29/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Atenção Professor! Sugerimos que essa aula seja trabalhada em conjunto com as disciplinas de História e Língua Portuguesa ressaltando a importância dos povos gregos e a sua influência na formação cultural do teatro, da literatura e da língua.
O professor deverá iniciar a aula com as seguintes imagens:
Esquema de teatro grego
Teatro do Esculápio, em Epidauro, que abrigava 14 mil pessoas.
Mapa do teatro grego
Questione seus alunos como era um teatro grego? Quais as características? O porquê do formato de ferradura? Como eram os personagens?
Conforme os alunos vão respondendo os questionamentos o professor deverá apresentar o tema a ser estudado: A origem do teatro grego.
Após a discussão o professor deverá propor a turma uma pesquisa sobre alguns elementos do teatro grego:
A atividade deverá ser realizada em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na aula seguinte.
Atenção professor! Sugerimos que os alunos utilizem a ferramenta Google Docs para desenvolver os trabalhos de forma colaborativa. Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta sugerimos os tutoriais: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs” Disponível em: http://docs.google.com/View?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&pageview=1&hgd=1&hl=pt_BR e “Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs” disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&hl=pt_BR.
Aula 02: apresentação dos resultados.
Nessa aula os alunos deverão apresentar o resultado das pesquisas e o professor deverá complementar o conteúdo quando necessário.
Aula 03: Escolhendo uma peça de teatro grego.
O professor deverá apresentar para turma a peça de teatro Antígona de Sófocles, disponivel em: http://www.scribd.com/doc/6012901/sofocles-antigona
O professor deverá apresentar o enredo da peça e fazer a leitura de alguns trechos com a turma.
Atenção professor! Como o te xto é extenso, separe alguns trechos importantes para debater em sala e proponha que os alunos realizem a leitura de toda a peça em casa.
Agora que os alunos já conhecem a temática abordada na peça, a turma será dividida em grupos, e cada grupo irá escolher um trecho da peça para representar.
Após a leitura de toda a pe ça, o professor deverá auxiliar os grupos r esponsáveis sobre cada trecho a ser representado e as adaptações necessárias.
Aula 04: Produção das máscaras
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a origem do teatro grego, já definiram a peça a ser apresentada, é hora de construir o personagem, isto é, construir a máscara a ser utilizada na apresentação.
Máscara Grega
O professor deverá relembrar com os alunos o significado das máscaras e qual o objetivo dos atores.
Atenção professor! Para essa etapa da atividade será necessário reservar mais uma aula, visto que é o tempo necessário para que as máscaras estejam secas para receber a pintura.
Para essa atividade sugerimos a criação de máscaras de papel, para isso siga os passos:
1) Materiais necessários:
2) Construindo a massa:
3) Construindo a máscara:
4) Acabamento:
Aula 05: Ensaio geral
Nessa aula os grupos deverão fazer uma apresentação apenas para turma, para verificar a postura, entonação, domínio do texto, oralidade, uso da máscara, marcações de diálogo e posição.
O professor ficará responsável por verificar o tempo de cada apresentação, a ordem das apresentações e orientar os alunos com relação ao texto, postura, expressão oral e corporal, etc.
Aula 06: Apresentação
Para apresentação é importante que o professor reserve um espaço na escola que remeta as características do teatro grego.
Convide a comunidade escolar para prestigiar as apresentações e contextualize para o público a origem do teatro grego.
Teatro grego: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=660
Teatro grego: http://www.brasilescola.com/historiag/teatro-grego.htm
O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade.
Vídeo Gesto... orientações para o professor durante as avaliações.
A avaliação deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno. Sendo assim, sugerimos uma ficha de avaliação com alguns critérios a serem analisados a cada aula:
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/05/2014
Cinco estrelasMuito bom!
12/04/2012
Cinco estrelasgostei algo creativo
04/12/2011
Cinco estrelasexlente aula
17/06/2011
Cinco estrelasEU ACHEI MUITO INTERESSANTE O MODO COMO VOCÊS COLOCAM A DINÂMICA DO TRABALHO, FOI MUITO INSTRUTIVO.
15/03/2011
Cinco estrelas- muito boa esta aula, gostei muito aprendi demais, e aproveitei a idéia para fazer a mascara. espero que dê tudo certo no meu trabalho. Obrigada
14/10/2010
Cinco estrelasA aula da colega (Juliana) foi muito dez. Pois ela utilizou-se de recursos visuais para mostrar aos alunos o formato dos locais onde era desenvolvida a arte da oralidade e as apresentações teatrais. Isto é, o local além de ser propício para uma visão panorâmica, o ouviente e assistente tinha a oportunidade de perceber todos os gestos e ações do orador/ator.
22/09/2010
Duas estrelasacho q deveria explicar mais um pouco + as imagens estao legais. gostei somente disso. sou uma aluna da 8 serie e gostaria de + explicaçoes como falei. obrigada...........
02/08/2010
Quatro estrelasÓtimo projeto. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasSugerir esta aula para o nosso professor de História e de Arte porque achei muito bom este trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante.
24/03/2010
Quatro estrelasparabéns pelo trabalho, foi muito bem elaborado.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei Não sou da área, estou começandop e agora e estava precisando de um norte. Caso tenha mais algum material, e puder enviar pra mim, ficaria imensamente agradecida