28/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ações que simbolizam atos de solidariedade. Respeito ao próximo.
O professor poderá ter trabalhado previamente o que são valores morais, éticos, espirituais. Qual a importância de se cultivar tais valores em nossa sociedade.
Para introduzir o tema o professor poderá lançar alguns questionamentos:
• O que é solidariedade para você?
• O que seriam atos de solidariedade?
• O que torna uma pessoa solidária?
O professor deverá explicar aos alunos que atos de solidariedade acontecem a todo o momento. Eles devem estar presentes na escola, em casa, e na sociedade como um todo. Convidar os alunos a assistir o vídeo da Fundação para uma vida melhor disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_g6JkFizICE&feature=related
Sugerimos que o professor utilize também este pequeno vídeo que retrata, por meio do jogo de futebol, a solidariedade no âmbito do coletivo.
Solidariedade [Visões do esporte]
A partir do vídeo o professor poderá introduzir alguns questionamentos:
• Qual foi o ato de solidariedade transmitido pelo vídeo?
• Será que podemos ser solidários apenas quando doamos algo para outra pessoa?
• De que maneiras podemos expressar solidariedade?
No quadro negro o professor solicita aos alunos que indiquem o que seriam atos de solidariedade. O professor pode antecipadamente escrever alguns, explicando que atos de solidariedade não acontecem somente entre pessoas, mas com mundo de forma geral: na natureza, no transito, em casa, em lugares públicos, etc. Exemplos de atos solidários:
• Doar roupas e alimentos a quem precisa;
• Doar sangue;
• Doar órgãos;
• Ajudar uma pessoa com alguma necessidade especial física;
• Ensinar algo para uma pessoa que não tem acesso àquilo;
• Diminuir o consumo de água, energia, poluição;
• Parar o carro quando alguém estiver atravessando a rua;
• Jogar o lixo quando comemos no shopping;
• Jogar o lixo quando acabamos de assistir a um filme no cinema;
Ao escrever as ações, o professor deverá articular um diálogo intenso com os alunos, de modo que cada situação seja discutida e refletida por todos.
Como atividade, o professor poderá propor a seguinte dinâmica:
O professor seleciona dois ou três alunos e amarra um cabo de vassoura, ou outro pedaço de madeira em suas costas, de modo que os braços fiquem imobilizados. Sobre a mesa o professor coloca uma bala ou bombom, e solicita que os alunos comam, sem dobrar os braços. Enquanto isso, o grupo observa o processo, sem dar sugestões.
Algumas saídas possíveis: pegar a bala com a boca e descascá-la com a língua; descascar com a mão e pegá-la com a boca; descascar a bala com a ajuda de outro colega (com os braços imobilizados) e um colocar na boca do outro; desamarrar as mãos do outro para, livres, chuparem as balas juntos (dificilmente descobrirão esta alternativa). Outros aspectos: chupar as balas sozinho ou partilhar com os outros; dar a bala com o papel ou descascada.
Após a dinâmica avaliar a experiência:
• Como os três se sentiram? E os demais?
• O que o grupo observou? Como se deu o process o de chupar as balas? Poderia ter sido difer ente?
• Solicitamos que os demais não de ssem sugestões, mas nã o pedimos para não aju dar, porque o grupo não o ajudou os colegas?
Fazer a ligação da dinâmica com nossa vida cotidiana.
O professor poderá apresentar a figura abaixo no multimídia, ou adaptá-la a um cartaz ou quadro negro. A imagem expressa algumas situações-problema. Solicitar aos alunos que escolham uma situação e escrevam um texto indicando as possíveis soluções para o problema apresentado.
A catarse é a síntese mental do aluno de todo o processo vivenciado por ele. É o momento em que ele irá expressar a sua compreensão dos conteúdos estudados.
O professor poderá solicitar ao término das atividades, no modo de assembléia, ou roda da conversa, que cada aluno expresse oralmente o que compreende como solidariedade.
O aluno deverá fazer uma pesquisa, com a ajuda dos pais, sobre os projetos, campanhas e ONGs existem no Estado, cidade, bairro, comunidade. Escolher uma campanha e descrever as ações realizadas pela mesma, evidenciando como e de que maneira as pessoas podem participar. Depois, juntamente com as demais pesquisas dos colegas, a turma deverá confeccionar cartazes de divulgação destas campanhas e espalhar por toda a escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Solidariedade [Visões do esporte] | Vídeo |
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasSuelen, achei maravilhoso o material disponibilizados, vou colocar em prática com a turma do projeto PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ da Prefeitura do Recife, e depois comentarei sobre a experiências vivenciada em sala de aula. Não pude deixar de observar o grande desinteresse ainda das pessoas com o compromisso da cidadania e pela ética, isso acontece em todas as camadas sociais. Grande Abraço.