24/08/2009
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer e experimentar o jogo de boliche, que, muitas vezes, é restrito a um determinado público.
Não são obrigatórios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realização desta aula.
Espaço: amplo que tenha a possibilidade de montar e brincar com certa folga vários jogos de boliche ao mesmo tempo.
Materiais: 10 garrafas pet para cada jogo de boliche (pode fazer quantos achar necessário); folhas de papel e meias velhas para fazer a bola;
Atividade 1: fazendo a bola
Distribuir folhas de papel para os alunos, pedindo que façam uma bola grande. Dividir as meias velhas disponíveis e enrolar, uma por uma, por cima da bola de papel, sempre intercalando a abertura das meias, uma para cada lado, para evitar que a bola desmanche. Fazer a bola com o tamanho aproximado de uma xícara de chá, para que ela tenha algum peso, facilitando a rolagem. Pode-se ampliar a possibilidade de personalização das bolas com retalhos, fitas adesivas, meias coloridas, etc. (aprox. 30 min.)
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_unSNw4I7jYY/SjfP0h_M1sI/AAAAAAAABg4/3pHxUu08v54/s400/bolademeia.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_ljrK-ZnxVDE/SIHpIsViKNI/AAAAAAAABHQ/i2OHuHctFFw/s400/bolas+brasilia.JPG
Atividade 2: fazendo as garrafas.
Distribuir as garrafas entre os alunos. É interessante que cada um tenha uma para faze-la como quiser. Podem pintá-las com guache, decora-las com fita adesiva colorida, colar papéis coloridos por fora da garrafa, encher a garrafa com retalhos, papéis, jornais, etc. São inúmeras as possibilidades de confecção das garrafas de boliche. O cuidado que deve ser tomado é para que elas não fiquem com pesos muito diferentes, senão dificulta que caiam quando a bola bater em cada uma delas. (aprox. 30 min.)
fonte: http://3.bp.blogspot.com/_PLLaMRSMy1k/SOFBqfZuomI/AAAAAAAAAZM/aZSTdhceDvk/s400/PICT0041.JPG
http://lh6.ggpht.com/_NQHuwPNxqV8/SZBpMA6x_iI/AAAAAAAAUkQ/Rl2FCawSNfU/joba9.jpg
Atividade 3. jogando o boliche
Organizar as garrafas em grupos de 10, formando um triângulo, como na figura:
É recomendável que se organize no espaço, vários grupos de garrafas, para que as crianças não fiquem paradas durante as aulas. As regras podem ser combinadas coletivamente, tanto do jogo quanto da reorganização das garrafas.
Regras mais simples para o boliche escolar:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo
Regras mais específicas do jogo convencional:
http://www.boliche.com.br/instru_basicas.htm;
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/boliche/boliche.php;
Num bate-papo com os alunos, você pode avaliar o que as crianças aprenderam sobre o jogo, sobre a construção do brinquedo; pode pergunta-los se conseguiriam ensinar para outra turma, para as pessoas de casa, etc. A avaliação também pode ser feita propondo uma oficina de boliches para outros grupos de alunos na escola.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2015
Quatro estrelasÓtimo para que as crianças possam de maneira lúdica aprender mais.
03/08/2015
Cinco estrelasAcredito ser muito interessante essa aula, além de trabalhar com os alunos a reciclagem, de maneira prazerosa, também estamos estimulando a criatividade e levando-os a fazer contas de maneira lúdica. Cada criança perceberá que pode construir seu próprio brinquedo e que além de brincar serve para aprender. Com esse trabalho, elevamos a auto-estima de nossas crianças e mostramos-lhes que pode se aprender respeitando o meio ambiente e valorizando cada ideia de seus amigos, Todos juntos.
19/07/2015
Cinco estrelasA atividade proposta é excelente, proporcionando desenvolver várias habilidades e conceitos. O material utilizado para a confecção do brinquedo é de fácil acesso possibilitando a integração dos alunos e maior estímulo por estarem diretamente envolvidos na atividade desde o início até o final (confecção e execução).
17/07/2015
Quatro estrelasAchei ótima. a sua sugestão de trabalho através do jogo. É uma forma de dinamizar a aprendizagem, parabéns
16/07/2015
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho!!
03/07/2015
Cinco estrelasEsta atividade eu já realizei com meus alunos, achei ótima. Eles brincam aprendendo , tornando o aprendizado interessante.
13/01/2012
Cinco estrelasSuuper legal esta iniciativa, 100% sustentável e ecológico parabéns! As empresas e pessoas devem ter um cuidado maior com a coleta seletiva de lixo, o reaproveitamento de materiais recicláveis bem como seguir as instruções dos 3Rs. Dois ótimos exemplos de empresas são: www.sacolapet.com e www.sacolapet.com De acordo com o primeiro site... eles produzem um tecido cuja matéria prima são estas garrafas pet; já na segunda empresa site dão andamento à esta transformação confeccionando lindas bolsas.
12/09/2011
Quatro estrelasGostei muito da propsta da aula. Parabéns e obrigada por compartilhar boas ideias que enriquecem a aula de Educação Física e que prova que a educação física não é apenas jogar bola.
13/07/2011
Quatro estrelasachei a aula mt grande para uma pessoa q só quer fazer um jogo de boliche com garrafas
19/11/2010
Cinco estrelasmuito boa a ideia mas sera que e sobre a zambia pq procurando comose brincava la q achei isso mas sendo ou nao sobre a zambia eu amei a ideia
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa a idéia, podendo trabalhar em dias de chuva.
24/03/2010
Cinco estrelassua aula é super construtiva e participativa, uma aula que desperta no aluno a vontade de usar o brinquedo e ver sua obra de arte final, para poder usá-la para sua diversão. É uma lição de vida, para eles aprenderem a valorizar o suor das proprias mãos.. parabéns..
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito, pelas cores que atraem atenção do aluno , um material importante para concentração o fazer.do brinquedo . Excelente . Boa ideia.
24/03/2010
Cinco estrelasA sua aula é excelente, pois já fiz uma aula dessa com meus aluninhos do 1º ao 5º ano, todos adoraram. Parabéns....