Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Badminton, sua história e possibilidades na escola - UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar conhecimentos sobre Badminton na internet;
  • Conhecer a história e manifestações desse esporte no mundo, bem como sua inserção no Brasil;
  • Vivenciar o Badminton na escola de acordo com a realidade local;
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos - Total 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. Badminton: o que é isso?

1. Inicialmente, o professor deve indagar os alunos sobre os seus conhecimentos e a vivência que tem  do esporte, urilizando  as seguintes questões:

a) O que é o Badminton?

b) Alguém já possui alguma experiência com esse esporte?

Essas perguntas e respostas deverão ser editadas em forma de texto utilizando os recursos do netbook KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos].

Em seguida, o arquivo de texto editado deverá ser salvo nos pendrives dos alunos em pasta previamente criada (Ex: pasta nomeada Educação Física).

2. Em seguida o professor solicitará que os alunos acessem um vídeo em seus netbooks, que mostrará um jogo de Badminton profissional [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de vídeo:

(clique na imagem para assistir)

vídeo badminton  http://www.youtube.com/watch?v=s--G3ZStm6A, acesso em 18/11/2011

Ao assitir o vídeo os alunos deverão prestar atenção nos seguintes detalhes relacionados ao esporte: a) perfil dos jogadores; b) tamanho e formato da quadra; c) vestimentas e materiais utilizados.

O jogo do vídeo acima acontece na Índia, o professor pode informar aos alunos que este foi  o primeiro lugar no mundo onde surgiu a versão competitiva do Badminton (sec. XIX)

Após o vídeo o professor abrirá uma roda de conversa movida pela seguinte pergunta:

c) Será possível vivenciar esse esporte na escola?

Orientar os alunos para que anotem  a resposta desta pergunta, juntamente com as primeiras (a, b) em seu primeiro arquivo de texto.

 

Aula 2 e 3. Conhecendo a história e primeiras possibilidades na escola

Nesse momento, os alunos já conheceram o Badminton pelo vídeo, e já perceberam sua semelhança com outro esporte, o Tênis de Campo. Argumentar que, dificilmente, conseguiríamos viabilizar a reprodução do jogo de Tênis de Campo na escola, dada a estrutura e materiais necessários, em virtude, sobretudo, do custo. No entanto, o Badminton já aponta possibilidades escolares como veremos nas próximas aulas.

1. Solicitar que os alunos pesquisem na internet sobre a história do Badminton, sua origem no mundo e inserção no Brasil. Para tanto deverão preencher o seguinte quadro:

                            HISTÓRIA DO BADMINTON
MUNDO  BRASIL PRIMEIRAS REGRAS REGRAS ATUAIS
       

 

Sugestão de sites para pesquisa acima:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Badminton, acesso em 18/11/2011

http://www.badminton.org.br/r02/, acesso em 18/11/2011

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/badminton/historia-do-badminton.php, acesso em 18/11/2011

2. Em seguida, munido de material suficiente (rede, raquetes, "peteca") o professor deverá  conduzir os alunos  à quadra para que adaptem-se com o movimento da raquete na peteca. Eles deverão realizar o movimento em duplas, uma arremessando em direção ao outro, ainda sem o objetivo de arremessar em cima da rede.

Atenção: o material necessário para a prática do  Badminton ,e de baixo custo e fácil aquisição, mas a escola pode não disponibilizá-los. Nesse caso, sugerimos a adaptação ou confecção dos mesmos na escola. Para ver como é possível confeccionar esses materiais, acesse uma interessante estratégia de aula postada no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9782, acesso em 18/11/2011.

Aula 4 e 5. Socializando as informações da pesquisa: história do Badminton

1. O professor fará exposição do quadro de referência da pesquisa, utilizando o data show, ainda sem conter as informações pois as mesmas serão registradas durante o debate. Em seguida, conduzirá o debate com a turma que apresentará as informações coletadas com a pesquisa História do Badminton. O objetivo é criar um Quadro Único do Badminton, para que na aula seguinte, os alunos possam dar continuidade ao aprendizado do esporte, vivenciando  as primeiras regras.

O professor, ainda nesta aula, poderá apresentar uma imagem da quadra oficial, bem como reforçar algumas regras que poderão ser reproduzidas e outras que deverão ser adaptadas a realidade da escola.

 

qaudra badminton                                       quadra badminton medidas

Fonte: Google Imagens - clique para acessar link                                                                                 Fonte: Google Imagens - clique para acessar link

 

peteca                                                    raquete

Fonte: Google Imagens - clique para acessar link                                                         Fonte: Google Imagens - clique para acessar link

 

2. Na aula seguinte o professor conduzirá a turma para continuar a estratégia de aprendizado técnico do esporte:

Primeiro momento da aula: repetir os movimentos da aula anterior - os alunos que já sabiam jogar, e os que já conseguiram dominar o movimento inicial, deverão auxiliar os demais colegas.

Segundo momento da aula: as duplas passarão a jogar com o objetivo de passar a peteca sobre a rede de forma cooperativa, ou seja,  garantindo a meta  de "não deixar a peteca cair" na quadra.

 

Aula 6 e 7: Continuar vivenciando e divertindo com Badminton na escola

1. O professor deve solicitar que os alunos acessem um vídeo sobre Badminton na escola [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de vídeo:

vídeo badminton escola  http://www.youtube.com/watch?v=6ksr5iwRE30, acesso em 18/11/2011

2. Em seguida conduzir a turma para jogos na quadra oferecendo pequenos desafios como Mini Torneio:

Sugestão de Mini Torneio:

1) O professor dividirá a turma em grupos com o  número de componentes pares (Ex: 5 grupos de 6 jogadores);

2) As duplas jogarão contra duplas de grupos opostos;

3) Cada vitória representará 03 pontos, empate 01 e derrota 00.

4) Ao final o grupo que pontuar mais é o vencedor do Mini Torneio.

Obs: Nesse momento do aprendizado, o jogo competitivo individual, ou de duplas isoladas, não é recomendado, dado que os alunos que nunca tiveram contato com o esporte em estudo poderão se prejudicados e sentirem-se excessivamente intimidados do ponto de vista técnico. A idéia do Mini Torneio, na forma que sugerimos, transfere significativamente a responsabilidade da aquisição dos pontos para o grupo, bem como o benefício do empenho e da vitória, tanto quanto o ônus da derrota.

 Aula 8: Avaliação da estratégia sobre Badminton na escola

1. O professor solicitará que os alunos reunão  nos mesmos grupos do do Mini Torneio, e, cada um, abra o primeiro arquivo de texto criado na aula.  Em seguida deverão adicionar mais um tópico de questões para responder:

a) O que você aprendeu de interessante sobre História de Badminton? Destaque apenas um aspecto  que te marcou e justifique.

b) Quais das regras do Badminton, que não aplicamos? Por quê? Destaque apenas uma regra individualmente e no máximo de três por grupo.

c) O que pode ser feito para melhorar a vivência  do Badminton na escola? Por quê? Destaque apenas dois aspectos por grupo.

2. O professor oferecerá entre 20 e 25 minutos para os grupos trabalharem. Em seguida abrirá uma roda de conversa para que cada grupo tome conhecimento das respostas dos demais.

Recursos Complementares

Sugestões de vídeos de Badminton profissional:

http://www.youtube.com/watch?v=lTmIp-91dko (Masculino), acesso em 18/11/2011

http://www.youtube.com/watch?v=y2ynIy_x-8E&feature=related (Feminino), acesso em 18/11/2011

 

Sugestões de vídeos de Badminton escolar:

http://www.youtube.com/watch?v=QOyHFudPeyU, acesso em 18/11/2011

http://www.youtube.com/watch?v=AhGMgQLmnUc&feature=related, acesso em 18/11/2011

Avaliação

1. O professor deve avaliar e permitir que o aluno avalie, durante todo processo, o seu aproveitamento técnico e de conhecimentos pelas pesquisas, bem como sua capacidade de cooperação na perspectiva de garantir o objetivo principal das aulas: que todos tenham oportunidade de acesso ao conhecimento historicamente produzido sobre o Badminton, e à uma prática esportiva desafiante e prazerosa.

2. Ao final da estratégia, os alunos poderão ainda refletir coletivamente, ou individual mediante outro registro, sobre suas principais dificuldades e sentimentos em relação às vivências do Badminton.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.