Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre misturas: tudo junto e misturado? – UCA

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais tipos de separações de misturas.

Diferenciar misturas homogêneas e heterogêneas.

Explicar os processos de transformação de substâncias puras a partir de misturas.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a química das misturas.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
 

1ª atividade: conhecendo sobre as misturas

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Separação de Misturas
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/  acesso feito dia 30/11/2011

TEXTO 2: Misturas
Fonte: http://educacao.uol.com.br/quimica/misturas-homogenea-ou-heterogenea-azeotropica-ou-eutetica.jhtm  acesso feito dia 30/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Defina o que é mistura.

2 – Explique a diferença entre mistura homogênea e heterogênea.

3 – O que é a separação de misturas?

4 – Quando pode ser utilizado o processo de seleção magnética?

5 – Em que casos devemos utilizar a centrifugação?

2ª atividade: viajando no conhecimento

atividade

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 – Separação de Misturas

misturas

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pMXdm6TX8-0&feature=related   acesso feito dia 30/11/2011

A seguir, com base no conteúdo tanto do Vídeo 1 quando  dos Textos 1 e 2, os/as alunos/as deverão responder a Lista de Exercícios 1. Vale destacar que a Lista de Exercícios 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail, obviamente sem a indicação das respostas.

Lista de Exercícios 1

1 - Qual o processo mais adequado para separar a mistura de água e gasolina?

a) decantação usando funil de separação       

b) destilação fracionada

c) filtração    

d) levigação    

 e) flotação

 2 - Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:

a) destilação e decantação;     

b) filtração e destilação    

c) destilação e coação;

d) extração e filtração;            

e) extração e decantação.

3 - Um funil de vidro com papel de filtro é um equipamento útil para separar:

a) água de óleo    

b) água de álcool    

c) água de carbonato de cálcio (giz)

d) água de cloreto de sódio    

 e) água de éter

4 - A filtração a vácuo é utilizada quando se deseja:

a) acelerar o processo de filtração  

b) melhorar a qualidade do filtrado

c) separar componentes líquidos imiscíveis de uma mistura

d) separar componentes sólidos de diferentes tamanhos

e) separar componentes de uma mistura de líquidos miscíveis.

5 - Um modo conveniente para retirar a parte gordurosa do leite é o emprego de:

a) destilação      

b) cristalização    

c) decantação      

d) centrifugação    

e) filtração     

6 - O sal de cozinha pode ser obtido da água do mar, através de:

a) centrifugação  

b) decantação   

c) destilação   

d) evaporação

e) filtração

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

 Pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as diferentes formas de misturas.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de mistura, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Catação
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm   acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/catacao/    acesso feito dia 30/11/2011

GRUPO 2: Ventilação
Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/tamisacao-ventilacao-imantacao.htm    acesso feito dia 30/11/2011
Fonte:  http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html  acesso feito dia 30/11/2011

GRUPO 3: Levigação
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/levigacao-e-separacao-magnetica/   acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infopedia.pt/$levigacao   acesso feito dia 30/11/2011

GRUPO 4: Peneiração
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/82/1/SEPARACAO-DE-MISTURAS/Paacutegina1.html  acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm    acesso feito dia 30/11/2011

GRUPO 5: Flotação
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/     acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/21050/PROCESSO-DE-FLOTACAO/    acesso feito dia 30/11/2011

GRUPO 6: Centrifugação
Fonte: http://www.infopedia.pt/$centrifugacao    acesso feito dia 30/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/     acesso feito dia 30/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre o tipo de mistura pesquisado, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

Em que consiste o tipo de mistura pesquisado?
Para que serve?
Em que situações pode ser utilizado?
Qual o material necessário?
Qual sua importância para a natureza?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1

 

 

 

 

 

Experimento 2

 

 

 

 

 

Experimento 3

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Misturas - atividade 2: Separando Experimento prático
Misturas - atividade 1: Misturando Experimento prático
Misturas - atividade 3: Água suja, água clara Experimento prático
Recursos Complementares

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura  acesso feito dia 0/12/2011

Fonte:  http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/elements_compounds_mixtures.html      acesso feito dia 0/12/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.