16/02/2012
lenair aparecida geldes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
* Desenvolver segmento de reta a partir de dois pontos;
* Formular soluções diferenciadas na resolução do preenchimento do tabuleiro de 8X8, retângulos de 6X10; 5X12 e 4X15;
* Montar figuras diversas com as peças que formam o Pentaminó;
* Produzir texto sobre o aprendizado do Pentaminó.
* Desenvolver habilidade de desenhar com o uso de régua.
* Geometria: os quadriláteros, em especial o quadrado como sendo uma figura plana, composta de quatro lados, quatro ângulos retos, quatro vértices e diversos eixos de simetria;
* Uso de régua para fazer segmentos de retas, traçar quadriculas e fazer margens, dando estética ao trabalho desenvolvido;
* Ter noção de como produzir texto científico.
* 1º momento: (2 horas) apresentação do jogo de quebra-cabeça como sendo um passatempo muito bom para o desenvolvimento intelectual. O Pentaminó é um jogo composto de 12 peças que se formam com 5 quadrados e mais uma peça com 4 quadrados, ou seja, um quadrado, que vão preencher o tabuleiro de 8X8, num total de 64 quadrados.
Brincar com o jogo e desenhá-lo em folha quadriculada. Depois traçar quadriculas no caderno de desenho, observando a estética do trabalho, fazendo margem na folha, centralizando os desenhos e dar título desenhando as letras usando exemplo das letras traçadas em quadriculas.
- Brincar com o jogo e desenhá-lo no caderno.
- Para encontrar mais sugestões acesse o blog: www.lenairgeldes.blogspot.com
* 2º momento: Pesquisar em livros e na internet, para conhecer melhor o jogo do Pentaminó, a organização de soluções diferenciadas para os jogos de quebra-cabeça no tabuleiro de 8X8, os retângulos de 4X15, 5X20 e 6X10, observar a formação de figuras com as 12 peças que formam o Pentaminó e brincar com jogo eletrônico do tetris, disponível em software.
* 3º momento: desenvolver figuras com as peças do pentaminó e desenhá-las no caderno de desenho usando a proposta da aula anterior. Nesta aula o aluno deverá pintar os desenhos usando cores diferenciadas para cada peça, destacando-as.
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* 4º momento: Síntese das aulas sobre os Pentaminós com a construção do texto sobre o aprendizado dos Pentaminós.
* Jogo eletrônico do tetris disponível no CD-ROM “Folclore Divertido”;
* Livros:
* Sites: http://www.jogos.antigos.nom.br/penta.asp
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2005/artigos/capitulo%2010/pentaminos.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=369
http://www.jogosdepuzzle.com/jogos/pentamino
A avaliação dar-se-á através da participação nas atividades, as contribuições dadas e o interesse do aluno ao estar desenvolvendo as atividades de desenho, construção de texto, os desafios dos jogos eletrônicos e os jogos propostos.
Quatro estrelas 1 classificações
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22/02/2012
Quatro estrelasMuito bem Lenair... Espero que seja a primeira de muitas publicadas!!!!