Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A produção de humor nas tirinhas

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ler e compreender tirinhas;
  • Identificar as estratégias textuais (verbais e não verbais) e discursivas na produção do efeito de humos em tirinhas;
  • Reconhecer e identificar estratégias de criação da quebra de expectativa;
  • Produzir textos/tirinhas humorísticos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Discurso direto e indireto
  • Pontuação      
Estratégias e recursos da aula

 

  • Computador/ internet (sala de informática)
  • Data show
  • Caixas de som

Aula 1:

 

 

Professor, para iniciar esta sequência didática, proponha que os alunos sentem-se em roda. Escolha um objeto, como uma caixa, por exemplo, para coordenar a conversa (somente pode falar quem estiver com o objeto em mãos) e inicie a discussão propondo as seguintes perguntas:

 

  • Para vocês, o que é humor?
  • O que tem graça e o que não tem graça?
  • Qual é o limite entre o humor e a ofensa? 

Em seguida, divida a turma em 3 equipes para que eles leiam o texto O humor e a língua, de Sírio Possenti, disponível em:

http://aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br/wp-content/uploads/2009/02/o-humor-e-a-lingua-texto.pdf.

Faça uma cópia para cada aluno e peça que a equipe 1 leia a sessão introdutória, a equipe 2 a sessão Divisão das frases e a equipe  3 A ambiguidade na língua.

Novamente, em roda, as equipes deverão apresentar para os colegas a sessão lida do texto, tendo em vista a pergunta: “Como ocorre a produção do humor”? Peça para que os alunos registrem algumas informações importantes apresentadas pelos colegas em seus cadernos.

 

Para finalizar esta aula, projete os seguintes textos para os alunos. Com a orientação do professor, eles deverão explicar como ocorreu a produção de humor em cada um dos textos.

TEXTO 1

Disponível em:  http://3.bp.blogspot.com/-wKM6LsixZ3I/TZkaOsjjSPI/AAAAAAAAAGk/lcoaHCp2_bI/s1600/humor27.jpg

 

TEXTO 2

Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/orkut_humor22.gif

 

TEXTO 3

 

Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/codigodebarra-300x252.jpg

 

TEXTO 4

Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/recado49.png

 

TEXTO 5

 

Disponível em:http://babozeirasinuteis.com/wp-content/uploads/2010/11/hortifruti12-g-20100502.jpg

 

TEXTO 6

Disponível em: http://paginasverdesbrasil.files.wordpress.com/2009/09/hortifruti1.jpg?w=570&h=217

 

TEXTO 7

Disponível em: http://www.centralfree.com.br/tirinhas/data/media/6/humor_negro_tirinha_15.jpg

 

TEXTO 8

 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-JRiu4cOgvoU/TjojGooT9tI/AAAAAAAAAVs/BaR5VectYh0/s1600/tira115.gif

 

Professor, oriente seus alunos de forma que eles percebam a importância das imagens, da linguagem concisa, dos trocadilhos, da quebra na expectativa, da caracterização dos personagens, da relação dos textos com a realidade. Mostre que a soma desses elementos é responsável pela construção do efeito de humor.

 

Aula 2:

 

Professor, para trabalhar a construção do humor nas tirinhas, leve seus alunos ao laboratório de informática a fim de que naveguem pelo site: http://depositodocalvin.blogspot.com/. No site, eles deverão pesquisar:

 

calvin

(Imagem retirada do site http://depositodocalvin.blogspot.com/)

  • Quem é Calvin?
  • Quem é o tigre que sempre está junto com Calvin nas tirinhas?
  • Outros personagens aparecem nas tirinhas? Quem são?

 

 

Apresente para os alunos, em data show, as seguintes tirinhas de Calvin:

 

TIRINHA 1

 

Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S6afgzIo04I/AAAAAAAABSo/P-4c-atvHO4/calvin%26harodotira605.gif

 

A)    Qual era o plano de Calvin?

B)    Por que esse plano não deu certo?

C)    Em que quadrinho isso fica claro?

D)    O que provocou o humor na tirinha?

 

TIRINHA 2

Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S57dZx1UJ9I/AAAAAAAABSI/_PDESoPSPtY/tiras%20em%20transi%C3%A7%C3%A3o.gif

 

A)    O que Calvin relata a respeito de seu avô?

B)    Qual a relação do avô de Calvin com os quadrinhos?

C)    O que surpreende o leitor na tirinha?

D)    Em que quadrinho isso ocorre?

 

TIRINHA 3

Para ver essa tirinha, acesse: http://lh3.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3FqlMx5rhI/AAAAAAAABKI/cHSZKoXKjHU/calvin%26harodotira589.gif

 

A)    Há uma incoerência entre a fala de Calvin e no primeiro e no último quadrinho. Que incoerência é essa?

B)    O que ocorre no segundo e no terceiro quadrinho?

C)    Como Calvin reage aos acontecimentos do “dia perfeito”?

D)    Em que quadrinho fica evidente a mudança de opinião do Calvin?

 

TIRINHA 4

Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3FqlHY49hI/AAAAAAAABKE/FZNNE5BAB5g/calvin%26harodotira588.gif

 

A)    Ao ler apenas os 3 primeiros quadrinhos, o que pensamos que Calvin estava fazendo?

B)    De que maneira a tirinha nos surpreende?

C)    Em que quadrinho isso ocorre?

 

Com base na observação das tirinhas, os alunos deverão responder:

  1. O que as 4 tirinhas têm em comum?

 

Após discutir as questões com os alunos, converse com eles para levá-los a concluir que o quarto quadrinho é responsável pela mudança de situação na história. É o quadrinho em que o leitor é surpreendido, ou que uma nova informação é dada, mudando o rumo da história. Assim sendo, o humor deve-se à quebra de expectativa produzida, geralmente, no quarto quadrinho.

 

Aula 3:

 

No site http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html, há algumas dicas bem interessantes para se escrever histórias em quadrinhos, o que vale, também, para as tirinhas. Peça que os alunos acessem o site e, com base no que aprenderam, realizem as seguintes atividades:

   

Quadrinhos

(Imagem retirada do site http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html)

Atividade 1: Criar um diálogo curto em que haja humor.

Atividade 2: Crie um personagem. Faça a sua descrição e seu desenho.

Atividade 3: Crie balões para as seguintes falas:

 

  • Cuidado!!
  • Você é o amor da minha vida!
  • Sabia que a Gabriela comprou um caderno novo, Marina?
  • Já sei, vamos às compras!
  • Socorro!
  • Você gosta de chocolate?

 

Aula 4:

Entregue para os alunos uma cópia da seguinte atividade, em que o último quadrinho ou seus diálogos foram omitidos da história.

 

Leia atentamente as seguintes tirinhas e complete-as, criando falas ou recriando o último quadrinho de forma que haja humor.

 

TIRINHA 1

Acesse essa tirinha em: http://4.bp.blogspot.com/_hTwrd2v9JTk/TFHVWb-PrpI/AAAAAAAAAjo/pBvA1M3L0qE/s640/tirinhas_calvin_144.png

 

TIRINHA 2

Acesse essa tirinha em: http://www.laifi.com/usuario/60/laifi/59350152_60_48422907_6754.jpg

 

TIRINHA 3

Acesse essa tirinha em: http://www.laifi.com/usuario/60/laifi/28700152_60_46672907_7386.jpg

 

Professor, agora é a vez dos alunos produzirem a própria tirinha. Dê a eles a seguinte instrução:

 

As tirinhas são histórias curtas, narrativas, que se apresentam em quadrinhos com balões e imagens. Vocês aprenderam que o quarto quadrinho é muito importante na construção do humor em tirinhas. Ele é responsável pela quebra de expectativa do leitor que, geralmente, se surpreende ao final da história. Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha de humor. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deverá se passar na escola e ser bem criativa. Mãos à obra!!

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, avalie a qualidade das informações selecionadas pelos alunos na pesquisa e a discussão em roda. Analise a forma como as equipes se organizaram para apresentar as partes do texto de Sírio Possenti e as respostas dadas após a leitura das tirinhas. Finalmente, verifique se os alunos compreenderam o processo de construção de humor nos quadrinhos a partir da produção de texto realizada na última aula.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 2/2 - 100%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claire Dali da Silva Ferreira, HELENA CURY DE TACCA PROFA , São Paulo - disse:
    clairedalisilva@yahoo.com.br

    07/07/2013

    Três estrelas

    Gostei das aulas, mas encontrei dificuldade em fazer download das tirinhas. Percebi que algumas imagens poderiam causar confusão na compreensão dos alunos.


  • iranilda, ESCOLA CASTELO BRANCO , Pernambuco - disse:
    igbriel@yahoo.com.br

    13/06/2012

    Três estrelas

    a tirinha n 7 é confusa para o entendimento do aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.