01/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças de 05 anos de idade aprenderão a ter noção espacial, coordenação viso-motora, agilidade e destreza;
- Exercitar formas de registro da contagem dos números.
Boliche tradicional.
Atividade– A atividade se chama “Construindo os próprios materiais para o jogo de boliche gigante”. Pode ser realizada com 14 (quatorze) participantes ou mais, desde que seja um número par.
Tem como objetivos:
Trabalhar o desenvolvimento de:
- Força;
- Direção;
- Noção espacial;
- Agilidade;
- Coordenação viso-motora; e
- Destreza.
Materiais: jornal, cola branca, cola colorida, meia fina, garrafa pet de 02 (dois) litros, areia, giz.
1º dia - 1º Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. O professor reúne as crianças num círculo e lhes apresenta a atividade que será desenvolvida nestes três dias. O professor já havia solicitado previamente que as crianças trouxessem, para o primeiro dia, garrafas pet de 02 (dois) litros e meias finas de mulher. Neste dia, confeccionaremos bolas de meias, para tanto, deve-se fazer uma pequena bola de jornal e revesti-la com a meia, colocando esta meia dentro de outra e, assim, sucessivamente, até obter uma bola de aproximadamente 10 cm (dez centímetros) de diâmetro.
Fotos: Arquivo pessoal da autora.
2º dia - 2º Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. No segundo dia, confeccionaremos os pinos do boliche com as garrafas pet. Inicialmente pintaremos a garrafa com cola colorida, derramando a cola no interior da garrafa. Repetiremos esta operação com várias cores, para, em seguida, rodarmos a garrafa fechada a fim de que a cola colorida se espalhe por toda a garrafa e forme desenhos abstratos. Colocaremos no fundo da garrafa aproximadamente 10 cm (dez centímetros) de areia grossa, para que ela (a garrafa) não fique muito vulnerável no jogo, e jogaremos cola branca na areia e não mexeremos mais. Colocaremos, por fim, em local seguro para secagem, para podermos usar no dia seguinte.
Fotos: Arquivo pessoal da autora.
3º dia – 3º Momento: Esta atividade deve ser realizada numa quadra esportiva. Com os materiais prontos e em mãos, daremos início à organização do espaço. Inicialmente, demarcaremos o espaço físico onde será realizada a atividade e, para isso, é necessário desenhar duas linhas verticais, com aproximadamente 01 (um) metro de distância entre elas. Procedendo da mesma forma, o professor deve fazer outras 02 (duas) linhas verticais com o mesmo espaçamento entre elas, a 15 (quinze) metros de distância das duas primeiras linhas desenhadas.
Forme duas equipes, com 07 (sete) ou mais participantes cada. Todos os membros da equipe deverão ficar dispostos, em fileira e, na linha mais distante, na frente de cada participante, coloque uma garrafa pet. Distribua a cada participante uma bola de meia.
O jogo consiste, em lançar com as mãos, as bolas e derrubar todos os pinos (garrafas) dispostos à frente da equipe adversária. Os pinos que forem sendo derrubados deverão permanecer caídos. Será vitoriosa a equipe que tiver melhor pontaria e conseguir derrubar todos os pinos da equipe adversária. Observação: Os jogadores não poderão invadir o quadrado menor para pegar as bolas.
Ao final de cada jogada, o professor pode sugerir que as crianças façam a contagem do número de pinos derrubados e não derrubados, e a registrem com giz num canto próximo aos jogadores. Assim que todas as crianças das duas equipes tiverem jogado, o professor auxilia as crianças na contagem dos pontos de cada equipe.
O professor deverá avaliar se as crianças:
- Se divertiram e gostaram da atividade;
- Têm força para alcançar o campo adversário;
- Têm pontaria;
- Conseguiram fazer a contagem dos pinos caídos e não caídos;
- Conseguiram registrar a pontuação dos grupos;
- Têm agilidade e destreza.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!