21/03/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte badminton, bem como adaptar materiais e regras para a prática do mesmo de acordo com as características do grupo.
Aula “Que esporte é esse professor?”
Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do badminton (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8 e o site http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89 ), com as imagens que se seguem (imagens produzidas e adaptadas pelo professor autor da aula):
Questionar aos alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam a raquete e a peteca (sugerimos que sejam construídos os materiais
tal como propomos abaixo).
Foto produzida pelo professor autor da aula.
Propor aos alunos algumas atividadades visando um primeiro contato com a prática do badminton. Eis algumas atividades:
Propomos, para esta atividade, uma vivência adaptada do badminton, criada a partir das necessidades e do contexto social dos alunos. Segue uma proposta norteadora:
Desenhar no chão algumas quadras de badminton (desenhos apresentados na foto inserida acima, com cerca de 4 metros por 2,5 metros. Utilizar dois pedaços de bambu, seguros por 2 cones colocados dentro de pneus para ser a haste da rede. A rede será feita com um pedaço de elástico, amarrado nas pontas das hastes. O conjunto principal de regras obedecerá as fotos utilizadas na apresentação (sacar sempre na diagonal, sistema de rotação de lados, número de toques e de pontos, etc.).
Após a vivência, questionar aos alunos se eles gostaram do jogo e quais os motivos que levam este jogo (esporte) não ser conhecido no Brasil, tentando direcionar para o fato da pouca divulgação, principalmente pelos meios de comunicação e o custo do material oficial para a prática.
Construção de cartazes apresentando os conhecimentos tratados nas aulas (histórico, regras, materiais e possíveis adaptações).
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2014
Cinco estrelasotimo exemplo de aula
10/07/2014
Quatro estrelasMUITO interessante.
05/07/2013
Cinco estrelasMuito legal essa iniciativa para a massificação dessa modalidade.
10/05/2011
Quatro estrelasAchei fantástica a criatividade na confecção dos materiais