Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A origem do teatro grego

 

29/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer como surgiu o teatro e os principais personagens;
  • Identificar as características do teatro grego;
  • Criar máscaras semelhantes às utilizadas no teatro grego;
  • Interpretar uma peça de teatro grego.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de História e Língua Portuguesa ressaltando a importância dos povos gregos e a sua influência na formação cultural do teatro, da literatura e da língua.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula com as seguintes imagens:

undefined

Esquema de teatro grego

undefined

Teatro do Esculápio, em Epidauro, que abrigava 14 mil pessoas.

undefined

Mapa do teatro grego

Questione seus alunos como era um teatro grego?  Quais as características? O porquê do formato de ferradura? Como eram os personagens?

Conforme os alunos vão respondendo os questionamentos o professor deverá apresentar o tema a ser estudado: A origem do teatro grego.

Após a discussão o professor deverá propor a turma uma pesquisa sobre alguns elementos do teatro grego:

  • tragédia
  • comédia
  • Dionísio
  • Ésquilo
  • Aristófanes
  • máscaras
  • o teatro
  • diretores do coro
  • coro
  • corifeu
  • Téspis

A atividade deverá ser realizada em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na aula seguinte.

Atenção professor! Sugerimos que os alunos utilizem a ferramenta Google Docs para desenvolver os trabalhos de forma colaborativa. Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta sugerimos os tutoriais: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs” Disponível em: http://docs.google.com/View?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&pageview=1&hgd=1&hl=pt_BR e “Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs” disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR.

Aula 02: apresentação dos resultados.

Nessa aula os alunos deverão apresentar o resultado das pesquisas e o professor deverá complementar o conteúdo quando necessário.

Aula 03: Escolhendo uma peça de teatro grego.

O professor deverá apresentar para turma a peça de teatro Antígona de Sófocles, disponivel em: http://www.scribd.com/doc/6012901/sofocles-antigona

O professor deverá apresentar o enredo da peça e fazer a leitura de alguns trechos com a turma.

Atenção professor! Como o te xto é extenso, separe alguns trechos importantes para debater em sala e proponha que os alunos realizem a leitura de toda a peça em casa.

Agora que os alunos já conhecem a temática abordada na peça, a turma será dividida em grupos, e cada grupo irá escolher um trecho da peça para representar.

Após a leitura de toda a pe ça, o professor deverá auxiliar os grupos r esponsáveis sobre cada trecho a ser representado e as adaptações necessárias.

Aula 04: Produção das máscaras

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a origem do teatro grego, já definiram a peça a ser apresentada, é hora de construir o personagem, isto é, construir a máscara a ser utilizada na apresentação.

undefined

Máscara Grega

O professor deverá relembrar com os alunos o significado das máscaras e qual o objetivo dos atores.

Atenção professor! Para essa etapa da atividade será necessário reservar mais uma aula, visto que é o tempo necessário para que as máscaras estejam secas para receber a pintura.

Para essa atividade sugerimos a criação de máscaras de papel, para isso siga os passos:

1) Materiais necessários:

  • papel higiênico (quantidade de rolos deve corresponder a quantidade de alunos);
  • uma bacia;
  • uma colher de farinha de trigo;
  • meia xícara de cola branca e;
  • duas colheres de vinagre.

2) Construindo a massa:

  • Os alunos rasgam o papel e colocam-no de molho na bacia com água.
  • Depois que o papel estiver dissolvido, espremem-no, eliminando o excesso de água.
  • Retiram a água da bacia.
  • Colocam na bacia uma colher de farinha de trigo, meia xícara de cola branca e duas colheres de vinagre.
  • Misturam bem até formar uma massa homogênea.

3) Construindo a máscara:

  • Em uma folha de papel tamanho A3 desenhar o formato da máscara que pretendem construir, determinando o espaço para os olhos, nariz e boca.
  • Com a massa deverão modelar a máscara, dando volume e detalhes para expressão.
  • Terminado a modelagem deixe secar.

4) Acabamento:

  • Os alunos deverão pintar as máscaras e colar adereços (fitas, tecidos, jornais, purpurinas, lantejoulas, etc) caso seja necessário.
  • É importante que o professor oriente os alunos para que as máscaras pareçam o mais semelhante possível com as máscaras gregas.
  • Terminado o acabamento deixe a máscara em local arejado para secar.

Aula 05: Ensaio geral

Nessa aula os grupos deverão fazer uma apresentação apenas para turma, para verificar a postura, entonação, domínio do texto, oralidade, uso da máscara, marcações de diálogo e posição.

O professor ficará responsável por verificar o tempo de cada apresentação, a ordem das apresentações e orientar os alunos com relação ao texto, postura, expressão oral e corporal, etc.

Aula 06: Apresentação

Para apresentação é importante que o professor reserve um espaço na escola que remeta as características do teatro grego.

Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresentações e contextualize para o público a origem do teatro grego.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade.

Vídeo Gesto... orientações para o professor durante as avaliações.

A avaliação deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, sugerimos uma ficha de avaliação com alguns critérios a serem analisados a cada aula:

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 1/13 - 7.69%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.