01/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
- Entender os principais problemas sociais comuns nos centros urbanos;
- Compreender os problemas socioambientais presentes nas cidades;
- Refletir sobre os problemas socioambientais presentes na cidade em que vivem.
Entender o processo de urbanização e industrialização e sua relação com os problemas socioambientais.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
- Prezada(o)s Professor(a),
- Inicie a discussão comentando com os alunos que os que em nosso país, os problemas sociais e ambientais urbanos que antes eram predominantes apenas nas grandes cidades, atualmente estão presentes também nas pequenas cidades.
PASSO A PASSO
- Recorde com os alunos que a grande maioria da população brasileira, segundo dados do IBGE, vive atualmente nas cidades. Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.dgabc.com.br/News/5926550/ibge-renda-dos-ricos-supera-a-dos-pobres-em-39-vezes.aspx> e lerem, com atenção, o texto "IBGE: renda dos ricos supera a dos pobres em 39 vezes", que discute a desigualdade de renda no Brasil, segundo dados do Censo 2010. Posteriormente, destaque os seguintes fragmentos do texto:
"Levando-se em conta os habitantes de todas as idades, o IBGE calculou a renda média mensal per capita de R$ 668. O Censo indica, porém, que metade da população recebia até R$ 375 por mês, valor inferior ao salário mínimo oficial em 2010 (R$ 510)."
"O IBGE também mostra que as cidades de porte médio, com população entre 10 mil e 50 mil habitantes, foram as que apresentaram a maior incidência de pobreza. Enquanto a proporção de pessoas que viviam com até R$ 70 de rendimento domiciliar per capita era, em média, de 6,3% no Brasil, nos municípios de 10 mil a 20 mil habitantes esse porcentual era o dobro (13,7%), com metade da população nessas cidades vivendo com até meio salário mínimo per capita. Já nas cidades com população superior a 500 mil habitantes, menos de 2% recebiam até R$ 70 per capita e cerca de um quatro (25%) vivia com até meio salário mínimo de rendimento domiciliar per capita."
- Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm> e lerem, com atenção, o texto "Problemas sociais nas cidades do Brasil". Na sequência, apresente as seguintes imagens:
Disponível em: <http://www.jornallivre.com.br/240245/os-problemas-sociais-no-brasil.html>. Acesso em 10/11/2011.
População em situação de rua
Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm>. Acesso em 10/11/2011.
Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL736812-5606,00-HOMEM+MORRE+EM+ACIDENTE+NA+AVENIDA+BRASIL.html>. Acesso em 10/11/2011.
Disponível em: <http://essetalmeioambiente.com/wp-content/uploads/2010/10/falta-de-saneamento.jpg>. Acesso em 10/11/2011.
- A partir do destaque destas imagens e dos fragmentos de textos, pergunte aos alunos:
- Solicite que os alunos reúnam em grupos e discutam essa questão. Posteriormente, peça que expressem verbalmente suas opiniões, e façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
Fonte: Clip-Art.
- Destaque e discuta com os alunos, dentre outros, os seguintes problemas comuns em nos centros urbanos:
- Insuficiência ou baixa qualidade nos serviços de saúde e educação pública;
- Precariedade nos serviços públicos - especialmente na periferia - de saneamento básico, como fornecimento de água tratada e encanada, coleta e transporte de esgoto, coleta de lixo, iluminação e pavimentação;
- Deficiência e precariedade nos sistemas de transporte coletivo, e congestionamentos nas principais vias de circulação;
- índices de violência elevados.
PASSO A PASSO
- Medie a compreensão, por parte dos alunos, de que os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida.
- Reflita com os alunos que os problemas ambientais urbanos também se constituem como problemas sociais, na medida em que são agravados pela intensa concentração de pessoas e de produção econômica nos espaços urbanizados.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que eles expressem suas opiniões e oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/os-problemas-ambientais-urbanos.htm> e lerem, com atenção, o texto "Os problemas ambientais urbanos".
- Após leitura e discussão do texto, oriente-os a se dividirem em quatro grupos. Cada grupo deverá escolher um dos temas a seguir:
- Poluição atmosférica;
- Poluição das águas;
- Poluição sonora;
- Poluição visual.
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-atmosferica.htm>, <http://www.brasilescola.com/quimica/poluicao-agua.htm>, <http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-sonora.htm> e <http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-visual.htm>), em livros e revistas, buscando levantar as principais característica de cada tipo de poluição, suas causas, consequências e medidas que devem ser tomadas para evitar tais problemas.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada.
- A partir da compreensão que os alunos tiveram sobre a poluição nos centros urbanos, direcione a discussão para as questões socioambientais específicas da cidade em que vivem. Apresente aos alunos o documentário "Ilha das Flores", disponível no Youtube <http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28>, de direção de Jorge Furtado, produzido em 1989.
Documentário "Ilha das Flores". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28>. Acesso em 10/11/2011.
- Discuta com os alunos as cenas do filme que mais lhe chamaram a atenção. O documentário de curta-metragem retrata questões como o consumismo, o desperdício, a desigualdade social, a fome e a miséria, mostrando os caminhos que um tomate percorre desde a plantação até o consumo e seu descarte em um lixão da cidade de Florianópolis. Em seguida, oriente-os a fazerem uma pesquisa buscando levantar os principais problemas socioambientais presentes na cidade onde moram. Questione:
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o processo de urbanização e os principais problemas socioambientais decorrentes do mesmo; em Ciências podem-se fazer estudos sobre os impactos ambientais que a urbanização pode provocar em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Aulas do Portal do Professor:
Poluição sonora e visual nas cidades. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29462>. Acesso em 10/11/2011.
Poluição das cidades: por que isso acontece? - UCA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36587>.
Poluição do ar: efeitos no ambiente e na saúde humana. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29489>. Acesso em 10/11/2011.
Textos complementares:
A poluição nas grandes cidades. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-poluicao-nas-grandes-cidades.htm>. Acesso em 10/11/11.
Problemas sociais no Brasil. Disponível em: <http://www.jornallivre.com.br/240245/os-problemas-sociais-no-brasil.html>. Acesso em 10/11/2011.
Poluição urbana. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/poluicao/poluicao_urbana.html>. Acesso em 10/11/2011.
Vídeos:
Documentário "Lixo extraordinário". Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=udpDCiLrg4k>. Acesso em 10/11/2011.
Poluição - as suas consequências. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY>. Acesso em 10/11/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/09/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, estou desenvolvendo um projeto e utilixarei essas aulas durante o desenvolvimento.