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A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR)

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar.

- Conhecer as características da organização armada Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

- Identificar as ideias e mapear a composição social da VPR. 

- Entender as formas de ações do VPR contra a Ditadura Militar.

- Conhecer a biografia do líder da VPR, Carlos Lamarca.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Em 1964, o Governo João Goulart foi interrompido por um Golpe Civil-Militar que instaurou uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura. A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) surgiu em 1968, em São Paulo, fruto da união entre: dissidentes da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (POLOP), militantes do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), secundaristas e operários. Suas teses sobre o enfrentamento armado contra a Ditadura Civil-Militar que tomou o poder no Brasil, em 1964, eram: destaque ao papel da vanguarda armada, a violência como instrumento didático de educação das massas e a valorização de setores marginais da sociedade como revolucionários. A VPR foi protagonista de uma série de ações de impacto, como sequestros, assaltos, roubo de armas e explosões de bombas.

 

Primeiro momento

 

Desenvolvimento

O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre a Ditadura Militar brasileira, por meio da exibição de um vídeo explicativo que se encontra disponível em: 

 

 

 

O segundo passo é a leitura individual do texto disponível no site a seguir, que oferece um panorama geral sobre a VPR:

 

http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf (páginas 473-474)

 

Os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:

 

- Como nasceu a VPR?

- Quais os grupos que formaram a VPR?

- Que ideias orientaram a trajetória da VPR?

- Que tipos de ações políticas foram realizadas pela VPR?

 

Segundo momento

A partir das informações do artigo lido anteriormente, em especial os dados sobre as ações armadas e as ideias do grupo, os estudantes irão interpretar as imagens a seguir, em uma análise oral, utilizando fotografias como fontes de pesquisa e informação histórica. O professor deverá incentivar os estudantes: primeiro, a destacar personagens, cenário, legendas e objetos presentes nas imagens; segundo a cruzar as informações do artigo com a os dados das imagens. O resultado da análise será discutido em um debate envolvendo todos os alunos, com o auxílio do professor como mediador.

 

Na imagem abaixo, o professor deverá incentivar os alunos a: primeiro, estabelecer a relação entre as ações armadas narradas no texto e a imagem. Qual das ações se refere à imagem abaixo? Segundo, o professor deverá estimular o debate em torno das causas da ação, a justificativa, o “porquê” e o resultado. O professor deverá questionar a opinião dos alunos sobre esse tipo de ação violenta.

 

Atentato Quartel Genral

Atentado da VPR ao alojamento dos oficiais do Quartel-General do II Exército, no Ibirapuera, em São Paulo. Data: 26 de junho de 1968. Fonte: GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. Acervo: Agência O Globo.

 

Na imagem abaixo, o professor deverá incentivar os alunos a: primeiro, estabelecer a relação entre as ações armadas narradas no texto e a imagem. Qual das ações se refere à imagem abaixo? Segundo, o professor deverá estimular o debate em torno das causas da ação, a justificativa, o “porquê” e o resultado. O professor deverá questionar a opinião dos alunos sobre a diferença entre os sequestros, tal como pensando pelas organizações da luta armada contra a Ditadura Civil-Militar, e os atuais sequestros criminosos. 

 

Sequestro do embaixador

O sequestro do embaixador alemão Von Holleben aconteceu em plena Copa do Mundo de 1970, em um lance de audácia das organizações VPR e Aliança Libertadora Nacional. Data: 1970. Fonte: Revista Veja, 17 jun. 1970.

 

Terceiro momento

Os estudantes deverão ler o texto abaixo, contendo informações sobre a vida e a morte do ex-Capitão do Exército Carlos Lamarca. Lamarca se tornou um dos principais líderes da VPR e dos principais inimigos da Ditadura Militar. Em seguida, os alunos irão ouvir e ler a letra da canção “Tocaia”, cantada e composta por Sérgio Ricardo, em homenagem a Lamarca. O professor deverá convidar os alunos a fazer uma reflexão em torno da morte do Capitão, levando-se em conta termos da letra da música, como noite, mata, pressentimento, silêncio, coisa torta, morta, solta, pólvora, medo, traição e especialmente tocaia. O artigo sobre Lamarca deverá auxiliar na reflexão.

 

- Biografia de Lamarca, disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf  (páginas 179-182).

 

- “Canção Tocaia”, disponível em: http://letras.terra.com.br/sergio-ricardo/481478/.

 

Conclusão

Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a resistência armada contra a Ditadura Civil-Militar, por meio do estudo da organização Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), compreendendo sua organização, suas ações e ideias e estudando a sua principal liderança.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconográfica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação à canção, como suporte de valores do mundo político. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes, assim como na apresentação das suas conclusões. Deverão ser avaliados, ainda, em sua capacidade de interpretar textos, assim como em sua capacidade de articulação ao participar do debate.

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