Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Glossário de termos utilizados em vídeo games

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar um glossário de palavras em inglês que são utilizadas em jogos de vídeo games.
  • Elaborar um tutorial 
  • Utilizar o programa KPresenter.
Duração das atividades
3 horas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Imperativo
  • Palavras sequenciais ( primeiro, em seguida, então, finalmente)
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Vídeo game e televisor ou computador conectado a Internet e a um Data Show
  • Laptops Classmate conectados a Internet
  • Dicionário Online Inglês/Português

 

Estratégias
 
Atividade Motivadora
 

O professor deverá levar um jogo de vídeo game para a sala e pedir aos que alunos que deem instruções de como jogá-lo.

Apesar de ser uma aula de Lìngua Portuguesa, o professor deve chamar a atenção dos alunos para o fato de que a língua predominante nos manuais dos jogos é a inglesa, por isso, seria de fundamental importância que essa atividade fosse desenvolvida colaborativamente com o professor de inglês da escola.

  • Professor, avalie se essa atividade motivadora terá resultado positivo em sua sala, uma vez que os alunos ficarão muito empolgados e talvez criem indisciplina. Caso você julgue inapropriada essa proposta, apresente apenas o vocabulário sugerido abaixo. Insistimos, porém, na ideia primeira pois seria uma maneira interessante de chamar a atenção dos alunos para a aula e esse engajamento ajudaria tanto na condução dessa e das outras atividades a serem apresentadas.

Uma outra sugestão seria a apresentação em data show de um jogo online.

Sugerimos o site http://jogoonlinegratis.com.br/lista/jogos-de-videogame. Ele apresenta várias opções de jogos. 

vídeo game

 

  • Professor, escolha um jogo que não contenha cenas de violência, nudez ou quaisquer outros conteúdos ofensivos. 

 

Atividade 1

O professor deverá explorar o vocabulário apresentado, o qual provavelmente conterá palavras como:

start - play - skip - next - back - forward - level - score - game over - again - password - key - player - up - down - side - move on - run 
  • Professor, caso os alunos não saibam o significado de algumas palavras, oriente-os a pesquisar em um dicionário online. Apresentamos o Babylon como opção. Ele pode acessado no link http://www1.uol.com.br/babylon/

Babylon

 

Atividade 2 

CRIAÇÃO DE GLOSSÁRIO - DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS

 

O professor deverá solicitar aos alunos que criem um glossário com palavras em inglês que são utilizadas em jogos de vídeo games para tentar traduzi-las para o Português .

Eles deverão escolher um jogo e depois apresentá-lo para a sala, mostrando que as palavras apresentadas realmente auxiliam o aluno no manuseio do jogo.

Além do glossário, os alunos deverão também criar um tutorial em Português para o jogo, mostrando passo a passo como o jogo deve ser acessado e quais procedimentos tomar para que ser bem sucedido no jogo.

  • Professor, apresente para a sala o significado da palavra tutorial. Uma boa definição pode ser encontrada no link a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial . 
  • Apresente, também, um modelo de tutorial. No site http://www.webtutoriais.com/ é possível encontrar vários modelos de tutoriais para diversas funções. O demonstrado abaixo é sobre como fazer texto em movimento no Flash.

Como fazer um tutorial

http://www.webtutoriais.com/open.php?cut=6679

 

Atividade 3

Os alunos deverão apresentar o glossário, o tutorial e o jogo para a sala.

O glossário  e o tutorial deverão ser criados no programa KPresenter ( Metasys - Gerenciador de programas - KPresenter) do Laptop Classmate.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer sua aula, acesse:

 

Avaliação

A atividade será avaliada durante o processo de elaboração e apresentação, levando em conta critérios como envolvimento na elaboração da mesma, relevância das palavras apresentadas e adequação da tradução dos termos.

O tutorial deve ter linguagem clara e objetiva, além de estar de acordo com a língua padrão.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Cristina dos Anjos, Colégio Estadual Ildo Meneghetti , Rio Grande do Sul - dijo:
    anacristina.anjos@hotmail.com

    09/03/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom,porém podemos explorar pequenos textos,biografias de personagens que acompanham alguns jogos ,como por exemplo Tomb Raider PS3.Preciso trocar com professores materias de outros jogos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.