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O Imperialismo

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Imperialismo, em diferentes contextos históricos. Poderá aprender sobre as motivações que conduziram determinados países a adotar uma postura de dominação sobre outras nações.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de cartografia, já que os alunos poderão, em algum momento, levantar mapas por meio da Internet.

Também, o professor poderia discorrer, anteriormente, sobre a origem da palavra Imperialismo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A palavra imperialismo é derivada do latim imperare (ordem), acrescida do sufixo ismo (que se refere a alguma doença ou prática interpretada como negativa). Imperialismo serve, então, para designar a política de um país em manter ou ampliar o seu campo de dominação sobre outros povos e outros países. O termo, muitas vezes, é sinônimo de hegemonia e não se restringe apenas à dominação que ocorre em níveis político, econômico e militar. Imperialismo, também, serve para falar de dominação cultural.

  

 Charge que expressa uma crítica à postura imperialista assumida pela Inglaterra ao longo do século XIX. Aqui é utilizada a metáfora do polvo, que, com seus tentáculos, busca envolver cada um dos países apresentados na charge. Disponível em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2007/07/imperialismo.jpg

 

DESENVOLVIMENTO

AULA 1

Na primeira aula, todos os alunos, individualmente, pesquisarão acerca do termo Imperialismo na Internet. O professor poderá solicitar a eles que leiam, antes de iniciar a pesquisa, os textos disponíveis em:

- http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm(sobre o Imperialismo na Idade Contemporânea);

- http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/(definição do termo Imperialismo);

- http://www.colegioweb.com.br/historia/o-que-foi-o-imperialismo.html(breve definição de Imperialismo);

- http://www.suapesquisa.com/historia/imperialismo/(sobre o Imperialismo).

Por intermédio dos textos indicados acima, os alunos terão uma maior compreensão acerca da origem e da definição do termo, assim como as suas características principais.

Recomenda-se que os alunos não consultem exclusivamente os sites elencados. Seria interessante que os alunos registrassem no caderno informações que considerem como úteis acerca da temática do Imperialismo. Posteriormente, as anotações serão utilizadas nos desdobramentos seguintes da temática da aula.

AULA 2

Nesta segunda aula, o professor dividirá a turma em cinco grupos. O critério a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos será aleatório. 

O professor solicitará a cada grupo que fique encarregado de trabalhar um das cinco experiências imperialistas abaixo:

-O Império Otomano;

- O Império de Napoleão Bonaparte;

- Nações europeias diante da África e da Ásia no século XX;

- A União Soviética durante a Guerra Fria;

- Os Estados Unidos e sua interferência em países em desenvolvimento.

Para cada grupo, serão propostas as seguintes reflexões:

 

GRUPO 1: “O Império Otomano”

Seria interessante que os alunos do GRUPO 1 prestassem atenção nas dimensões que o Império Otomano adquiriu com o tempo. Para tanto, deverão considerar o mapa acima (disponível em: http://www.rotadelevante.com/resim/Otomano_mapa.jpg) e compará-lo com os mapas disponíveis no seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_territorial_do_Imp%C3%A9rio_Otomano.

Os alunos deste grupo poderão indagar-se acerca das motivações que conduziram os otomanos, a partir do século XVI, a anexar outros territórios. Seria interessante que os alunos pesquisassem o que teria provocado a derrocada do Império Otomano no final da Primeira Guerra Mundial.

Este grupo poderá consultar, ainda, o seguinte link: http://www.eumed.net/libros/2008a/372/IMPERIALISMO%20E%20EXPANSIONISMO.htm.

 

Grupo 2: “O Império de Napoleão Bonaparte”.

Mapa disponível em: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/periodonapoleonico/periodonapoleonico2.jpg

Este grupo poderá, ao considerar o mapa, responder à seguinte questão: “Quais foram as motivações que conduziram Napoleão Bonaparte a adotar uma política expansionista e dominar quase toda a Europa?”

Os alunos deste grupo poderão considerar como texto-base para discussão o artigo “Napoleão e a expansão da revolução”, que está disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/t2k/_historiageral_hisger22.arquivo.pdf. Seria indispensável que os alunos tentassem encontrar mais informações na Internet a respeito da postura expansionista-imperialista de Napoleão.

 

GRUPO 3: “Nações europeias diante da África e da Ásia no século XX”.

Mapa que reproduz a divisão da África pelos países europeus. Disponível em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/partilha-da-africa.jpg

A partir do mapa acima, os alunos poderão indagar-se sobre os motivos pelos quais as nações europeias dividiram os países africanos.

 

GRUPO 4: “A União Soviética durante a Guerra Fria”.

Mapa representando a hegemonia soviética. Disponível em http://thebrightestman.wikispaces.com/file/view/coldwar.gif/76280507/coldwar.gif

 Os alunos deste grupo pesquisarão na Internet acerca das motivações que levaram os soviéticos a expandir a sua área de influência, após o término da Segunda Guerra Mundial.

Os alunos deste grupo poderão considerar o artigo assinado pelo ex-dirigente albanês Enver Hoxha, “O Imperialismo e a Revolução”, disponível em: http://www.marxists.org/portugues/hoxha/1978/imperialismo/cap03.htm.

Poderão considerar, ainda, o seguinte texto sobre Imperialismo, disponível em: http://www.unicamp.br/nee/A%20NOVA%20FACE%20DO%20IMPERIALISMO%20JQM%20homepage.htm

Após ler os textos indicados, os alunos deste grupo poderão responder, individualmente ou em dupla, à seguinte questão: ‘O que explica o interesse soviético em ampliar a sua área de influência?” Em seguida, os componentes do grupo se reunirão e discutirão entre si as respostas. Ao final, o grupo forjará uma resposta que sintetizará todas as que foram aventadas.

 

GRUPO 5: “Os Estados Unidos e sua interferência em países em desenvolvimento”.

A tarefa dos alunos do GRUPO 4 será a de levantar charges que tratem acerca do Imperialismo norte-americano. Abaixo alguns exemplos de charges que expressam uma crítica com relação à postura imperialista dos Estados Unidos:

 

Charge que expressa a intervenção norte-americana na América do Sul. Vê-se a águia careca, um dos símbolos dos Estados Unidos, eviscerando parte do Brasil. Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_N8AYpMrTIvk/S_VNUIU2vbI/AAAAAAAABlw/12WW-hPDS_0/s400/imperialismo_3.gif

Charge retratando o mapa-múndi, segundo os norte-americanos. Imagem disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2filosofia/5mundo_segundo_eua.jpg

Para contextualizar imagens como as elencadas acima, os alunos poderão valer-se dos textos disponíveis em:

http://ficandoonline.com/o-imperialismo-dos-eua-ii.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperialismo_americano

 

AULAS 3 e 4

Ao longo de duas aulas, os cinco grupos apresentarão o tema que estudaram para todos os colegas da turma. Em virtude da complexidade de cada um dos temas, indicamos que sejam destinadas duas aulas para as apresentações.

Cada uma das cinco apresentações deverá durar, em média, 15 minutos (ao todo, serão 75 minutos destinados às apresentações).

Recapitulando:

- O primeiro grupo apresentará, em 15 minutos, as motivações que conduziram os otomanos a partir do século XVI a anexar outros territórios;

- O segundo grupo apresentará as motivações que conduziram Napoleão Bonaparte a adotar uma política expansionista e a dominar quase toda a Europa;

- O terceiro grupo apresentará os motivos pelos quais as nações europeias dividiram os países africanos;

- O quarto grupo terá a tarefa de apresentar o interesse soviético em ampliar a sua área de influência;

- O quinto grupo apresentará aos colegas as charges que levantaram sobre a política imperialista norte-americana.

Nos 25 minutos restantes da quarta aula, o professor deverá reunir a turma e propor como atividade um seminário. O Seminário será orientado, no caso, pelo professor e tratará, obviamente, sobre o tema “Imperialismo”. Por meio do Seminário, espera-se que os alunos percebam o que há de comum e de diferente em cada um dos cincos temas. 

AULA 5

O professor solicitará nesta aula que cada grupo elabore um dossiê sobre o tema que estudaram. Por dossiê estamos tratando de uma coleção de documentos – textuais ou imagéticos – sobre determinado assunto. Sendo assim,para a elaboração do Dossiê, os alunos deverão valer-se das informações coletadas nas aulas anteriores. O Dossiê, que deverá ser impresso ao final da aula, será composto de textos e de imagens. Seria interessante que todos os Dossiês fossem reunidos e recebessem o título de: “O Imperialismo”.

Recursos Complementares

- Pequeno texto intitulado “A ideologia imperialista”, disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/a-ideologia-imperialista.htm

- Artigo versando sobre o Imperialismo no contexto atual, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v9n18/v9n18a04.pdf

 - Sobre a divisão do Continente Africano entre as potências colonialistas europeias no século XIX, ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Colonial_Africa_1913_map.svg

 - Esquema tratando sobre o Imperialismo, disponível em: http://www.anglopiracicaba.com.br/fileupload//siteanglo/aula34a35-imperialismoeneocolonialismo.pdf

Avaliação

A avaliação terá como base a participação dos alunos nas atividades propostas, bem como serão objeto de avaliação os registros das pesquisas. O professor deverá aferir, por meio do Dossiê, a capacidade dos alunos em estabelecer conexões entre diferentes conteúdos históricos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Adriana, EEEFM MARITA MOTTA SANTOS , Espírito Santo - disse:
    asrangel10@gmail.com

    22/02/2014

    Quatro estrelas

    Esta me auxiliando muito este esboço desta senhora aula, muito obrigada. Tenho certeza que com todos esses encaminhamentos a minha aula também será um show.


  • juliana, E.E.P.Cleuza Teodoro , Mato Grosso do Sul - disse:
    julianaservian@hotmail.com

    02/12/2012

    Duas estrelas

    eu acho que essa pagina deveria aver mais charges


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