro, fazer com que os alunos estabeleçam uma ligação entre as teses e a situação atual do País.

Nas discussões, sugerimos a abordagem de temas, como: “A questão do negro no País” e “O enquadramento do Brasil como País subdesenvolvido”.

Aula 3

Introdução e Desenvolvimento

Para esta aula, os alunos deverão trazer (ou a escola deverá fornecer) material adequado para a produção de um mural. Neste Mural, serão contemplados o assunto de cada um dos quatro grupos, assim como as discussões feitas em sala de aula.
Recursos Complementares

Euclides da Cunha

 

Para maiores informações, acessar: http://www.euclidesdacunha.org.br/
 
Gilberto Freyre
 
Avaliação

 

A avaliação deverá ser feita sobre a reunião e o debate dos grupos (e aqui o professor deverá ficar atento à participação de cada aluno na discussão e  na elaboração do trabalho), a apresentação do aluno (levando-se em conta, também, o material pesquisado extraclasse), a participação nos debates e a produção do Mural.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • Cleidy Carolina, E.E. Professor Sain't Clair M. Alves , Minas Gerais - disse:
    cleidycarolina@yahoo.com.br

    17/02/2015

    Cinco estrelas

    O conteúdo agrega conhecimento relevante para a formação do senso crítico do aluno, assim como para o desenvolvimento individual da sociabilidade. Ótima aula!


  • VANDIRA APARECIDA GILIOLLI VOLTOLINI, COLÉGIO IZOLDA RIZZATO LIUTI ENSINO MÉDIO , Paraná - disse:
    vandavoltolini@bol.com

    08/10/2013

    Quatro estrelas

    O conteúdo veio de encontro com o trabalho que estou desenvolvendo com os alunos do 1º- ano. Gostei muito. Gostaria de aprofundar mais sobre a sociologia no Brasil, principalmente sobre Euclides da Cunha sobre a guerra de canudos.Pesquisei em vários sites e não encontrei fotos ou slides da época.Também gostaria de aprofundar sobre Gilberto Freyre,Caio Prado Junior. Caso tenha outros materiais sobre esses assuntos ficarei grata se enviar. Quero fazer um trabalho


  • Paulo Cesar dos Anjos, Colégio Estadual Rainha Vitória , Rio de Janeiro - disse:
    pcanjosciencias@ig.com.br

    10/12/2012

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada. Gostei!


  • Almira Dias de Castro Alves, UNIDADE ESCOLAR DEPUTADO EDSON DIAS FERREIRA , Piauí - disse:
    almiradcastro@yahoo.com.br

    27/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da aula , pois leva o aluno a pesquisar e também a falar em sala de aula.


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