22/12/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Discutir sobre as diferentes formas de preconceito;
Pesquisar sobre as histórias de princesas negras.
Converse com os alunos sobre quais são as características das princesas que eles conhecem?
Pergunte para os alunos se eles conhecem alguma história de princesa negra?
Fonte da imagem: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf
O universo das histórias infantis está repleto de princesas, elas são belas, adoráveis e brancas! Qual o impacto disso para milhares de meninas negras que aprendem desde cedo que ser bela é ser branca.
Veja este depoimento de Maria Machado Ruibasciki.
“No meu tempo de criança as histórias infantis sempre trouxeram um "mundo encantado branco". As bonecas eram "brancas" e "loiras". E o ideal de beleza era ter cabelos lisos, ser magra, loira e de olhos azuis. Minha mãe negra, sempre teve muito orgulho de mim e sempre dizia que eu era linda. E eu menina nascida e criada na vila não pensava muito nestas coisas. Mas, ainda assim não me achava linda. Por quê? Porque apesar de minha mãe me achar linda e eu me sentir amada por todos de minha família, o mundo ao meu redor insistia em determinar um "padrão de beleza". Mas como também tinha o referencial de uma mulher negra, linda, alegre, de bem com a vida e com o mundo, eu pude superar todas as inseguranças da adolescência. Minha mãe apesar de seu pouco estudo era uma mulher de uma sabedoria tremenda, ela me dava segurança porque sempre destacava o que eu tinha de melhor.”
Fonte: http://www.geledes.org.br/em-debate/colunistas/847-princesa-negra
Trazer para o universo da sala as princesas negras é mudar a história, é dar vez para a diversidade e ao respeito étnico.
É dar opções para o imaginário dos alunos que vão além das princesas européias.
Assim vamos estabelecendo um legado que recupera a história africana e consequentemente nossas raízes.
Atividade 1-
Converse com os alunos sobre quais são as características das princesas que eles conhecem?
Pergunte se eles conhecem alguma história de princesa negra?
Atividade 2-
Aprofunde a discussão sobre as relações entre o que aprendemos na escola e o preconceito.
Para ilustrar a discussão sugiro um vídeo de um estudo realizado com crianças negras americanas a respeito do preconceito com raça, em que são utilizadas duas bonecas, uma branca e outra negra, para averiguar o preconceito enraizado!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pgCkC1BultQ
Após o filme discuta com a classe sobre o vídeo e as experiências pessoais que têm em relação ao preconceito. Quais são as raízes dele e o que podemos fazer? Exponha que a informação e o conhecimento é o melhor instrumento contra a ignorância que na atividade seguinte eles poderão conhecer muito coisa sobre o universo das princesas africanas.
Atividade 3- Pesquisa – Princesas Africanas.
Essa constitui a atividade principal do processo, pois os alunos irão pesquisar obter informações e transformar em conhecimento, ou seja, vão se apropriar da informação e reproduzi-la através de outro recurso. Para tal eles usarão uma publicação da Ong Leias Brasil, uma revista com vários artigos sobre Princesas Africanas. Para essa etapa divida a classe em trios, exigirá um tempo de pesquisa e leitura, pois os alunos irão escolher um artigo ou trecho e irão ilustrar um cartaz que fale sobre princesas negras e ao mesmo tempo seja uma campanha contra o racismo e o preconceito.
Fonte da imagem: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf
O encarte pode ser encontrado neste link: http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf
Atividade 4 – Aprendendo a fazer um cartaz
Oriente aos alunos em como elaborar um cartaz, que se divide em:
Atividade 5- Elaboração do Cartaz
Para construir a ilustração do cartaz, os alunos podem usar site Crayola. Ele possibilita o desenho on-line , depois os alunos podem imprimir, pois o site não permite salvar a imagem. Outra opção é fazer um print- screen da tela do computador, dessa forma o aluno pode obter a imagem digital para editá-la.
Endereço do site: http://www.crayola.com/coloring_application/index.cfm?referrer=/index.cfm
Fonte da imagem: http://www.crayola.com/coloring_application/index.cfm?referrer=/index.cfm
Atividade 6- Campanha pela escola
Essa é a hora de ampliar o debate para além da turma, eles serão responsáveis por colar e espalhar a campanha pela escola.
http://rafaelnink.com/blog/2009/02/23/crayola-digi-color-desenhe-on-line/
http://www.pretaaporter.com/2011/05/princesas-negras-sim-elas-existem.html
http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf
http://www.leiabrasil.org.br/index.php?leia=aprenda/aprenda_mariaclara1
http://www.dgabc.com.br/News/5859461/nova-realeza-africana.aspx
Identifique:
O nível de colaboração entre os trios;
Quais foram os desafios mais fáceis e mais difíceis;
O grau de envolvimento dos alunos;
Se os alunos conseguiram expressar suas ideias em relação à elaboração do cartaz .
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2014
Cinco estrelasAdorei a aula.
01/10/2013
Cinco estrelasMaravilhosa! Faz as crianças terem uma concepção daquela passada pela mídia.
05/04/2012
Cinco estrelasAchei a sugestão maravilhosa e bem planejada eu sou pedagoga, mas estou atuando na sala de aula com aulas de Português para o sétimo e oitavo ano. Há uma dificuldade muito grande de se selecionar textos ou temas que vão de encontro com as necessidades dos nossos alunos. Eu moro e trabalho num bairro periférico e este assunto será uma boa abordagem não que não tenha trabalhado este tema em outra ocasião. Mas, vou abordá-lo por ocasião do Dia da Consciência negra.c/st sg
03/03/2012
Quatro estrelasParabéns pela abordagens do tem e pela inclusão das Tics nas atividades
24/02/2012
Cinco estrelasGostei muito do tema sobre princesas negras!
22/02/2012
Quatro estrelasadorei essa sugestão e irei aplicá-la na primeira oportunidade.
17/01/2012
Três estrelasuma aula boa serviu para a minha aula sobre etcoraciais.