Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais estratégias possibilitam aos alunos perceberem as atividades econômicas presentes na paisagem urbana? (UCA)

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Algarena Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a existência de diferentes atividades econômicas desenvolvidas na paisagem urbana;

Reconhecer a presença e a diversidade de produtos e serviços desenvolvidos na paisagem urbana;

Perceber que a paisagem urbana é modificada pelo desenvolvimento das atividades econômicas.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem urbana. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência. Sugere-se que acessem a aula “A paisagem urbana do município - UCA”, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32049, disponível no site do Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

PESQUISA

Professor(a), para iniciar os estudos das atividades econômicas desenvolvidas na paisagem urbana, incentive os alunos a observarem o lugar em que vivem. Para isso, desenvolva as atividades a seguir:

1. Realize com os alunos uma dinâmica conhecida como "Tempestade Cerebral", em que cada aluno deverá dizer o que quer ser quando crescer. Registre no quadro todas as respostas para que os alunos socializem entre si. Solicite que cada aluno escreva um texto contando o que acha que o profissional que escolheu realiza, como é o seu trabalho. Depois, o texto deve ser ilustrado.

A pesquisa é um método de ensino que desperta o interesse pelo assunto a ser estudado, contribuindo sobremaneira para a construção do conhecimento, sendo a entrevista um instrumento de pesquisa.

2. Solicite aos alunos que entrevistem um adulto e que conversem com ele sobre a sua vida profissional.  Sugere-se que, utilizando os recursos disponíveis no netbook, os alunos gravem a entrevista mas, anteriormente, devem solicitar a autorização do entrevistado.

 

netbook2

Imagem:  Netbook

Disponível em:  http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

 Acesso em:  14 de novembro de 2011

 

Sugestão de roteiro de perguntas para a entrevista.

  • Qual o seu nome?
  • Atualmente você trabalha? Caso positivo, onde?
  • Qual a sua profissão?
  • Que atividades você desenvolve no seu trabalho? 
  • Qual a importância da atividade que você desenvolve para a sociedade?
  • O salário que você recebe é o suficiente para atender as suas necessidades e da sua família?

 

3. Na escola, organizem as informações. Primeiro, oriente os alunos a apresentarem os dados da entrevista. Coletivamente, organizem as informações, anotando o nome das diferentes profissões pesquisadas. Depois, organizem os dados em três grupos, conforme tabela abaixo:

TABELA DE PROFISSÕES

INDÚSTRIA COMÉRCIO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

 

 

 

   

 

Professor(a), é importante explicar para os alunos que na paisagem urbana são desenvolvidas diferentes atividades econômicas sendo: a indústria, transformação da matéria-prima para a produção de diferentes mercadorias; o comércio, compra e venda de produtos; e a prestação de serviços, diferentes atividades importantes para a sociedade, realizadas por profissionais como cabeleireiros, médicos, professores etc.  

4. Depois, com o netbook, os alunos devem organizar as informações coletadas na pesquisa em gráficos de colunas simples, apresentando quantos profissionais de cada setor foram entrevistados. 

 

Gráfico    

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://geeks.ms/blogs/gperez/WindowsLiveWriter/beee4f0fbc3b_8AE/clip_image004_2.jpg

Disponível em: 14 de novembro de 2011 

 

Professor(a), é de grande importância analisar o gráfico com os alunos, evidenciando que os dados revelam uma determinada situação. É importante instigá-los a pensar sobre o que provoca essa situação e como seria possível transformá-la.

5. Retorne à primeira atividade desenvolvida, na qual cada aluno informou que profissão quer ter quando crescer. Solicite que classifique a profissão de acordo com a atividade econômica: indústria, comércio ou serviços.  

6. Depois, proporcione um momento para que possam conversar sobre outras questões que foram abordadas como: a importância do trabalho desenvolvido para a sociedade, a remuneração necessária para viver com dignidade e o desemprego. Solicite que, com o netbook conectado à internet, acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/ e que leiam o texto sobre o Orçamento Familiar.

orçamento 

Imagem: Texto Orçamento Familiar

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/

Disponível em: 14 de novembro de 2011 

 

Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Matemática. Junto com a turma, avaliem a situação profissional das pessoas entrevistadas, tendo como referência os dados apresentados pela turma. Converse sobre a importância das diferentes atividades econômicas desenvolvidas e a importância do trabalho. Tal atividade contribui para que o aluno conheça melhor a realidade do lugar em que vive, o que contribui para a conquista da cidadania. 

 

PESQUISA

7. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, fotografem as diferentes atividades econômicas presentes no lugar em que vivem: indústria, comércio e serviços. Deverão fotografar o que encontrarem no município.

a.  Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar onde foi realizada a fotografia e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:

 

  Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem

  Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

 

b. Peça aos alunos que elaborem um parágrafo, apresentando as características do lugar fotografado: atividade econômica, o que produz para a sociedade, que profissionais atuam neste lugar e  o que julgar importante. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para apresentação. No sistema Linux, o Programa é o K-Presenter.

c. Depois, devem enviar a atividade para o email do professor(a),  que enviará os trabalhos para o email dos alunos para que, no dia da apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelo grupo.  

 

8. Durante a apresentação solicite aos alunos que reflitam sobre:

a. A importância das atividades econômicas desenvolvidas;

b. As profissões ligadas às atividades econômicas da paisagem urbana;

c. A importância das atividades econômicas para o município;

d. A principal característica da economia do município em que moram.

 

9. Depois, no caderno, peça que respondam as questões a seguir:

a. No município que você mora, existem indústrias e comércios?

b. Que atividade econômica predomina no município em que você mora?

c. Quais serviços prestados no seu município são mais utilizados pela sua família? Justifique.

d. Como é chamado o lugar em que, com dinheiro, compramos diferentes produtos?

e. Escolha três comércios onde sua família mais compra e escreva quais produtos são vendidos neste lugar.

f. Ajude sua família a organizar uma lista de compras de diferentes produtos consumidos mensalmente em sua casa. Aproveitando a lista, sublinhe os produtos que são industrializados.  Analise a lista e converse sobre os produtos consumidos com a sua família. Separe-os em essenciais e supérfluos. Na lista, substitua os alimentos supérfluos por outros essenciais e que são mais saudáveis. Finalmente, descubra em que lugares os produtos serão adquiridos.

 

10. A indústria é uma atividade econômica desenvolvida na paisagem urbana, transforma a matéria-prima em produtos industrializados para atender a necessidade de consumo da sociedade. Sendo assim, coletivamente ou em pequenos grupos, escolham uma indústria que esteja instalada no município em que vivem, realizem um estudo de caso. Os dados poderão ser coletados diretamente na indústria ou na prefeitura do município. Procurem descobrir:

a. Nome da indústria;

b. O que produz;

c. Quantos funcionários possui;

d. A matéria-prima utilizada na produção;

e. Quem fornece a matéria-prima;

e. Qual motivo da indústria estar instalada no município?

f. Qual o maior mercado consumidor dos produtos industrializados?

g. A indústria possui projetos sociais e/ou ambientais? Qual o objetivo destes projetos?

h. O que julgar importante e que não foi registrado.

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Elabore atividades diferenciadas, abordando questões específicas de cada área do conhecimento, como a produção de textos, a importância dos alimentos para a saúde dos seres humanos, a elaboração de problemas e análise de gráficos. Considere também a possibilidade de realização de atividades transdisciplinares, abordando questões relativas a Saúde, Trabalho e Consumo.

Recursos Complementares

Sugere-se para a leitura do Professor(a):

Economia urbana e ambiente construído,  de Maria Lúcia Refinetti Martins.

Disponível em: http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/martins_economiaurbana.pdf

Acesso em: 18 de novembro de 2011

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de identificar as diferentes atividades econômicas desenvolvidas na paisagem urbana;
  5. A capacidade de reconhecer a presença e a diversidade de produtos e serviços desenvolvidos na paisagem urbana; 
  6. A capacidade de perceber que as atividades econômicas desenvolvidas pelos seres humanos modificam a paisagem urbana.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.