Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma um jogo de dominó pode favorecer o estudo de seres vivos e seus alimentos?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a relação entre os seres vivos e os alimentos;
  • Descrever, comparar e listar diferentes seres vivos e seus hábitos alimentares;
  • Entender que existe grande variedade de espécies de animais em nosso planeta;
  • Interagir com os pares no jogo proposto;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos de forma lúdica;  
  • Confeccionar jogo de dominó;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos tenham noção do que são seres vivos. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Avalie os conhecimentos prévios dos alunos sobre seres vivos, por exemplo: suas características, hábitos alimentares e onde vivem. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “Os seres vivos – animais e vegetais- destacam-se entre os componentes dos ambientes, estudando-se suas características e hábitos – alimentação, reprodução, locomoção – em relação ao ambiente em que vivem. É possível uma primeira aproximação ao conceito de ser vivo por meio do estudo do ciclo vital: nascimento, crescimento, reprodução e morte. [...] Para a realização das investigações sugeridas, o professor pode tomar como referência ambientes e seres vivos da região e outros distantes, no tempo e no espaço.” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 4, p.66, 1997).

Em nosso planejamento daremos prioridade aos seres vivos: animais.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a temática de nossa aula. Para isso, você poderá explorar as imagens abaixo:

SERESVIVOSEALIMENTOShttp://alieteteam09.blogspot.com/2009/06/alimentacao.html

SERESVIVOSEALIMENTOS http://paulalopes93.blogspot.com/2008/10/alimentao-humana-resumo-alimentao.html (Acesso em 20/11/2011)

SERESVIVOSEALIMENTOS    SERESVIVOSEALIMENTOS  Contandohistoria Fonte: Acervo da autora

Questione:

  • Que animais vocês identificam nas imagens?
  • Como são esses animais?
  • O que eles estão fazendo?
  • O que os tamanduás comem?
  • Todos os animais se alimentam da mesma coisa?
  • O que os seres humanos comem?
  • Em sua casa tem algum animal? De que ele se alimenta?
  • E os animais selvagens, de que se alimentam?
  • Como o leão e a girafa conseguem se alimentar?
  • Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?
  • E os que se alimentam tanto de carne como de vegetais? Como eles são chamados?
  • Quais são as necessidades básicas dos seres vivos?
  • Cite alguns animais e seus alimentos.

Após o diálogo explique aos alunos que, na natureza existem dois tipos de seres: os seres vivos (aqueles que têm vida), e os seres não vivos (aqueles que não têm vida). Todos os seres vivos possuem ciclos de vida parecidos, eles basicamente nascem, desenvolvem, reproduzem, envelhecem e morrem, é a lei da natureza. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro.

Professor, aproveite para ressaltar as mudanças ocorridas ao longo da história, originadas pelas alterações das condições de vida dos seres vivos e como consequência de causas ambientais, econômicas, sociais, políticas e históricas.

A temática seres vivos perpassa nas diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem. Assim, um trabalho interdisciplinar poderá ser desenvolvido, por exemplo:

Ciências: Aproveitar as imagens, nas quais a natureza está presente e fazer com os alunos um estudo sobre como a  fauna e a flora das florestas influenciam os hábitos alimentares.

Geografia: Estudar as características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação dos seres vivos.

História: Explorar a similaridade entre os hábitos alimentares de diferentes culturas; pesquisar a alimentação dos povos primitivos até os dias de hoje.

Matemática: Pesquisar os meios de subsistência: troca de mercadorias até a introdução do sistema monetário e resolução de situações problema.

Português: Produzir textos; assistir filme e recontá-lo por meio de texto e de desenhos. Por exemplo: o filme “Procurando Nemo” (Andrew Stanton, 100 min, Buena Vista) conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Com ele é possível trabalhar as relações entre diversas espécies de seres vivos, alimentação dos peixes, animais vertebrados e invertebrados, dentre outros. Você poderá ver o trailer do filme nos sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=qQltMcu4928

http://www.youtube.com/watch?v=0ZbAoRDq04o (Acesso em 20/11/2011).

Artes: Fazer a releitura de obras de arte; montar cenários inspirados nas obras observadas; elaborar pesquisas e seminários, para que os alunos descubram o valor e o conteúdo do ensino de arte; confeccionar painel informativo sobre seres vivos e sua alimentação.

Veja alguns exemplos retirados do sítio http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_caracteristicas.htm  (Acesso em 20/11/2011).

Arara: 60 anos Crocodilo: 80 anos
Cabra: 17 anos Elefante: 100 anos
Chimpanzé: 20 anos Leão: 20 anos
Coelho: 7 anos Porco: 10 anos
Coruja: 27 anos Rato: 4 anos

Professor, oportunize uma discussão com a turma sobre o assunto. Assim como existem diferentes tipos de animais também existem diferentes hábitos alimentares entre eles. Convide os alunos para assistirem alguns vídeos sobre os seres vivos e a sua alimentação. Porém, é importante que você assista aos vídeos anteriormente, a fim de verificar se os mesmos são adequados aos seus alunos. Você poderá utilizar os sítios:

http://www.youtube.com/watch?v=CVYj8eMS2Ec

http://www.youtube.com/watch?v=m-2tLGC403E

Ao final da atividade faça uma avaliação oral, pergunte o que os alunos acharam e o que foi possível aprender. Registre na lousa uma lista dos animais e seus alimentos e peça para os alunos copiarem no caderno de Ciências. Você poderá fazer uma tabela com o nome do animal e sua alimentação. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam a tabela, por exemplo, de duas colunas e doze linhas. Para isso é só utilizar o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto).Veja o exemplo abaixo: 

ANIMAL         ALIMENTAÇÃO
   

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

SÍLABAS   Usando o computador

Convide os alunos para lerem algumas informações sobre como os seres vivos conseguem alimentar. Aproveite para falar sobre cadeia alimentar (Sequência de relações alimentares entre os seres vivos. Como a própria palavra «cadeia» indica, todas as formas de vida dependem umas das outras e estão relacionadas entre si por suas necessidades nutricionais. Todos nós precisamos de nutrientes para viver.).

É importante que você leia os textos anteriormente, pois, essas leituras irão enriquecer ainda mais os diálogos propostos ao longo de nosso planejamento.

Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os sítios a seguir:

http://escolovar.org/cadeia_alimentar3.swf

http://smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html

http://escolovar.org/servivo_cadeia.htm

http://cienciashipolito.blogspot.com/2010/08/produtotes-alguns-seres-vivos-sao.html  (Acesso em 20/11/2011).

Proponha jogos e atividades multimídia sobre a temática seres vivos e seus alimentos. Você poderá utilizar os sítios:

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/cadeia-alimentar.html

http://www.coceducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-703-,00.html  (Acesso em 20/11/2011).

Durante a realização das atividades dialogue com os alunos, faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final da atividade pergunte aos alunos: o que acharam e o que foi possível aprender. Se eles tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas. 

Alvo de Letras  

Solicite aos seus alunos, que façam uma pesquisa em suas casas sobre animais e seus alimentos. Instrua-os para consultarem diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet ou fazer entrevista com um adulto para descobrir como alguns animais se alimentam. Peça que registrem suas descobertas em uma folha de papel em branco e se for possível, tragam a/s imagem/ns do/s animal/is que pesquisaram.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, como registro e arquivo, eles poderão fotografar animais se alimentando ou filmar, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa.

Para fotografar utilize a Câmera dos laptops acessando: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam )ou( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.

Se preferir,registre em forma de vídeo acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam )ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens e acesse: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Converse a respeito das informações que trouxeram sobre animais e seus alimentos. Escreva na lousa o nome do animal e sua alimentação. No final, solicite que registrem as informações no caderno de Ciências. Você poderá continuar a atividade já iniciada anteriormente, conforme instruções da Atividade 1. 

Para finalizar esse momento faça com os alunos a brincadeira “Telefone sem fio”. Com os alunos dispostos em círculo você dirá no ouvido de uma deles, um nome de animal e um de seus alimentos. Cada aluno deverá repassar a mensagem e a última dirá em voz alta, comparando com a original. Veja uma ilustração.

SERESVIVOSEALIMENTOS http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/240

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONFECCIONANDO JOGO DE DOMINÓ

Professor, para listar diferentes seres vivos e seus hábitos alimentares sugerimos a confecção de um Jogo de Dominó. Você poderá utilizar as instruções postadas no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25104  e/ou servir da sugestão abaixo.

No sítio http://www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=2534 você poderá conhecer a origem do Jogo Dominó.

Para confeccionar o Jogo Dominó, os alunos poderão consultar a tabela feita na atividade anterior.

Leve para sala de aula revistas, jornais, panfletos de propagandas e divida os alunos em grupos. Ajude-os a encontrarem imagens de animais e se possível algum de seus alimentos.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, utilize o programa Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital), para o desenho. A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

Após a seleção das imagens faça assim:

  • Organize fichas medindo 8cm x 3cm;
  • Faça um traço na vertical dividindo as peças ao meio;
  • Escreva em um dos lados o nome de um animal e no outro lado um nome de alimento que outro animal (que não aquele escrito no lado anterior) poderá comer.

Veja imagens de como fazer:

 cavalo  homem

 

peixe  osso

 

lagartixa formiga

 

tamanduá  minhoca

  SERESVIVOSEALIMENTOS  "Jogo de dominó"    Fonte: Acervo da autora

O jogo pode ser jogado em duplas, trios, quartetos ou até oito jogadores divididos em 4 subgrupos de 2 pessoas para cada jogo de dominó. No total, este jogo pode ser jogado por tantas pessoas quantos forem os jogos de dominó. Para começar a jogar:

  • Embaralhar as peças.
  • Se o jogo possuir 28 peças e tiver quatro jogadores, distribuir sete pedras para cada participante. Se houver menos de quatro jogadores sobrarão pedras para serem "compradas".
  • O jogador organiza as peças de um jeito que ninguém consiga ver.
  • Para começar o jogo deve-se tirar par ou ímpar ou utilizar forma diferente para definir (ordem alfabética, ordem de tamanho, sorteio...).
  • No sentido dos ponteiros do relógio, os jogadores, um a um, vão juntando peças pelas informações correspondentes às das pontas do conjunto que vai se formando.
  • O jogador seguinte procura em suas peças uma que tem o animal correspondente ao alimento registrado pelo jogador anterior.
  • Se não tiver peça correspondente às informações das pontas e houver pedras a comprar, compra uma, se servir joga, senão, passa a vez (caso não tenha para comprar também).
  • Ganha o jogo quem conseguir se livrar de todas as suas peças antes dos outro.

Observação: Quando os alunos tiverem dúvidas sobre hábitos alimentares dos animais considerados, poderão consultar a lista registrada no caderno de Ciências.

Sílabas   Produção de texto

Depois que os alunos tiverem jogado, solicite que produzam um texto ressaltando o que foi possível aprender durante a realização das diversas atividades.

O texto poderá ser escrito individualmente ou de forma coletiva. Se a produção for feita coletivamente, isto é, os alunos vão expondo suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final.

Se preferir você poderá digitar o texto e depois dar uma fotocópia aos alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o nosso questionamento inicial: De que forma um jogo de dominó pode favorecer o estudo de seres vivos e seus alimentos? Verifique se os alunos reconhecem que existe grande variedade de espécies de animais em nosso planeta e se conseguem identificar a relação entre os seres vivos e os alimentos que consomem. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades lúdicas propostas. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.