09/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Conhecer os principais tipos de separações de misturas.
Diferenciar misturas homogêneas e heterogêneas.
Explicar os processos de transformação de substâncias puras a partir de misturas.
Conhecimentos básicos sobre a química das misturas.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Separação de Misturas
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/ acesso feito dia 30/11/2011
TEXTO 2: Misturas
Fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/misturas-homogenea-ou-heterogenea-azeotropica-ou-eutetica.jhtm acesso feito dia 30/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Defina o que é mistura.
2 – Explique a diferença entre mistura homogênea e heterogênea.
3 – O que é a separação de misturas?
4 – Quando pode ser utilizado o processo de seleção magnética?
5 – Em que casos devemos utilizar a centrifugação?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
Vídeo 1 – Separação de Misturas
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pMXdm6TX8-0&feature=related acesso feito dia 30/11/2011
A seguir, com base no conteúdo tanto do Vídeo 1 quando dos Textos 1 e 2, os/as alunos/as deverão responder a Lista de Exercícios 1. Vale destacar que a Lista de Exercícios 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail, obviamente sem a indicação das respostas.
Lista de Exercícios 1
1 - Qual o processo mais adequado para separar a mistura de água e gasolina?
a) decantação usando funil de separação
b) destilação fracionada
c) filtração
d) levigação
e) flotação
2 - Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação;
b) filtração e destilação
c) destilação e coação;
d) extração e filtração;
e) extração e decantação.
3 - Um funil de vidro com papel de filtro é um equipamento útil para separar:
a) água de óleo
b) água de álcool
c) água de carbonato de cálcio (giz)
d) água de cloreto de sódio
e) água de éter
4 - A filtração a vácuo é utilizada quando se deseja:
a) acelerar o processo de filtração
b) melhorar a qualidade do filtrado
c) separar componentes líquidos imiscíveis de uma mistura
d) separar componentes sólidos de diferentes tamanhos
e) separar componentes de uma mistura de líquidos miscíveis.
5 - Um modo conveniente para retirar a parte gordurosa do leite é o emprego de:
a) destilação
b) cristalização
c) decantação
d) centrifugação
e) filtração
6 - O sal de cozinha pode ser obtido da água do mar, através de:
a) centrifugação
b) decantação
c) destilação
d) evaporação
e) filtração
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as diferentes formas de misturas.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de mistura, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Catação
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/catacao/ acesso feito dia 30/11/2011
GRUPO 2: Ventilação
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/tamisacao-ventilacao-imantacao.htm acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html acesso feito dia 30/11/2011
GRUPO 3: Levigação
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/levigacao-e-separacao-magnetica/ acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infopedia.pt/$levigacao acesso feito dia 30/11/2011
GRUPO 4: Peneiração
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/82/1/SEPARACAO-DE-MISTURAS/Paacutegina1.html acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm acesso feito dia 30/11/2011
GRUPO 5: Flotação
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/ acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/21050/PROCESSO-DE-FLOTACAO/ acesso feito dia 30/11/2011
GRUPO 6: Centrifugação
Fonte: http://www.infopedia.pt/$centrifugacao acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/ acesso feito dia 30/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre o tipo de mistura pesquisado, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
Em que consiste o tipo de mistura pesquisado?
Para que serve?
Em que situações pode ser utilizado?
Qual o material necessário?
Qual sua importância para a natureza?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1
Experimento 2
Experimento 3
Nome | Tipo |
---|---|
Misturas - atividade 2: Separando | Experimento prático |
Misturas - atividade 1: Misturando | Experimento prático |
Misturas - atividade 3: Água suja, água clara | Experimento prático |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura acesso feito dia 0/12/2011
Fonte: http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/elements_compounds_mixtures.html acesso feito dia 0/12/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante - adorei!
09/03/2012
Três estrelasdesejaria mais questões relacionadas ao grupo de medicina.
23/02/2012
Cinco estrelasFantastico
23/02/2012
Cinco estrelasParabéns, ótimo trabalho
26/01/2012
Cinco estrelasParabéns!!! Muito interessante esse material. Diferente e inovador! Beijo