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UCA - Conhecendo a argumentação: tipos de argumentos

 

12/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar diferentes tipos de argumentos.
  • Verificar, por meio da análise de textos argumentativos, a função  de diferentes tipos de argumentos  utilizados  com a intenção de convencer o leitor sobre uma determinada opinião.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura do texto argumentativo.
Estratégias e recursos da aula
  •  
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

professor 

Disponível em:

http://litteratech.blogspot.com/2010/06/tipos-de-argumento.html

Argumentar é inerente ao ser humano, é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções para fundamentar determinado pensamento ou ideia. Mas como construir uma argumentação? Um texto argumentativo visa convencer, persuadir, levar o leitor a concordar com uma determinada linha de raciocínio. Assim, a escolha dos argumentos é fundamental para que se alcancem tais objetivos.

Atividade 1

Observação: Esta aula possibilita  um trabalho interdisciplinar com outras áreas de conhecimento, tais como Ciências e Geografia.

1. O professor  deverá  exibir no K-presenter  o anúncio seguinte sobre  a campanha nacional “Saco é um saco” lançada pelo  Ministério do Meio Ambiente  em junho  de 2009,  que visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

sacoéumsaco sacoéumsaco sacoéumsaco         sacoéumsaco

 Disponível em:

http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal104/senado_verde.aspx

2. O professor deverá conversar com os alunos sobre a campanha, perguntando a eles:

a. Você já conhece essa campanha? Com que finalidade ela foi criada? O que essa campanha defende?

b. Explique o trocadilho  presente no slogan “Saco é um saco” .

c. É grande o consumo diário de sacolas plásticas no Brasil. Quais são prejuízos que esse consumo causa ao meio ambiente e consequentemente a nossa saúde?

d. Você concorda que dar preferência a sacolas retornáveis é uma alternativa mais sustentável para evitar o consumo de sacos plásticos e evitar os impactos ambientais que eles causam?

e. Você apoia essa campanha? Por quê?

f. Que argumentos você utilizaria para convencer alguém a aderir  à campanha “Saco é um saco”?

 

Atividade 2

1. O professor solicita aos alunos que em dupla acessem os sites abaixo para assistirem aos vídeos sobre a campanha “Saco é um saco”, criada  pelo Ministério do Meio Ambiente apoiado pelo Walmart.

a. Saco é um saco - Ciclos

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=atVI4zrwtbM

b. Saco é um saco - Junior

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UBWBsmeESKM

c. Saco é um saco - Natal

http://www.youtube.com/watch?v=4oLbkJUt4LY&feature=player_embedded

 

2. Observe o texto do  primeiro vídeo (a):

Os sacos plásticos são um dos maiores culpados pelas enchentes, sem falar que saco plástico polui e leva até quatrocentos anos para se decompor. Dê um final feliz para essa história: recuse, reduza, reutilize. Saco é um saco.

Quais são os argumentos utilizados  para reforçar a ideia de que “saco é um saco”?

 

3. Reveja o segundo vídeo e responda (b):

Por que as sacolas plásticas são um saco para você, para a cidade e para o planeta e para o futuro?

Por que as sacolas retornáveis “ são um saco, mas não são um saco”?

 

4. Reveja o  terceiro vídeo (c) e responda:

Qual o argumento  foi apresentado para convencer as pessoas a um consumo consciente de sacolas plásticas?

 

Aula 02 ( 50 minutos)

 

Atividade

O professor solicita aos alunos que, em dupla, acessem a página abaixo para lerem o artigo “A farra dos sacos plásticos”, escrito por André  Trigueiro.

 

A farra dos sacos plásticos

O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora.

sacolas

Disponível em:

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/95901/2011/08/30/campanha-quer-banir-o-uso-da-sacola-de-plastico.html

 

O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas.

Quem recusa a embalagem de plástico é considerado, no mínimo, exótico. Outro dia fui comprar lâminas de barbear numa farmácia e me deparei com uma situação curiosa. A caixinha com as lâminas cabia perfeitamente na minha pochete. Meu plano era levar para casa assim mesmo. Mas num gesto automático, a funcionária registrou a compra e enfiou rapidamente a mísera caixinha num saco onde caberiam seguramente outras dez. Pelas razões que explicarei abaixo, recusei gentilmente a embalagem.

A plasticomania vem tomando conta do planeta desde que o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico em 1862. O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna. Mas os estragos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções. Feitos de resina sintética originadas do petróleo, esses sacos não são biodegradáveis e levam séculos para se decompor na natureza. Usando a linguagem dos cientistas, esses saquinhos são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, e é impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.

No Complexo do Alemão, plásticos não biodegradáveis se juntam ao lixo nas ruas.

No caso específico das sacolas de supermercado, por exemplo, a matéria-prima é o plástico filme, produzido a partir de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados em vazadouros, esses sacos plásticos impedem a passagem da água - retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis - e dificultam a compactação dos detritos.

Essa realidade que tanto preocupa os ambientalistas no Brasil, já justificou mudanças importantes na legislação - e na cultura - de vários países europeus. Na Alemanha, por exemplo, a plasticomania deu lugar à sacolamania. Quem não anda com sua própria sacola a tiracolo para levar as compras é obrigado a pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos. O preço é salgado: o equivalente a sessenta centavos a unidade.

A guerra contra os sacos plásticos ganhou força em 1991, quando foi aprovada uma lei que obriga os produtores e distribuidores de embalagens a aceitar de volta e a reciclar seus produtos após o uso. E o que fizeram os empresários? Repassaram imediatamente os custos para o consumidor. Além de anti-ecológico, ficou bem mais caro usar sacos plásticos na Alemanha.

Na Irlanda, desde 1997 paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. A criação da taxa fez multiplicar o número de irlandeses indo às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha, e mochilas. Em toda a Grã-Bretanha, a rede de supermercados CO-OP mobilizou a atenção dos consumidores com uma campanha original e ecológica: todas as lojas da rede terão seus produtos embalados em sacos plásticos 100% biodegradáveis. Até dezembro deste ano, pelo menos 2/3 de todos os saquinhos usados na rede serão feitos de um material que, segundo testes em laboratório, se decompõe dezoito meses depois de descartados. Com um detalhe interessante: se por acaso não houver contato com a água, o plástico se dissolve assim mesmo, porque serve de alimento para microorganismos encontrados na natureza.
 

Mau exemplo: lixão em SP recebe 250 toneladas por dia.

Não há desculpas para nós brasileiros não estarmos igualmente preocupados com a multiplicação indiscriminada de sacos plásticos na natureza. O país que sediou a Rio-92 (Conferência Mundial da ONU sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente) e que tem uma das legislações ambientais mais avançadas do planeta, ainda não acordou para o problema do descarte de embalagens em geral, e dos sacos plásticos em particular.

(...)

É preciso declarar guerra contra a plasticomania e se rebelar contra a ausência de uma legislação específica para a gestão dos resíduos sólidos. Há muitos interesses em jogo. Qual é o seu?

O jornalista André Trigueiro é redator e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, desde 1996. Na Rádio Viva Rio AM (1180 kwz ), Trigueiro apresenta o programa Conexão Verde, de segunda a sexta. Nele, aborda temas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O jornalista é pós-graduado em Meio Ambiente pela MEB COPPE/UFRJ (2001).

Por André Trigueiro

Disponível em:

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/a_farra_dos_sacos_plasticos.html

 

II – Após a leitura do texto e discussão sobre a temática nele abordada, os alunos deverão responder, em grupo, às questões propostas sobre o texto.

1.  Em um artigo de opinião, o autor expõe seu posicionamento sobre  um tema atual e de interesse de muitos.

a. Qual é o assunto tratado  no artigo “A farra dos sacos plásticos”? Transcreva do primeiro parágrafo  uma frase que apresenta o assunto abordado.

b. O consumo de sacolas plásticas é abordado no artigo sob que aspecto?

2. As sacolas plásticas são apontadas como um grande problema ambiental. Qual é a opinião do autor do artigo a respeito do tema?

3. De acordo com o texto, o consumo de sacolas plásticas tornou-se  um hábito cultural, o que significa  que todos os consumidores é responsável por ele.

 

Transcreva do texto uma passagem que comprove a afirmação acima.

 

4. Para convencer o leitor  a respeito de sua opinião sobre o consumo de sacolas plásticas, o autor apresenta diferentes tipos de argumentos.

A exemplificação é um recurso argumentativo é bastante usado, visando fornecer esclarecimentos a partir de dados concretos. Isso comprova que a opinião defendida não se baseia apenas em uma visão pessoal.

 

a. O autor defende a ideia de que o uso indiscriminado de sacos plásticos é nocivo. Qual é a explicação apresentada para justificar essa opinião?

b. Qual é o efeito que essa exemplificação  pode causar no leitor?

5. Os textos argumentativos podem usar dados de instituições de pesquisa, declarações de autoridades no assunto em questão para sustentar a opinião defendida. Estas podem ser reproduzidas literalmente – entre aspas – ou apenas mencionadas. Esse tipo de argumento recebe o nome de argumento de autoridade.

 

Identifique no texto lido exemplos de argumentos de autoridade.

6.  Dados numéricos podem ser utilizados como argumentos em um texto para  dar mais objetividade à argumentação.

a. O artigo apresenta dados numéricos? Quais são eles?

b. Em relação ao assunto abordado, qual é a importância desses dados para o artigo?

 

7.  Discuta com seu colega e conclua: por que o argumento de autoridade, os exemplos e dados numéricos são argumentos eficazes em  textos  de opinião?

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

Produza um artigo expondo sua opinião sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

O título de seu artigo poderá ser o slogan do anúncio da Walmart com o apoio do Ministério do Meio ambiente, qual seja: “Saco é um saco”.

Lembre-se de que as ideias defendidas em um artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, portanto o autor deve primar pela  veracidade dos elementos apresentados,  assinando o texto no final – escrito em primeira pessoa.

Para sustentar e defender sua opinião, procure utilizar argumentos de autoridade, exemplos e dados numéricos de fontes concretas. Para isso, além dos textos estudados, utilize como fonte de dados, o vídeo seguinte:

Vídeo: Momento ambiental sacolas plásticas

http://www.youtube.com/watch?v=wiVOR350Y4s

Plastivida – Jornal Nacional – Sacolas Plásticas

http://www.youtube.com/watch?v=5tCFFUvfBF8&feature=related

Recursos Complementares

1. Para ampliar as informações sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos, os alunos poderão assistir aos vídeos:

Sacola biodegradável

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Dvt3_JaUlXs&feature=related

Belo Horizonte proíbe as sacolas plásticas convencionais

http://www.youtube.com/watch?v=ZIxP46ANMvU&feature=related

2. Sobre tipos de argumentos os alunos poderão pesquisar nos sites seguintes:

http://grupoinfo03.blogspot.com/2010/05/tipos-de-argumentos-na-dissertacao.html

http://www.brasilescola.com/redacao/a-argumentacao.htm

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – Conhecendo a argumentação: tipos de argumentos. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar diferentes tipos de argumentos na construção do texto argumentativo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

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