07/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, faça uma sondagem sobre o que os alunos sabem a respeito de aumentativo e diminutivo. É importante que os alunos façam flexões das palavras intuitivamente. A formalização das regras deve vir depois, para resolver casos que fogem ao geral. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “[...] em relação a terminologia, é preciso considerar que, embora seja peculiar a situações de análise linguística (em que inevitavelmente se fala sobre língua) não se deve sobrecarregar os alunos com um palavreado sem função, justificado exclusivamente pela tradição de ensiná-lo.[...] Isso não significa que não é para ensinar fonética, morfologia ou sintaxe, mas que elas devem ser oferecidas à medida que se tornarem necessárias para a reflexão sobre a língua” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 2, p.90, 1997).
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, leve para sala de aula objetos que você possa explorar graus do substantivo, por exemplo, peixes, bonecas e ursos de três tamanhos diferentes. Apresente os brinquedos para os alunos.
Fonte: http://www.bellastore.com.br/pelucia--nemo.html (Acesso em 27/11/2011)
Estabeleça um diálogo, você poderá perguntar:
Escreva as palavras peixe –peixinho - peixão na lousa. Solicite que os alunos leiam em voz alta. Peça que observem o final das palavras.
Informe aos alunos que os objetos, as pessoas ou os animais podem apresentar variações de tamanho. Apresente novamente os peixes, um de cada vez:
Peixe- tamanho normal
Peixinho- tamanho menor que o normal
Peixão- tamanho maior que o normal
Fonte: http://www.bellastore.com.br/pelucia--nemo.html (Acesso em 27/11/2011)
A essas variações de tamanho dos substantivos damos o nome de grau. Os substantivos podem estar em três graus: normal - aumentativo – diminutivo.
Convide os alunos a observarem objetos da sala de aula e nomeá-los no grau diminutivo e aumentativo. Por exemplo: cadeirinha, lixão, caderninho, livrão, dentre outros.
Em seguida informe aos alunos que diminutivo e aumentativo não transmitem apenas a ideia de algo pequeno ou grande, mas também de carinho, afeto, ironia, desprezo...
Exemplos:
Vejam como é lindo o meu monstrinho!- disse Papai Monstro. (afeto, carinho)
Carlos é mesmo um amigão! Sempre me empresta a bola para brincar. (afeto, carinho)
Ele tem um narigão! (ironia, desprezo)
Para finalizar esse momento apresente aos alunos uma imagem que mostre diminutivo e aumentativo. Explore- a perguntando aos alunos o que foi possível entender. Você poderá utilizar a imagem abaixo.
Fonte: http://papodemagistra.blogspot.com/2010_09_01_archive.html (Acesso em 27/11/2011)
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando o computador
Professor, realize com os alunos algumas leituras e atividades lúdicas sobre graus do substantivo.
Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, utilizem-o a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem os sítios a seguir.
http://www.eb1ji-sacavaleiros.edu.pt/grausnomes.htm
http://www.escolakids.com/aumentativo.htm
http://www.escolakids.com/diminutivo.htm (Acesso em 27/11/2011)
Durante a atividade participe com os alunos dos diferentes jogos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolverem os desafios propostos, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Ao fazer a leitura dos textos ressalte cada parágrafo, faça comentários, peça aos alunos que citem novos exemplos.
Se os alunos utilizaram laptops, verifique se estão apresentando dificuldades em utilizarem as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.
Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam? O que foi possível aprender?
Registre na lousa os pares diminutivos/ aumentativos que os alunos forem falando, assim, posteriormente eles poderão fazer uma leitura coletiva.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO JOGO do MICO PRETO
Professor, por acreditarmos na importância das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem, sugerimos a confecção do Jogo do Mico Preto. Veja como fazer:
Material: cartolina e lápis ou caneta.
Elaboração do material: Recorte a cartolina em retângulos de 8 cm x 5 cm. Em seguida distribua aos alunos e peça que confeccionem as cartas em pares aumentativo/ diminutivo. Somente uma carta não deve ter par, por exemplo, escreve-se a palavra boquinha. Essa carta sem par é o mico preto ou simplesmente mico.
Para jogar: Divida os alunos em grupos. Para cada grupo de quatro alunos distribua uma carta sem par (“mico”) e doze pares de aumentativo/diminutivo. Embaralhe as cartelas e distribua uma a uma para cada jogador.
Informe aos alunos que sem deixar que os colegas vejam, deverão procurar encontrar os pares nas cartelas recebidas. Caso seja encontrado, deverá mostrar para os demais jogadores e retirar o par para o lado, para posterior contagem de pontos.
Inicia-se a rodada por um aluno que escolhe, sem ver, uma carta da mão do colega que se encontra a sua direita. O aluno confere para ver se tem outra igual entre as suas cartas, com o objetivo de formar o par. Seguem-se tantas rodadas quantas forem necessárias para que todos os pares sejam encontrados.
Perde o jogo aquele que ficar com a carta sem par, o mico preto e ganha aquele que adquirir o maior número de pares.
Após os alunos confeccionarem os jogos permita que eles joguem. Você poderá sugerir que depois de algumas rodadas eles troquem de grupo, desta forma estarão trabalhando com outros pares de aumentativo/diminutivo. Instrua-os a copiarem em uma folha de papel a parte, os pares que conseguirem formar.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Registro da atividade
Professor, elabore com os alunos um texto sobre a atividade realizada anteriormente. Essa produção escrita poderá ser feita individualmente ou coletivamente. Se você optar pela segunda sugestão, os alunos deverão ditar suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntamente com os alunos, faça a revisão do texto e, finalmente, solicite que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa, a versão final do texto. Não se esqueça de registrar a opinião do aluno sobre a atividade realizada.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que digitem o texto por meio de KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como.
Após a digitação providencie a impressão do texto para eles, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.
Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.
Faça também, se preferir, exercícios onde correspondam palavras e seu diminutivo/aumentativo, exemplo:
1- Use “inho” ou “inha” para indicar que são coisas pequenas.
a- Não é uma borracha grande . É uma ___________.
b- Não é uma cadeira grande. É uma ___________.
c- Este não é um carro grande. É apenas um ________.
2- Nem sempre é assim! Observe:
maluco- maluquinho briga- briguinha
café- cafezinho mão- mãozinha
Escreva as palavras abaixo no quadro, observando a forma diferente para fazer o seu diminutivo.
chá amigo lago vento sapeca formiga jornal buraco barco
flor manga leitão careca soco frango sol pé morango
INHO / INHA | C __ QU | ZINHO / ZINHA | G __ GU |
3- Que tal produzir frases? Escolha quatro palavras no aumentativo e elabore duas frases interrogativas e duas frases exclamativas.
4- Fique atento ao fazer as atividades abaixo.
Fonte: http://www.pragentemiuda.org/2009/03/aumentativo-e-diminutivo.html (Acesso em 27/11/2011)
Você poderá encontrar outras atividades sobre diminutivo e aumentativo nos sítios:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23493
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u27.jhtm
http://criatividadepedagogica.blogspot.com/2010/02/diminutivos-e-aumentativos.html
http://educacao.uol.com.br/portugues/aumentativos-irregulares-grau-do-substantivo.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/grau-dos-substantivos.php
http://www.lpeu.com.br/a/Aumentativos-e-diminutivos.html
http://www.brasilescola.com/gramatica/o-grau-diminutivo-alguns-substantivos.htm (Acesso em 27/11/2011)
Professor, a avaliação é parte integrante de todo processo de ensino e aprendizagem e, desse modo, deve fazer parte de todas as diferentes atividades propostas ao longo do dia. Os critérios de avaliação devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos identificam os graus do substantivo em textos e frases, se são capazes de reconhecer o emprego adequado de palavras no aumentativo e no diminutivo nas diferentes situações de uso da língua. Verifique também, se têm capacidade de resolver atividades utilizando palavras no diminutivo e aumentativo. Porém, não se esqueça: a avaliação da atividade deverá acontecer durante seu desenvolvimento, ou seja, observe a interação entre os pares, as facilidades e as dificuldades encontradas durante as atividades propostas. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização das atividades lúdicas. Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2012
Cinco estrelasnossa isso me ajudou muito obrigado
05/09/2012
Cinco estrelasMuito bom