Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando tirinhas em sala de aula

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Interpretar textos visuais;
• Ampliar as capacidades de argumentar suas idéias oralmente e por escrito;
• Ampliar a capacidade de criar textos;
• Avançar na produção de texto;

Duração das atividades
Entre 4 e 5 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para crianças na fase inicial de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho.

Como esta aula é indicada para crianças que estejam na fase inicial de alfabetização sugiro que sejam apresentadas, primeiro, tirinhas de fácil interpretação visual.

Apresento esta proposta de trabalho em três momentos:

O primeiro momento sendo coletivo, com você professor, mediando junto com as crianças a interpretação da tirinha.
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira227.htm

Se for possível, seria interessante reproduzir em tamanho grande a tirinha( pode ser xerocada em tamanho A3, reproduzida no retro projetor, data show ou com

o recurso que você tiver disponível), para que todos os alunos possam vê-la ao mesmo tempo e pensar juntos no que esta tirinha faz as crianças pensarem.
Converse com seus alunos e ouça atentamente quais as reflexões que eles fazem sobre a cena e se são capazes de ouvir e respeitar a opinião do outro.

No segundo momento, você pode organizar a turma em grupos para que as crianças discutam entre si e façam uma interpretação da tirinha. Acredito que grupos pequenos de quatro a cinco crianças, possa ser interessante para que elas possam ouvir umas as outras e você também durante este processo, passe alternadamente entre os grupos observando como elas se organizam e interpretam as imagens:


No terceiro momento, cada criança individualmente, precisa ser capaz de realizar uma leitura da tirinha interpretando-a. Posteriormente solicite a construção de um pequeno texto, no caso das crianças que ainda não possuem a habilidade de produção textual vale a organização das idéias por tópicos. É importante que você acompanhe de perto seus alunos, ajudando-os a escrever da melhor forma possível.

** Para facilitar sua avaliação da interpretação dos alunos, você pode dar aos alunos diferentes tirinhas, pode colocar tirinhas com escrita ou não dependendo do nível de aprendizado de seus alunos, como algumas sugeridas abaixo:

Boa aula!!!

Recursos Complementares

• Site: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm;
• Possibilidade de reproduzir e ampliar as tirinhas para os alunos;

Dicas de outros sites:
http://www.kidleitura.com/cartum/index.htm ( tirinhas com as letras do alfabeto)

http://www.aparabolica.com.br/livrariadafisica/qaemquadrinhos/ ( tirinhas sobre meio ambiente, porém são para crianças com uma idade um pouco avançada, caso o (a) professor(a) queira adaptar a idéia, também é um site interessante.

Avaliação

Quando o trabalho for feito em grupos, observe como eles interagem com outras crianças, se respeitam a opinião do colega, quais as estratégias de registro, se juntos chegam a uma interpretação coerente da tirinha. Observe como seus alunos discutem sobre as informações contidas na imagem. Se todos falam, como eles reagem quando alguém explica algo que eles não haviam visto ou percebido no desenho.


O trabalho individual, você pode observar as crianças aleatoriamente, fazendo poucas interferências durante o processo de interpretação, mas auxiliando-os no registro. Perceba como cada criança fará seu registro, quais as estratégias para interpretar e registrar a tirinha. É uma boa oportunidade para avaliar a criança em seu processo de alfabetização, observando como ela organiza a escrita de seu texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 7/12 - 58.33%
  • Quatro estrelas 4/12 - 33.33%
  • Três estrelas 1/12 - 8.33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sirley Duarte, Escola Graciliano Ramos , Rondônia - disse:
    sirleymg_2007@hotmail.com

    10/03/2013

    Quatro estrelas

    Achei excelente.


  • Luciana Angelon, Rede Municipal de Ensino , São Paulo - disse:
    lucianaangelon@bol.com.br

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade! Vou utilizá-la em sala de aula. Parabéns!


  • nelma, uniceuma , Maranhão - disse:
    nelmashirley@hotmail.com

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    tenho q aplicar um projeto e foi ótimo para compreensão.obrigada...


  • Bárbara, E.M. Prof Darcy Ribeiro , Rio de Janeiro - disse:
    barbara_bmp@hotmail.com

    30/08/2011

    Três estrelas

    Acheeei super legal .. diferencia a aula !


  • nice, E M GOV. MAIRO COVAS JUNIOR , São Paulo - disse:
    branquelanunes@hotmail.com

    05/12/2010

    Cinco estrelas

    em 2010, estou com um 1º ano,com 18 alunos, três alunos ainda na fase pré-silabica II, o restante estão lendo, com 30% dos alunos lendo com pouca fluência e o retante estão lendo bem. Implantei atividades da Turma da Monica e foi um sucesso. Apareceu na aula, que eles traziam de casa a boneca da Monica e gibis, os pais ficaram interessados adiquirindo os gibis para os filhos. As atividades forma numerosa em sala, todas com muito sucesso e muito interesse. VALEU A PENA!


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    20/11/2010

    Quatro estrelas

    Estas ideias são muito legais, pois tiram nossa aulas daquele lugar comum. achei o máximo. Um abraço, Roberta.


  • dulci, proeja fic , Mato Grosso - disse:
    dulcilenederica@hotmail.com

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    otima sugestão vai ser muito bom aplicar essa idéia


  • ilza aparecida binda, ESCOLA MUNICIPAL LINDA WAGNER GUSE , Mato Grosso - disse:
    ilzaparecidabinda@hotmail.com

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    nota dez


  • Maria Cristina, E. Maria Costa Marocco , Rio Grande do Sul - disse:
    cris-peccin@hotmail.com

    08/05/2010

    Quatro estrelas

    O texto foge do convencional e a aula fica mais estimulante.


  • nathanry, Escola Classe 203 , Distrito Federal - disse:
    nathanry2008@gmail.com

    06/05/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Nair Cavalcanti, Escola Municipal Orlando Araujo , Alagoas - disse:
    nllopez@ig.com.br

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Amei! Já vou colocar em prática.


  • celene, França - disse:
    c.cheze@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! obrigada pela dica


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.