22/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
- Números e operações.
A adolescência é uma fase na qual os alunos sonham em ter um carro. Esta atividade pode ser uma boa oportunidade para discutir sobre os custos de um veículo, sobre normas de segurança no trânsito, direção defensiva e questões afins.
Nesta aula proponha que os alunos tragam panfletos de propaganda de carros e/ou registrem preços a partir de propagnadas televisivas e em duplas elenquem 3 carros novos, com pelo menos um dos que estão nas principais propagandas, que gostariam de dirigir, sejam populares ou não.
Após a escolha dos veículos os alunos deverão levantar:
No caso de compra os valores referentes a
No caso de locação os valores referentes ao
Estes dados deverão ser organizados em uma tabela para que possam definir pela analise e visualização as melhores propostas.
Para cálculo e simulação dos valores dos financiamentos e empréstimos para compra do veículo, os alunos poderão/deverão utilizar os recursos a seguir:
Recurso
Cálculo de Prestações - http://www.webcalc.com.br/financas/prestacoes.html
Cálculo de Empréstimos - http://www.webcalc.com.br/financas/emprest.html
Cálculo de Aplicações - http://www.webcalc.com.br/financas/aplic.html
Calculadora Financeira - http://www.webcalc.com.br/financas/calc_fin.html
Sugestão: Professor, seria interessante se dois grupos ficassem/trabalhassem, propositalmente, com as mesmas propagandas para que as respostas possam ser comparadas.
Endereços acessados em jun. de 2009.
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2010
Quatro estrelasMuito boa sua aula. Assunto importante que desperta a curiosidade dos alunos, podendo auxiliar na família a compra de um carro novo.