Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O gênero miniconto

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Compreender o miniconto como um gênero discursivo por meio de estruturas composicionais e temáticas recorrentes.
  • Analisar discursivamente minicontos.
  • Elaborar questões interpretativas a partir de minicontos.
  • Produzir um miniconto.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conto.
  • Elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

  • Pesquisa na internet.
  • Discussão coletiva.
  • Trabalho em duplas.

 

Recursos:

  • Laptop Classmate com acesso à internet.

 

ESEBA

 

Aulas 1 e 2 (100 minutos)

Atividade 1

 

Professor, antes de iniciar a aula, prepare a sala com minicontos impressos (em cores, inclusive) afixados às paredes. Deixe que os alunos, em um primeiro momento, transitem pela sala observando e lendo os textos descompromissadamente.

Como é sabido o quão é difícil preparar a sala de aula, devido a aulas de outras disciplinas, prepare um outro espaço que pode ser a biblioteca, ou um laboratório, ou o anfiteatro, ou, ainda, o próprio refeitório. Cole os minicontos sem, necessariamente, obedecer a uma ordem pré-estabelecida. Por exemplo: cole um miniconto em posição que o aluno precise mexer o corpo para lê-lo. Isso fará toda diferença aos alunos, para, a posteriori, compreenderem o trabalho e o imbricamento das diferentes semioses nos minicontos.

 

Exemplos de minicontos que podem ser utilizados:

 

a) 

Mesquinhez

Nemésio era um homem tão mesquinho que, quando decidiu se enforcar, pendurou seus escassos sentimentos no galho mais baixo de um bonsai.

Jorge Timossi. 

http://www.releituras.com/jtimossi_minicontos.asp

 

 

b) 

1.6.11

 

Natal polar

 

Fingindo ser urso polar, um peru hiberna há meses no congelador, esperando um motivo para sair.

 

# minicontado por Miniconto 22:35 1 minicomente (com os mesmos limites de tempo e espaço) 

http://www.miniconto.blogspot.com/

 

 

c) 

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2008

Pintura macabra

 

.1

Um olhar sobre a catástrofe chinesa
.

fonte: Zero Hora, 19/05/2008

.

O pintor estava sem inspiração. Queria pintar uma imagem abstrata, que mexesse com os sentimentos humanos.

Ao abrir o jornal e deparar-se com o terremoto, rendeu-se a megalomania de Deus em superá-lo.

.

POR SILVIO VASCONCELLOS ÀS 8:31:00 AM 3 MAXI COMENTÁRIOS 

HIPER MARCADORES CHINADESASTRE NATURALZERO HORA-BRASIL

http://minicontos.blogspot.com/

 

 

 

d)

 

@minicontosminicontos

Metrô. Sujeito me olha com cara de mal. Constatação: muito grande pra brincar de quem pisca primeiro. Desvio o olhar. Ele sai. Rebolando. RS

15 Set via web

http://twitter.com/#!/minicontos

 

 

Depois do momento destinado à apreciação dos minicontos, o professor organizará uma roda de conversa para saber dos alunos suas impressões sobre o que viram. Para tanto, conversará com os discentes sobre:

  • tamanho dos textos;
  • tipos de linguagem nos textos;
  • tipo de texto (narrativo, injuntivo, dissertativo, argumentativo, expositivo, dialogal, descritivo);
  • layout do texto;
  • autoria;
  • dentre outros aspectos composicionais e estruturais do gênero.

A ideia é listar oralmente os aspectos recorrentes do gênero.

 

Sobre o conceito de miniconto, enquanto gênero, acessar:

http://www.recantodasletras.com.br/contos/903412

 

Obs. - Ainda: é importante frisar com os alunos o caráter de brevidade e, por isso, a concisão que o miniconto apresenta. Mostre aos alunos algumas “chamadas” de alguns sites que trabalham esse gênero para destacar o quão enxuto os minicontos precisam ser:

 


minicontos

@minicontos

Brazil

Deram a alguns insanos 26 letras e 114 espaços. Confira a indigestão literária que um banquete de minicontos pode provocar. http://tinyurl.com/3o7src

http://twitter.com/#!/minicontos/following/tweets

 

 


Miniconto

Um pequeno grande blogue para grandes pequenos contos. Escritos em até uma hora e com no máximo mil caracteres (contando título, espaços, erros e acertos). Por que esses limites? Não sei. Talvez porque tudo na vida tem limite. E porque eu preciso de tempo pra escrever meu livro. Este sim sem limites. Ou com o único limite que sou eu mesmo. Comente, critique, elogie, dê outro rumo para o Miniconto ou reescreva tudo (em até uma hora e com no máximo mil caracteres). E mostre seu limite.

http://www.miniconto.blogspot.com/

 

 

MINICONTOS COTIDIANOS

OS FATOS SE SUCEDEM E AS TESTEMUNHAS NEM SEMPRE SÃO VISTAS. O QUE ACONTECERIA SE SEMPRE HOUVESSE ALGUÉM LÁ? EM 300 CARACTERES ALGUÉM PODE CONTAR.

http://minicontos.blogspot.com/

 

 

Atividade 2

Acontecida essa conversa inicial, o professor escolherá um, dentre os minicontos expostos, para trabalhá-lo discursivamente com os alunos. Para tanto, disponibilizará, antecipadamente, em seus e-mails um questionário do miniconto escolhido bem como o link do miniconto.

Professor, tenha em mãos a lista de e-mails da sala para facilitar seu trabalho!

 

Exemplo:

 

 

QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2011

gadgets

2

imagem daqui



 

Terminou seu make-up em frente à webcam. Olhava para a tela HD, de LED, feliz com o resultado, quando viu o e-mail do namorado. Deu reply pelo smartphone: “to dscndo! bj”. 

2 comentaram o que foi miniminimizado por J.R. Lima às 00:10

http://miniminimos.blogspot.com/

 

SUGESTÃO – Questionário que deverá ser enviado por e-mail aos alunos:

1.      Do que trata o título do miniconto?

2.      A imagem tem alguma relação com o título? Explique.

3.      Há algum intertexto evocado pela imagem? Se sim, com qual outro texto a imagem dialoga? Por quê? Levante hipóteses.

4.      É possível identificar no miniconto os elementos da narrativa? Indique-os.

5.      É possível afirmar que o miniconto é um texto narrativo? Comente.

6.      Quais situações é possível inferir a partir da leitura desse miniconto?

7.      Há uma série de estrangeirismos no texto. Qual a relação entre essas palavras e o título do miniconto? Explique.

8.      Qual a ironia do texto?

9.      Para concluir, a partir do trabalho com esse miniconto, como você definiria o gênero? Para responder, pense na conversa inicial que tivemos nesta aula, sobre a composição temática e estrutural dos minicontos expostos.

 

 

Atividade 3

Nesta atividade, a tarefa dos alunos é conhecer na internet outros minicontos e preparar uma atividade interpretativa para o miniconto escolhido. Para tanto, os alunos trabalharão em duplas e assim que escolherem o miniconto, elaborarão a atividade no KWord e salvarão o arquivo, enviando-o para o e-mail do professor.

Sugestão de links para conhecimento do miniconto:

 

http://www.veredas.art.br/

http://minicontos.blogspot.com/

http://www.releituras.com/jtimossi_minicontos.asp

http://twitter.com/#!/minicontos

http://www.miniconto.blogspot.com/

http://minicontosanamello.blogspot.com/

http://www.leonardobrasiliense.com.br/?apid=0&tipo=2

http://descompassado.com/secao/minicontos/

 

 

A dinâmica para realização da atividade será: uma vez recebidos os e-mails, o professor redistribuirá os questionários respondidosentre os alunos por e-mail. A dupla responde o questionário recebido e retorna-o ao e-mail do professor.

Para correção, o professor utilizará um data show a fim de corrigir oralmente todas as interpretações dos minicontos junto com toda a sala. No momento da correção, é importante que o professor considere as considerações ou as respostas dos alunos com relação a pontos de vista diferentes sobre o mesmo objeto; desde que essas considerações sejam pertinentes ao miniconto trabalhado.

 

 

Atividade 4

Compreendido o miniconto enquanto gênero discursivo, os alunos serão desafiados a produzirem um miniconto.

 

Obs.: Professor, veja sobre miniconto enquanto gênero discursivo (teoria Bakhtiniana sobre gênero -

http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0402/10%20art%208.pdf

 

Professor, antes de iniciar essa atividade, visite os sites que oportunizam os alunos postarem minicontos para que a atividade ganhe circulação social. Caso julgue melhor não trabalhar com um site prévio, crie um blogue para a turma a fim de postar os minicontos dos alunos ou poste-os no Twitter:

http://twitter.com/#!/minicontos/following/tweets

É importante, professor, combinar com os alunos a quantidade máxima de caracteres que comporão o miniconto bem como se optará por tempo para a escrita.

O imprescindível é dar o limite.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos serão avaliados com base, especialmente, na produção de minicontos, uma vez que o texto dos alunos mostrará a desenvoltura e interatividade do aprendiz com o novo gênero aprendido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sirlei da Silva , E. E. professora Georgina Helena Fortarel , São Paulo - disse:
    sirleivieira@estadao.com.br

    15/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da sequência de minicontos. É interessante porque muitos alunos não gostam de ler textos longos. Então, vamos a aplicação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.