01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1 e 2 (100 minutos)
Atividade 1
Professor, antes de iniciar a aula, prepare a sala com minicontos impressos (em cores, inclusive) afixados às paredes. Deixe que os alunos, em um primeiro momento, transitem pela sala observando e lendo os textos descompromissadamente.
Como é sabido o quão é difícil preparar a sala de aula, devido a aulas de outras disciplinas, prepare um outro espaço que pode ser a biblioteca, ou um laboratório, ou o anfiteatro, ou, ainda, o próprio refeitório. Cole os minicontos sem, necessariamente, obedecer a uma ordem pré-estabelecida. Por exemplo: cole um miniconto em posição que o aluno precise mexer o corpo para lê-lo. Isso fará toda diferença aos alunos, para, a posteriori, compreenderem o trabalho e o imbricamento das diferentes semioses nos minicontos.
Exemplos de minicontos que podem ser utilizados:
a)
Mesquinhez
Nemésio era um homem tão mesquinho que, quando decidiu se enforcar, pendurou seus escassos sentimentos no galho mais baixo de um bonsai.
Jorge Timossi.
http://www.releituras.com/jtimossi_minicontos.asp
b)
Natal polar
Fingindo ser urso polar, um peru hiberna há meses no congelador, esperando um motivo para sair.
# minicontado por Miniconto 22:35 1 minicomente (com os mesmos limites de tempo e espaço)
http://www.miniconto.blogspot.com/
c)
.
Um olhar sobre a catástrofe chinesa
.
fonte: Zero Hora, 19/05/2008
.
O pintor estava sem inspiração. Queria pintar uma imagem abstrata, que mexesse com os sentimentos humanos.
Ao abrir o jornal e deparar-se com o terremoto, rendeu-se a megalomania de Deus em superá-lo.
.
POR SILVIO VASCONCELLOS ÀS 8:31:00 AM 3 MAXI COMENTÁRIOS
HIPER MARCADORES CHINA, DESASTRE NATURAL, ZERO HORA-BRASIL
http://minicontos.blogspot.com/
d)
@minicontosminicontos
Metrô. Sujeito me olha com cara de mal. Constatação: muito grande pra brincar de quem pisca primeiro. Desvio o olhar. Ele sai. Rebolando. RS
15 Set via web
http://twitter.com/#!/minicontos
Depois do momento destinado à apreciação dos minicontos, o professor organizará uma roda de conversa para saber dos alunos suas impressões sobre o que viram. Para tanto, conversará com os discentes sobre:
A ideia é listar oralmente os aspectos recorrentes do gênero.
Sobre o conceito de miniconto, enquanto gênero, acessar:
http://www.recantodasletras.com.br/contos/903412
Obs. - Ainda: é importante frisar com os alunos o caráter de brevidade e, por isso, a concisão que o miniconto apresenta. Mostre aos alunos algumas “chamadas” de alguns sites que trabalham esse gênero para destacar o quão enxuto os minicontos precisam ser:
minicontosBrazil Deram a alguns insanos 26 letras e 114 espaços. Confira a indigestão literária que um banquete de minicontos pode provocar. http://tinyurl.com/3o7src |
MinicontoUm pequeno grande blogue para grandes pequenos contos. Escritos em até uma hora e com no máximo mil caracteres (contando título, espaços, erros e acertos). Por que esses limites? Não sei. Talvez porque tudo na vida tem limite. E porque eu preciso de tempo pra escrever meu livro. Este sim sem limites. Ou com o único limite que sou eu mesmo. Comente, critique, elogie, dê outro rumo para o Miniconto ou reescreva tudo (em até uma hora e com no máximo mil caracteres). E mostre seu limite. |
MINICONTOS COTIDIANOSOS FATOS SE SUCEDEM E AS TESTEMUNHAS NEM SEMPRE SÃO VISTAS. O QUE ACONTECERIA SE SEMPRE HOUVESSE ALGUÉM LÁ? EM 300 CARACTERES ALGUÉM PODE CONTAR. |
Atividade 2
Acontecida essa conversa inicial, o professor escolherá um, dentre os minicontos expostos, para trabalhá-lo discursivamente com os alunos. Para tanto, disponibilizará, antecipadamente, em seus e-mails um questionário do miniconto escolhido bem como o link do miniconto.
Professor, tenha em mãos a lista de e-mails da sala para facilitar seu trabalho!
Exemplo:
imagem daqui
Terminou seu make-up em frente à webcam. Olhava para a tela HD, de LED, feliz com o resultado, quando viu o e-mail do namorado. Deu reply pelo smartphone: “to dscndo! bj”.
2 comentaram o que foi miniminimizado por J.R. Lima às 00:10
http://miniminimos.blogspot.com/
SUGESTÃO – Questionário que deverá ser enviado por e-mail aos alunos:
1. Do que trata o título do miniconto?
2. A imagem tem alguma relação com o título? Explique.
3. Há algum intertexto evocado pela imagem? Se sim, com qual outro texto a imagem dialoga? Por quê? Levante hipóteses.
4. É possível identificar no miniconto os elementos da narrativa? Indique-os.
5. É possível afirmar que o miniconto é um texto narrativo? Comente.
6. Quais situações é possível inferir a partir da leitura desse miniconto?
7. Há uma série de estrangeirismos no texto. Qual a relação entre essas palavras e o título do miniconto? Explique.
8. Qual a ironia do texto?
9. Para concluir, a partir do trabalho com esse miniconto, como você definiria o gênero? Para responder, pense na conversa inicial que tivemos nesta aula, sobre a composição temática e estrutural dos minicontos expostos.
Atividade 3
Nesta atividade, a tarefa dos alunos é conhecer na internet outros minicontos e preparar uma atividade interpretativa para o miniconto escolhido. Para tanto, os alunos trabalharão em duplas e assim que escolherem o miniconto, elaborarão a atividade no KWord e salvarão o arquivo, enviando-o para o e-mail do professor.
Sugestão de links para conhecimento do miniconto:
http://minicontos.blogspot.com/
http://www.releituras.com/jtimossi_minicontos.asp
http://twitter.com/#!/minicontos
http://www.miniconto.blogspot.com/
http://minicontosanamello.blogspot.com/
http://www.leonardobrasiliense.com.br/?apid=0&tipo=2
http://descompassado.com/secao/minicontos/
A dinâmica para realização da atividade será: uma vez recebidos os e-mails, o professor redistribuirá os questionários respondidosentre os alunos por e-mail. A dupla responde o questionário recebido e retorna-o ao e-mail do professor.
Para correção, o professor utilizará um data show a fim de corrigir oralmente todas as interpretações dos minicontos junto com toda a sala. No momento da correção, é importante que o professor considere as considerações ou as respostas dos alunos com relação a pontos de vista diferentes sobre o mesmo objeto; desde que essas considerações sejam pertinentes ao miniconto trabalhado.
Atividade 4
Compreendido o miniconto enquanto gênero discursivo, os alunos serão desafiados a produzirem um miniconto.
Obs.: Professor, veja sobre miniconto enquanto gênero discursivo (teoria Bakhtiniana sobre gênero -
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0402/10%20art%208.pdf
Professor, antes de iniciar essa atividade, visite os sites que oportunizam os alunos postarem minicontos para que a atividade ganhe circulação social. Caso julgue melhor não trabalhar com um site prévio, crie um blogue para a turma a fim de postar os minicontos dos alunos ou poste-os no Twitter:
http://twitter.com/#!/minicontos/following/tweets
É importante, professor, combinar com os alunos a quantidade máxima de caracteres que comporão o miniconto bem como se optará por tempo para a escrita.
O imprescindível é dar o limite.
Para leitura do professor:
Os minicontos em interface multimodal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24056
Miniconto: a literatura em cápsulas: http://jornadasliterarias.upf.br/upload/files/506f0264b8126ad3ddd6cb111657416a.pdf
O máximo no mínimo: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0100-34372009000100003&script=sci_arttext&tlng=es
Os alunos serão avaliados com base, especialmente, na produção de minicontos, uma vez que o texto dos alunos mostrará a desenvoltura e interatividade do aprendiz com o novo gênero aprendido.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2012
Quatro estrelasGostei da sequência de minicontos. É interessante porque muitos alunos não gostam de ler textos longos. Então, vamos a aplicação.