Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rodas dançantes... Vamos dançar?

 

02/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Ampliar o repertório musical com cantigas de roda de diversos lugares daqui e do mundo.

- Conhecer mais sobre seu corpo e as possibilidade de movimentos.

- Aprender e criar novas coreografias. 

Duração das atividades
Cada atividade está dividida em 5 momentos de 1 hora cada (aproximadamente) que poderão ser desenvolvidas em dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Sugere-se que as crianças já tenham tido contato com músicas de diferentes ritmos e culturas. Crianças de 5 a 6 anos.

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

Organizar as crianças em círculo e no centro disponibilizar imagens de brincadeiras de roda de diversas culturas e povos. Pedir para que as crianças observem e falem sobre cada imagem. Lançar as seguintes questões: a) Do que as crianças e adultos estão brincando? b) Como estão organizados? (Chamar a atenção para que observe nas imagens a postura das crianças e/ou adultos na brincadeira de roda)

Depois mostrar algumas partituras de cantigas de roda e dialogar sobre a finalidade da escrita/notação musical. Inicialmente deixar as crianças opinarem (conhecimentos prévios) depois completar dizendo que a notação musical é uma forma de escrita que permite aos músicos tocarem uma música (peça musical) composta por um compositor ou arranjador. O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota (apontá-las na partitura), que representa um único som e suas características básicas: duração (falar uma letra do alfabeto, como por exemplo a letra A e prolongar sua pronuncia) e altura (falar a mesma letra com tonalidades diferentes - agudos e graves). O sistema de notação também permitem representar diversas outras características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental. (dica: se o professor tocar um instrumento musical, poderá utilizá-lo para enriquecer a aula)

Depois de analisar as imagens convidar as crianças para dançar uma brincadeira de roda. Escravos de Jó. Ao fim da dança, combinar com as crianças que pesquisem com as famílias se conhecem alguma brincadeira de roda. Solicitar que tragam a música e como se brinca por escrito.

 Coreografia: Música escravos de jó. Brincadeira de roda. Dançar de mãos dadas. A roda gira para a direita.

 Os escravos de jó jogavam caxamgá

Pé direito que começa, andar 4 passos para a direita no sentido da roda, virados de frente para o círculo no rítmo da música.

 Tira bota, deixa ficar

Pé esquedo para trás, direito  junta. Pé esquerdo para frente, direito junta. Parados no lugar com os dois pés juntos, dobrar os joelhos (demarcando o deixa ficar) com  movimentos de baixar e subir - por 3 vezes. 

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Pé direito, andar 2 passos para a direita no sentido da roda, virados de frente para o círculo, depois parar e mexer a cabeça para os lados (na parte do zigue zigue zá balançar 3 vezes a cabeça – começar com o lado direito)

 

Escravos de jó

Partitura: música – Os escravos de Jó – Imagem disponível em: http://tapixelado.com.br/2011/10/escravos-de-jo/

 

A roda

 Aracy. Brincadeira de roda. Medida 30x40. São Paulo. Imagem disponível em: http://www.quebarato.com.br/aracy-tema-brincadeira-de-roda-medida-30x40-a-s-t__45BBA8.html

 

 pé no chã 

 Brincadeira de Roda. Imagem disponível em: http://contarecantarcomarte.blogspot.com/2011/07/brincar-e-essencial.html

 

Escultura 

La Sardana, Josep Cañas | Photo: Tom Walton. Imagem disponível em:  http://blogs.ihes.com/spanish/?cat=30&paged=5

 

2° Momento:

Que músicas/cantigas conhecemos? Apresentação das cantigas de roda das famílias. (sugere-se que o professor organize de 2 a 3 apresentações por dia, desse modo as crianças poderão se envolver de forma mais significativa) Cada criança será incentivada a apresentar sua cantiga, para que todos dancem. Propor ao grupo a construção de um livro de cantigas de roda para que sejam sistematizadas as músicas pesquisadas/trabalhadas no decorrer do ano. (Dica: Combinar com o grupo os critérios da sistematização de uma listagem do dia em que cada criança irá apresentar sua cantiga). Também incentivar para que explorem o espaço físico ou externo da instituição, utilize fantasias, adereços, maquiagem etc., para que enriquecer a brincadeira.

 

Rodas ndi  

NDI- UFSC. Rodas Brincantes. Crianças de 5 anos. Ano 2009. Fotos do acervo pessoal.

 

3º Momento:

Organizar o espaço de forma aconchegante com almofadas e um tapete. Convidar as crianças para escutarem a história: Ciranda de Anel e céu de Sylvia Orthof. Uma história que convida crianças e adultos a entrar na roda. A autora brinca com o som das palavras, rimando daqui e dali, nos leva a dançar com Dona Lia - Senhora velha e gozada -, com o Sol, com os Cirandeiros. - O, cirandeiro,/ o, cirandeiro-ó,/ a pedra do teu anel/ brilha mais do que o Sol. Pronto! O Sol ouviu aquilo tudo, enjoou de verso rimado, ficou pelando de ódio, não admitia que um simples anel de cirandeiro brilhasse mais do que ele... Mas a magia dos sons da ciranda acaba por superar as dificuldades. Enquanto Sylvia Orthof, poeticamente, tece imagens sensíveis com as palavras, criando o clima mágico do vaivém dos sons, as ilustrações de Cláudia Scatamacchia - que reinventa a linha, revigora o traço, persegue sombras, busca luzes, saboreia cores - ampliam o prazer de ler.

capa de livro 

Ciranda de Anel e Céu. Sylvia Orthof. Imagem disponível em: http://www.americanas.com.br/produto/6047681/livros/infantojuvenil/literaturajuvenil/livro-ciranda-de-anel-e-ceu

Depois de contar a história conversar com as crianças sobre o enredo, o que acharam da história, do que mais gostaram, quais palavras não compreenderam etc. Escutar a  música Cirandeiro (faixa de CD) referente a história e convidar as crianças a dançarem a entrarem na roda. Essa dança é convencionalmente dançada em roda, com passos de ciranda.

Música: Cirandeiro

Refrão:
Ó cirandeiro, ó cirandeiro, ó
A pedra do teu anel
Brilha mais do que o sol
A ciranda de estrelas
Caminhando pelo céu
É o luar da lua cheia
É o farol de Santarém
Não é lua nem estrela
É saudade clareando
Nos olhinhos de meu bem

Refrão

A ciranda de sereno
Visitando a madrugada
O espanto achei dormindo
Nos sonhos da namorada
Que serena dorme e sonha
Carregada pelo vento
Num andor de nuvem clara

Refrão

São sete estrelas correndo
Sete juras a jurar
Três Marias, Três Marias
Se cuidem de bom cuidar
No amor e o juramento
Que a estrela D'alva chora

Disponível em: http://letras.terra.com.br/edu-lobo/45622/

 4º Momento:

Trazer a música Ciranda do anel de Bia Bedran. Tocar a música e apresentar a letra digitalizada para as crianças. Propor ao grupo que criem coletivamente uma coreografia de acordo com a letra da música. Depois da coreografia pronta apresentá-la a outros grupos e convidá-los a entrar na roda.

Música: Ciranda do Anel - Bia Bedran

Perdi meu anel no mar
não pude mais encontrar
E o mar, me trouxe a concha,
de presente prá me dar.
Perdi meu anel no mar...
Olha a ciranda!
É debaixo do sol...
É debaixo da lua...
Bem no meio da praia,
bem no meio da rua.
Pé esquerdo prá fente,
pé esquerdo prá trás
Olha a onda do mar na
minha mão,
eu vou fazer uma onda do
mar.
É o peixinho que pula sem
parar,
mergulhando no azul da
onda do mar.
É a ciranda do anel que eu
vou dançar,
até o dia clarear.
Uma vez chorei na praia,
prá um anel que se perdeu
Meu anel que virou concha,
nunca mais apareceu.
Parou na goela da baleia,
ou foi pro dedo da sereia,
ou quem sabe um pescador
encontrou o anel,
e deu pro seu amor

Para saber mais sobre a música e o conto popular que deu origem a sua composição acessar os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=n4bh0ypxoak

http://www.youtube.com/watch?v=kSC-zr3_V5M&feature=related

anel do cirandeiro

 NDI-UFSC. Anel do Cirandeiro. Atividade coletiva. Crianças de 4, 5 e 6 anos. Fotos do acervo pessoal.

      

5º Momento:

Apresentar a música Abre a Roda Tindolelê e depois dançar com as crianças. A música indica os passos que deverão ser executados. (Dica o professor poderá combinar com as crianças alguns passos e/ou coreografia)

Música: Abre a Roda Tindolelê

Ôi abre a roda tindolelê
Ôi abre a roda tindolalá
Ôi abre a roda tindolelê
tindolelê tindolalá

Ôi bate palmas tindolelê
Ôi bate palmas tindolalá
Ôi bate palmas tindolelê
tindolelê tindolalá

e dá um giro tindolelê
torna a girar tindolalá
e dá um giro tindolelê
tindolelê tindolalá

dá um pulinho tindolelê
outro pulinho tindolalá
dá um pulinho tindolelê
tindolelê tindolalá

e segue a roda tindolelê
e volta a roda tindolalá
e segue a roda tindolelê
tindolelê tindolalá

e fecha a roda tindolelê
e abre a roda tindolalá
e fecha a roda
tindolelê tindolalá

Letra e música disponível em: http://www.vagalume.com.br/frajolla-e-mariola/tindolele.html

Depois de dançarmos, relembrar com as crianças quais as músicas e histórias foram contadas referentes às nossas Rodas Dançantes. (o professor poderá utilizar o livro de cantigas mencionado no primeiro momento). Após a conversa dividir o grupo em 4 e solicitar que realizem uma produção visual (desenho, pintura, colagem, escultura etc., de acordo com o desejo do grupo) tendo como temática Rodas Dançantes. Combinar com as crianças uma forma de exposição de seus trabalhos para as famílias e outros grupos da instituição.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta os objetivos elencados e as seguintes questões: De que modo crianças e famílias se envolveram? Em que situações as crianças demonstraram interesse e conhecimentos referentes ao tema? De que modo foi seu envolvimento nas brincadeiras de roda? Ao longo do processo, as crianças constituíram um repertório de músicas e histórias? 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.