01/12/2011
Leide Divina Algarena Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Identificar a existência de diferentes atividades econômicas desenvolvidas na paisagem urbana;
Reconhecer a presença e a diversidade de produtos e serviços desenvolvidos na paisagem urbana;
Perceber que a paisagem urbana é modificada pelo desenvolvimento das atividades econômicas.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem urbana. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência. Sugere-se que acessem a aula “A paisagem urbana do município - UCA”, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32049, disponível no site do Portal do Professor.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), para iniciar os estudos das atividades econômicas desenvolvidas na paisagem urbana, incentive os alunos a observarem o lugar em que vivem. Para isso, desenvolva as atividades a seguir:
1. Realize com os alunos uma dinâmica conhecida como "Tempestade Cerebral", em que cada aluno deverá dizer o que quer ser quando crescer. Registre no quadro todas as respostas para que os alunos socializem entre si. Solicite que cada aluno escreva um texto contando o que acha que o profissional que escolheu realiza, como é o seu trabalho. Depois, o texto deve ser ilustrado.
A pesquisa é um método de ensino que desperta o interesse pelo assunto a ser estudado, contribuindo sobremaneira para a construção do conhecimento, sendo a entrevista um instrumento de pesquisa.
2. Solicite aos alunos que entrevistem um adulto e que conversem com ele sobre a sua vida profissional. Sugere-se que, utilizando os recursos disponíveis no netbook, os alunos gravem a entrevista mas, anteriormente, devem solicitar a autorização do entrevistado.
Imagem: Netbook
Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em: 14 de novembro de 2011
Sugestão de roteiro de perguntas para a entrevista.
3. Na escola, organizem as informações. Primeiro, oriente os alunos a apresentarem os dados da entrevista. Coletivamente, organizem as informações, anotando o nome das diferentes profissões pesquisadas. Depois, organizem os dados em três grupos, conforme tabela abaixo:
TABELA DE PROFISSÕES
INDÚSTRIA | COMÉRCIO | PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS |
|
Professor(a), é importante explicar para os alunos que na paisagem urbana são desenvolvidas diferentes atividades econômicas sendo: a indústria, transformação da matéria-prima para a produção de diferentes mercadorias; o comércio, compra e venda de produtos; e a prestação de serviços, diferentes atividades importantes para a sociedade, realizadas por profissionais como cabeleireiros, médicos, professores etc.
4. Depois, com o netbook, os alunos devem organizar as informações coletadas na pesquisa em gráficos de colunas simples, apresentando quantos profissionais de cada setor foram entrevistados.
Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples
Fonte: http://geeks.ms/blogs/gperez/WindowsLiveWriter/beee4f0fbc3b_8AE/clip_image004_2.jpg
Disponível em: 14 de novembro de 2011
Professor(a), é de grande importância analisar o gráfico com os alunos, evidenciando que os dados revelam uma determinada situação. É importante instigá-los a pensar sobre o que provoca essa situação e como seria possível transformá-la.
5. Retorne à primeira atividade desenvolvida, na qual cada aluno informou que profissão quer ter quando crescer. Solicite que classifique a profissão de acordo com a atividade econômica: indústria, comércio ou serviços.
6. Depois, proporcione um momento para que possam conversar sobre outras questões que foram abordadas como: a importância do trabalho desenvolvido para a sociedade, a remuneração necessária para viver com dignidade e o desemprego. Solicite que, com o netbook conectado à internet, acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/ e que leiam o texto sobre o Orçamento Familiar.
Imagem: Texto Orçamento Familiar
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/
Disponível em: 14 de novembro de 2011
Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Matemática. Junto com a turma, avaliem a situação profissional das pessoas entrevistadas, tendo como referência os dados apresentados pela turma. Converse sobre a importância das diferentes atividades econômicas desenvolvidas e a importância do trabalho. Tal atividade contribui para que o aluno conheça melhor a realidade do lugar em que vive, o que contribui para a conquista da cidadania.
7. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, fotografem as diferentes atividades econômicas presentes no lugar em que vivem: indústria, comércio e serviços. Deverão fotografar o que encontrarem no município.
a. Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar onde foi realizada a fotografia e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:
Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem
Autor: nome do aluno
Data: dia, mês e ano
b. Peça aos alunos que elaborem um parágrafo, apresentando as características do lugar fotografado: atividade econômica, o que produz para a sociedade, que profissionais atuam neste lugar e o que julgar importante. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para apresentação. No sistema Linux, o Programa é o K-Presenter.
c. Depois, devem enviar a atividade para o email do professor(a), que enviará os trabalhos para o email dos alunos para que, no dia da apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelo grupo.
8. Durante a apresentação solicite aos alunos que reflitam sobre:
a. A importância das atividades econômicas desenvolvidas;
b. As profissões ligadas às atividades econômicas da paisagem urbana;
c. A importância das atividades econômicas para o município;
d. A principal característica da economia do município em que moram.
9. Depois, no caderno, peça que respondam as questões a seguir:
a. No município que você mora, existem indústrias e comércios?
b. Que atividade econômica predomina no município em que você mora?
c. Quais serviços prestados no seu município são mais utilizados pela sua família? Justifique.
d. Como é chamado o lugar em que, com dinheiro, compramos diferentes produtos?
e. Escolha três comércios onde sua família mais compra e escreva quais produtos são vendidos neste lugar.
f. Ajude sua família a organizar uma lista de compras de diferentes produtos consumidos mensalmente em sua casa. Aproveitando a lista, sublinhe os produtos que são industrializados. Analise a lista e converse sobre os produtos consumidos com a sua família. Separe-os em essenciais e supérfluos. Na lista, substitua os alimentos supérfluos por outros essenciais e que são mais saudáveis. Finalmente, descubra em que lugares os produtos serão adquiridos.
10. A indústria é uma atividade econômica desenvolvida na paisagem urbana, transforma a matéria-prima em produtos industrializados para atender a necessidade de consumo da sociedade. Sendo assim, coletivamente ou em pequenos grupos, escolham uma indústria que esteja instalada no município em que vivem, realizem um estudo de caso. Os dados poderão ser coletados diretamente na indústria ou na prefeitura do município. Procurem descobrir:
a. Nome da indústria;
b. O que produz;
c. Quantos funcionários possui;
d. A matéria-prima utilizada na produção;
e. Quem fornece a matéria-prima;
e. Qual motivo da indústria estar instalada no município?
f. Qual o maior mercado consumidor dos produtos industrializados?
g. A indústria possui projetos sociais e/ou ambientais? Qual o objetivo destes projetos?
h. O que julgar importante e que não foi registrado.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Elabore atividades diferenciadas, abordando questões específicas de cada área do conhecimento, como a produção de textos, a importância dos alimentos para a saúde dos seres humanos, a elaboração de problemas e análise de gráficos. Considere também a possibilidade de realização de atividades transdisciplinares, abordando questões relativas a Saúde, Trabalho e Consumo.
Sugere-se para a leitura do Professor(a):
Economia urbana e ambiente construído, de Maria Lúcia Refinetti Martins.
Disponível em: http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/textos/martins_economiaurbana.pdf
Acesso em: 18 de novembro de 2011
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!