16/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira A ndrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não é necessário.
ATIVIDADE 1:
O professor dará início a aula conversando com as crianças na roda sobre o boliche, questionando:
Quem conhece o jogo do boliche?
Alguém já jogou?
Como se joga?
Existe alguma regra?
Durante o diálogo, o professor poderá registrar as falas das crianças na lousa ou papel madeira.
Fonte: http://pingoopoint.blogspot.com/2010/03/jogue-boliche-no-escuro-com-o-led.html
O professor dará continuidade à aula, explicando sobre as regras do boliche para as crianças. Em seguida, solicitará que as crianças em duplas, registrem por meio de escrita/desenho as regras estabelecidas. Para o registro, as crianças poderão utilizar materiais como: lápis cera, hidrocor, lápis de cor, cartolina, papel madeira, papel peso 40, etc. Após o registro, expõe no mural da sala de aula.
O professor poderá propor aos alunos a confecção do boliche. Para isso, solicitará materiais tais como:
- papel crepom (para enchimento da garrafa);
- garrafa pet;
- papéis, jornais (para enchimento da garrafa ou da meia);
- meias para confecção da bola (que poderão ser preenchidas com papéis) ou bolas pequenas de plástico para o jogo (caso não queira confeccionar a bola).
No dia combinado, o professor também levará materiais para sala de aula. Para confecção do jogo, as crianças formarão grupos de 3 ou 4, dividindo os materiais entre elas, com a orientação do professor. Depois, cada grupo apresentará seu boliche para o restante da turma. O boliche ficará exposto na sala de aula para as crianças em outros momentos, jogarem.
Fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-um-boliche.php
Após a confecção do boliche, o professor poderá sugerir um campeonato de boliche com as crianças da sala, dividindo em equipes para jogar. Antes do campeonato, a turma escolherá um representante para marcação dos pontos. Os pontos poderão ser marcados numa cartolina ou papel madeira, onde estarão escritos os nomes das equipes. Após o término dos jogos, o professor e as crianças, irão somar os pontos para saber os ganhadores. Em seguida, expõe na sala de aula.
Professor consulte a aula Boliche Divertido que está disponível no Portal do Professor:
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5607
Links para consulta:
www.blogodorium.net/bolicheaprender-como-jogar-bolicheregras-do-jogo/
http://bebe.abril.com.br/canais/dican/como-fazer-um-boliche.php
O professor deverá observar se o aluno:
Compreende algumas regras do boliche;
Confecciona um boliche;
Elabora desenhos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!