Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física a Qualquer Hora

 

22/08/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente;
  • Organizar o tempo para a prática desportiva;
  • Adequar espaços para a prática de esportes físicos;
  • Valorizar a prática da atividade física.
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessita de ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, ao iniciar este aula, procure colocar a questão dos esportes na vida do ser humano, em seu cotidiano, na sua experiência diária. Dê exemplos práticos de como é importante manter-se sempre em atividade. Na hora de correr para pegar um ônibus, ou quando se sobe uma escadaria, ou mesmo pela simples procura de uma diversão, o bem estar físico reflete na vida toda, inclusive com a chegada da velhice. Divida a turma em três grupos e, para cada grupo, indique um vídeo a seguir:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=L1bbk3eUEOY

beneficios

http://www.youtube.com/watch?v=0XWV7kx9fwk

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=Dnyl31M93zo

Cada grupo terá que escolher o nome-título do próprio traballho a ser apresentado, além de sociabilizar a idéia discutida e apresentada pelos mesmos. Os compenentes dos grupos debaterão, por um tempo não superior a 15 minutos, o video escolhido e apresentarão rapidamente as idéias à classe fazendo com que todos complementem as exposições.

É importante que os alunos sejam levados a uma reflexão dos hábitos alimentares, da vida comum, do dia-a-dia. Conhecer o prórpio corpo é mais do que simplesmente dar nomes às partes, mas também respeitá-lo.

Dica 2Abordar as atividades circenses como práticas para serem desenvolvidas em ambientes menores e com resultados tão expressivos quanto uma corrida também é um ponto interessante. Como link eu indico http://www.youtube.com/watch?v=kv4OvIE7VZg

Colocar os motivos pelos quais as pessoas se justificam para não fazerem atividade esportiva e tentar responder cada questionamento é um bom direcionamento para a segunda aula.

ObservaçãoO número de alunos pode ter grande variedade de turma para turma, portanto se justifica a variação do modo como apresentar. Caso haja muitos alunos, é interessante a apresentação em forma teatral. Caso haja poucos alunos, uma apresentação em forma de explanação de idéias já se faz suficiente. Viver a experiência na parte física supera qualquer relato, abstração ou comprometimento.

Aula 2

Com base em todos os relatos, com base nas experiências pessoais e ocupando-se de uma sala de atividade física, ou um ginásio, desde que se tenha bom espaço, os alunos serão convocados a colocar em prática a execução de alguma atividade física, podendo ser em grupo ou não, independente do espaço determinado pelo professor. Circo é fei to com artefatos que m uitas vezes são enco ntrados na rua, tal como pular corda, pular com várias cordas, se manter em cima de uma prancha tendo como base uma lata de óleo grande ou uma garrafa pet, rodar bambolê, rodar vários bambolês e em várias partes do corpo, contorcionismo, podendo ser apenas um alongamento mais intenso, equilíbrio, seja com bolas, latas, caixinhas de fósforo, cabo de vassoura, com ou sem movimento, como também andar em cima de uma linha ou espaço pré definito em várias velocidades.

Dica 2Professor, você pode aprender algumas mágicas de fácil execução no link http://www.youtube.com/watch?v=q7HdZI-ueq8&feature=fvsr ; e aproveitando a aula , demonstrar para os alunos e depois até explicar, por se tratar de coordenação motora fina, também é interessante o aprendizado.

Observação Professor, o senhor pode começar com as atividades que usem grandes espaços e, gradativamente, vá diminuindo para demosntrar como a atividade sempre é baseada nos próprios conhecimentos. Quanto menor o espaço, mais difícil se torna a realização de uma atividade d ispersiva, e maior é o desafio de sua execução.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=_B0zdXsHkdo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90

http://www.youtube.com/watch?v=xHM0b36PO8Q

Avaliação

A avaliação será o interesse e o envolvimento dos alunos na aula, podendo também ser demonstrado em prova teórica formal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 5/10 - 50%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 4/10 - 40%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lenise, Secretaria Municipal de Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    lenise@plugnet.psi.br

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem diversificada, com motivação para sua prática.


  • luzinete dos santos silva leite, Ufal , Alagoas - disse:
    luzineteleite82@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    regular


  • Dani, Escola 8 de maio , Mato Grosso do Sul - disse:
    danisramos@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito Boa!!! adorei a idéia


  • roberto kroeff, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO , Rio Grande do Sul - disse:
    roberto_cade@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOM, VOU CRIAR EM CIMA DESTA AULA


  • eliane fernandes, escola imaculada , Paraná - disse:
    elianefm02@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, pois nos dá uma abordagem muito grande para fazer com que os jovens deixem de lado a ociosidade. Pois com este trabalho tenho certeza de mudança de comportamento.


  • Dilce Mello, CEAAT - CEACM , Bahia - disse:
    dilmello@ibest.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito dá aula, pois, os professores bolas deveriam usar a criatividade de pedagogo e educador e medias aulas reflexivas tanto na parte prática como teórica.


  • SandraPelissari Monteiro coelho, Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz , Mato Grosso - disse:
    sandrapmcoelho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Realmente, nos temos que ensinar os nossos alunos a conhecer o próprio corpo, e assim pode se desenvolver atividades físicas em qualquer lugar e qualquer hora, pois atividades físicas podem ser feitas a qualquer momento , você estando no trabalho , na escola , na rua, em casa, só temos que usar o nosso corpo de maneira correta para fazer nossas atividades do dia a dia. Portanto não precisamos estar em uma academia ou uma quadra poliesportiva para estar desempenhando uma atividade física.


  • Vanildon Zangrando Muradi, EE Dr. Joaquim Silvado , São Paulo - disse:
    vz.muradi@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atualmente os nossos alunos necessitam de uma maior mobilidade dentro do esporte e também um melhor conhecimento no que diz respeito à participação coletiva. O conhecimento dos esportes e de suas habilidades é muito importante para que possam fazer um relacionamento entre o esporte e o seu cotidiano. Adorei a idéia e uma boa hora para que o nosso esporte cresça de uma forma organizada.


  • Rosinei, EEEB Alfredo Treuherz , Mato Grosso - disse:
    rosineibertoldo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    nossa adorei a aula... muito boa!


  • claudia leal, secretaria municipal de educação , Piauí - disse:
    claudia_lealgeisinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito das dicas desta aula principalmente os videos ,gosto muito de dinamizar minhas aulas.E este plano de aula trabalha o mais importante a conscientização da importancia desta disciplna para o corpo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.