Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um por todos...todos por um!

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ações que simbolizam atos de solidariedade. Respeito ao próximo.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá ter trabalhado previamente o que são valores morais, éticos, espirituais. Qual a importância de se cultivar tais valores em nossa sociedade.

Estratégias e recursos da aula

Para introduzir o tema o professor poderá lançar alguns questionamentos:


•    O que é solidariedade para você?
•    O que seriam atos de solidariedade?
•    O que torna uma pessoa solidária?

O professor deverá explicar aos alunos que atos de solidariedade acontecem a todo o momento. Eles devem estar presentes na escola, em casa, e na sociedade como um todo. Convidar os alunos a assistir o vídeo da Fundação para uma vida melhor disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_g6JkFizICE&feature=related

Sugerimos que o professor utilize também este pequeno vídeo que retrata, por meio do jogo de futebol, a solidariedade no âmbito do coletivo.

Solidariedade [Visões do esporte]

A partir do vídeo o professor poderá introduzir alguns questionamentos:

•    Qual foi o ato de solidariedade transmitido pelo vídeo?
•    Será que podemos ser solidários apenas quando doamos algo para outra pessoa?
•    De que maneiras podemos expressar solidariedade?

No quadro negro o professor solicita aos alunos que indiquem o que seriam atos de solidariedade. O professor pode antecipadamente escrever alguns, explicando que atos de solidariedade não acontecem somente entre pessoas, mas com mundo de forma geral: na natureza, no transito, em casa, em lugares públicos, etc. Exemplos de atos solidários:


•    Doar roupas e alimentos a quem precisa;
•    Doar sangue;
•    Doar órgãos;
•    Ajudar uma pessoa com alguma necessidade especial física;
•    Ensinar algo para uma pessoa que não tem acesso àquilo;
•    Diminuir o consumo de água, energia, poluição;
•    Parar o carro quando alguém estiver atravessando a rua;
•    Jogar o lixo quando comemos no shopping;
•    Jogar o lixo quando acabamos de assistir a um filme no cinema;

Ao escrever as ações, o professor deverá articular um diálogo intenso com os alunos, de modo que cada situação seja discutida e refletida por todos.

Como atividade, o professor poderá propor a seguinte dinâmica:

O professor seleciona dois ou três alunos e amarra um cabo de vassoura, ou outro pedaço de madeira em suas costas, de modo que os braços fiquem imobilizados. Sobre a mesa o professor coloca uma bala ou bombom, e solicita que os alunos comam, sem dobrar os braços. Enquanto isso, o grupo observa o processo, sem dar sugestões.

Algumas saídas possíveis: pegar a bala com a boca e descascá-la com a língua; descascar com a mão e pegá-la com a boca; descascar a bala com a ajuda de outro colega (com os braços imobilizados) e um colocar na boca do outro; desamarrar as mãos do outro para, livres, chuparem as balas juntos (dificilmente descobrirão esta alternativa). Outros aspectos: chupar as balas sozinho ou partilhar com os outros; dar a bala com o papel ou descascada.

Após a dinâmica avaliar a experiência:

•    Como os três se sentiram? E os demais?
•    O que o grupo observou? Como se deu o process o de chupar as balas? Poderia ter sido difer ente?
•    Solicitamos que os demais não de ssem sugestões, mas nã o pedimos para não aju dar, porque o grupo não o ajudou os colegas?

Fazer a ligação da dinâmica com nossa vida cotidiana.


O professor poderá apresentar a figura abaixo no multimídia, ou adaptá-la a um cartaz ou quadro negro. A imagem expressa algumas situações-problema. Solicitar aos alunos que escolham uma situação e escrevam um texto indicando as possíveis soluções para o problema apresentado.

undefined

A catarse é a síntese mental do aluno de todo o processo vivenciado por ele. É o momento em que ele irá expressar a sua compreensão dos conteúdos estudados.

O professor poderá solicitar ao término das atividades, no modo de assembléia, ou roda da conversa, que cada aluno expresse oralmente o que compreende como solidariedade.

O aluno deverá fazer uma pesquisa, com a ajuda dos pais, sobre os projetos, campanhas e ONGs existem no Estado, cidade, bairro, comunidade. Escolher uma campanha e descrever as ações realizadas pela mesma, evidenciando como e de que maneira as pessoas podem participar. Depois, juntamente com as demais pesquisas dos colegas, a turma deverá confeccionar cartazes de divulgação destas campanhas e espalhar por toda a escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Solidariedade [Visões do esporte] Vídeo
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:

  • Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
  • Apontar ao menos um ato de solidariedade, mesmo que o aluno expresse algo do senso comum, neste primeiro momento;
  • Apresentar ao menos um parágrafo no texto solicitado para solução do problema indicado;
  • Realizar a pesquisa com a família e colaborar com os demais, quando da elaboração dos cartazes;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Albino Domingos da Silva Neto, COLEGIO ROSA GATTORNO , Pernambuco - disse:
    albinodsneto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Suelen, achei maravilhoso o material disponibilizados, vou colocar em prática com a turma do projeto PROJOVEM TRABALHADOR - JUVENTUDE CIDADÃ da Prefeitura do Recife, e depois comentarei sobre a experiências vivenciada em sala de aula. Não pude deixar de observar o grande desinteresse ainda das pessoas com o compromisso da cidadania e pela ética, isso acontece em todas as camadas sociais. Grande Abraço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.