15/12/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
|
Aula 1:
Professor, para iniciar esta sequência didática, proponha que os alunos sentem-se em roda. Escolha um objeto, como uma caixa, por exemplo, para coordenar a conversa (somente pode falar quem estiver com o objeto em mãos) e inicie a discussão propondo as seguintes perguntas:
Em seguida, divida a turma em 3 equipes para que eles leiam o texto O humor e a língua, de Sírio Possenti, disponível em:
Faça uma cópia para cada aluno e peça que a equipe 1 leia a sessão introdutória, a equipe 2 a sessão Divisão das frases e a equipe 3 A ambiguidade na língua.
Novamente, em roda, as equipes deverão apresentar para os colegas a sessão lida do texto, tendo em vista a pergunta: “Como ocorre a produção do humor”? Peça para que os alunos registrem algumas informações importantes apresentadas pelos colegas em seus cadernos.
Para finalizar esta aula, projete os seguintes textos para os alunos. Com a orientação do professor, eles deverão explicar como ocorreu a produção de humor em cada um dos textos.
TEXTO 1
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-wKM6LsixZ3I/TZkaOsjjSPI/AAAAAAAAAGk/lcoaHCp2_bI/s1600/humor27.jpg
TEXTO 2
.
Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/orkut_humor22.gif
TEXTO 3
Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/codigodebarra-300x252.jpg
TEXTO 4
.
Disponível em: http://mundoti.info/wp-content/uploads/2009/03/recado49.png
TEXTO 5
Disponível em:http://babozeirasinuteis.com/wp-content/uploads/2010/11/hortifruti12-g-20100502.jpg
TEXTO 6
Disponível em: http://paginasverdesbrasil.files.wordpress.com/2009/09/hortifruti1.jpg?w=570&h=217
TEXTO 7
.
Disponível em: http://www.centralfree.com.br/tirinhas/data/media/6/humor_negro_tirinha_15.jpg
TEXTO 8
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-JRiu4cOgvoU/TjojGooT9tI/AAAAAAAAAVs/BaR5VectYh0/s1600/tira115.gif
Professor, oriente seus alunos de forma que eles percebam a importância das imagens, da linguagem concisa, dos trocadilhos, da quebra na expectativa, da caracterização dos personagens, da relação dos textos com a realidade. Mostre que a soma desses elementos é responsável pela construção do efeito de humor.
Aula 2:
Professor, para trabalhar a construção do humor nas tirinhas, leve seus alunos ao laboratório de informática a fim de que naveguem pelo site: http://depositodocalvin.blogspot.com/. No site, eles deverão pesquisar:
(Imagem retirada do site http://depositodocalvin.blogspot.com/)
Apresente para os alunos, em data show, as seguintes tirinhas de Calvin:
TIRINHA 1
Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S6afgzIo04I/AAAAAAAABSo/P-4c-atvHO4/calvin%26harodotira605.gif
A) Qual era o plano de Calvin?
B) Por que esse plano não deu certo?
C) Em que quadrinho isso fica claro?
D) O que provocou o humor na tirinha?
TIRINHA 2
Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S57dZx1UJ9I/AAAAAAAABSI/_PDESoPSPtY/tiras%20em%20transi%C3%A7%C3%A3o.gif
A) O que Calvin relata a respeito de seu avô?
B) Qual a relação do avô de Calvin com os quadrinhos?
C) O que surpreende o leitor na tirinha?
D) Em que quadrinho isso ocorre?
TIRINHA 3
Para ver essa tirinha, acesse: http://lh3.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3FqlMx5rhI/AAAAAAAABKI/cHSZKoXKjHU/calvin%26harodotira589.gif
A) Há uma incoerência entre a fala de Calvin e no primeiro e no último quadrinho. Que incoerência é essa?
B) O que ocorre no segundo e no terceiro quadrinho?
C) Como Calvin reage aos acontecimentos do “dia perfeito”?
D) Em que quadrinho fica evidente a mudança de opinião do Calvin?
TIRINHA 4
Para ver essa tirinha, acesse: http://lh6.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3FqlHY49hI/AAAAAAAABKE/FZNNE5BAB5g/calvin%26harodotira588.gif
A) Ao ler apenas os 3 primeiros quadrinhos, o que pensamos que Calvin estava fazendo?
B) De que maneira a tirinha nos surpreende?
C) Em que quadrinho isso ocorre?
Com base na observação das tirinhas, os alunos deverão responder:
Após discutir as questões com os alunos, converse com eles para levá-los a concluir que o quarto quadrinho é responsável pela mudança de situação na história. É o quadrinho em que o leitor é surpreendido, ou que uma nova informação é dada, mudando o rumo da história. Assim sendo, o humor deve-se à quebra de expectativa produzida, geralmente, no quarto quadrinho.
Aula 3:
No site http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html, há algumas dicas bem interessantes para se escrever histórias em quadrinhos, o que vale, também, para as tirinhas. Peça que os alunos acessem o site e, com base no que aprenderam, realizem as seguintes atividades:
(Imagem retirada do site http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html)
Atividade 1: Criar um diálogo curto em que haja humor.
Atividade 2: Crie um personagem. Faça a sua descrição e seu desenho.
Atividade 3: Crie balões para as seguintes falas:
Aula 4:
Entregue para os alunos uma cópia da seguinte atividade, em que o último quadrinho ou seus diálogos foram omitidos da história.
Leia atentamente as seguintes tirinhas e complete-as, criando falas ou recriando o último quadrinho de forma que haja humor.
TIRINHA 1
Acesse essa tirinha em: http://4.bp.blogspot.com/_hTwrd2v9JTk/TFHVWb-PrpI/AAAAAAAAAjo/pBvA1M3L0qE/s640/tirinhas_calvin_144.png
TIRINHA 2
Acesse essa tirinha em: http://www.laifi.com/usuario/60/laifi/59350152_60_48422907_6754.jpg
TIRINHA 3
Acesse essa tirinha em: http://www.laifi.com/usuario/60/laifi/28700152_60_46672907_7386.jpg
Professor, agora é a vez dos alunos produzirem a própria tirinha. Dê a eles a seguinte instrução:
As tirinhas são histórias curtas, narrativas, que se apresentam em quadrinhos com balões e imagens. Vocês aprenderam que o quarto quadrinho é muito importante na construção do humor em tirinhas. Ele é responsável pela quebra de expectativa do leitor que, geralmente, se surpreende ao final da história. Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha de humor. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deverá se passar na escola e ser bem criativa. Mãos à obra!!
Professor, avalie a qualidade das informações selecionadas pelos alunos na pesquisa e a discussão em roda. Analise a forma como as equipes se organizaram para apresentar as partes do texto de Sírio Possenti e as respostas dadas após a leitura das tirinhas. Finalmente, verifique se os alunos compreenderam o processo de construção de humor nos quadrinhos a partir da produção de texto realizada na última aula.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/07/2013
Três estrelasGostei das aulas, mas encontrei dificuldade em fazer download das tirinhas. Percebi que algumas imagens poderiam causar confusão na compreensão dos alunos.
13/06/2012
Três estrelasa tirinha n 7 é confusa para o entendimento do aluno.