Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como podemos ensinar cidadania para crianças de forma interdisciplinar? (UCA)

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender globalmente a história;
  • Inferir informações a partir da história lida pela professora;
  • Produzir textos;
  • Reconhecer por meio do diálogo reflexivo suas ações no cotidiano;
  • Fazer operações matemáticas envolvendo situações problemas.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Professor, verifique se os alunos sabem inferir informações. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

 

 

 

Grupo de Alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e apresente o livro “Meus lápis de cor são só meus” de Ruth Rocha. Conte a história de forma que os alunos fiquem em posição bem confortável e prestem bastante atenção.

OS LÁPIS DE COR SÃO SÓ MEUS

Fonte imagem: http://www.americanas.com.br/produto/5513130/livros/infantojuvenil/literaturainfantil/livro-meu-lapis-de-cor-sao-so-meus# (acesso em 07/12/11)

 

MEUS LÁPIS DE COR SÃO SÓ MEUS

A Lulu estava muito contente naquele dia.
É que era o dia do aniversário dela.
Quando ela chegou da escola já encontrou a mamãe preparando a festa.

O bolo já estava pronto, os brigadeiros, as balas e os pirulitos.
O papai estava enchendo as bolas e a tia Mari estava botando a mesa na sala.
Todos almoçaram na cozinha para não atrapalhar as arrumações.

Então Lulu tomou banho e vestiu sua roupa nova, que a mamãe tinha comprado para ela. E se arrumou toda e a mamãe botou nela um pouquinho de água de colônia.

O primeiro convidado que chegou foi o priminho da Lulu, o Miguel.
Depois chegou a Taís, o Arthur e o Caiã e todos os colegas do colégio.

E ficaram todos brincando no jardim.

Aí todos entraram para abrir os presentes.

Depois foram soprar as velinhas e cantar parabéns.

Lulu gostou de todos os presentes, mas o que ela mais gostou foi da caixa grande de lápis de cor que se abria feito uma sanfona e que tinha todas, mas todas as cores, mesmo.

Depois que todos foram embora a Lulu foi dormir e ela até botou a caixa de lápis de cor do lado da caminha dela.

Então, logo de manhã, a Lulu já se sentou na mesa da sala, pegou o bloco grande de desenho e começou a fazer um desenho bem bonito, com seus novos lápis. Aí chegou o Miguel, que veio passar o dia com ela.

Ele se sentou junto da Lulu e disse que também queria desenhar.
Mas Lulu não quis nem por nada emprestar os lápis a ele.
- Os meus lápis de cor são só meus! – ela disse.

A mãe de Lulu ficou zangada:
- Que é isso, minha filha? Os dois podem desenhar muito bem. Empreste os lápis para o seu primo!
Mas o Miguel já estava enjoado dessa conversa, e foi para fora andar de bicicleta.

A Lulu desenhou casinhas e desenhou bonecas e desenhou um pato e um elefante. E pintou todos os desenhos com seus lápis novos e mostrou para a mamãe. Mamãe disse que estavam todos ótimos, mas que ela guardasse os desenhos e os lápis que ela precisava preparar a mesa para o almoço.

A Lulu juntou todos os lápis, mas, em vez de guardar na caixa, que é o melhor jeito para se guardar lápis, ela botou os lápis em cima do bloco e foi para o quarto, equilibrando tudo.

Ela foi subindo as escadas, subindo as escadas, até que já estava chegando lá em cima, quando ela perdeu o equilíbrio e deixou os lápis caírem todos escada abaixo. Os lápis rolaram pela escada e foram batendo, batendo, batendo nos degraus.

A Lulu desceu as escadas e viu que todas as pontas dos lápis estavam quebradas. Então ela começou a chorar, que os lápis estavam estragados e que nunca mais ela ia poder desenhar. O Miguel, que estava brincando lá fora, veio correndo apara ver o que tinha acontecido.

Então ele disse à Lulu:
- Não chore não, Lulu, eu vou buscar meu apontador lá em casa e eu aponto todos os seus lápis. E ele foi e logo ele chegou com o apontador.

O Miguel apontou todos os lápis da Lulu.
Então a Lulu convidou:
- Miguel, você não quer desenhar comigo?

E o Miguel veio e eles fizeram uma porção de desenhos, e o Miguel ensinou a Lulu a fazer um automóvel e a Lulu ensinou o Miguel a fazer um elefante. Aí o Miguel ensinou a Lulu a fazer um foguete que voava direitinho. E a Lulu ensinou o Miguel a recostar umas bonecas engraçadas.

E a Lulu se divertiu muito mais do que quando ela ficava desenhando sozinha...
 

Fonte: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_01.htm (acesso em 07/12/11)

 

Logo em seguida, peça que acessem a internet por meio de seus netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio http://www.youtube.com/watch?v=UF3LehXtde8 (acesso em 07/12/11). Ele traz um vídeo teatralizado da história “Meus lápis de cor são só meus”.

É interessante que os alunos tenham acesso às diferentes formas de exposição artística de uma obra, seja por meio da escrita, do teatro, das artes visuais, da música, entre outras.

Para finalizar a 1ª atividade eles poderão continuar com seus netbooks e ilustrar a parte da história que mais gostaram utilizando aferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). Imprima os desenhos para colarem no painel da 3ª atividade.

 

2ª Atividade –  aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA – ESPAÇO DE REFLEXÃO

RODINHA

Fonte imagem: Acervo da autora - Alunos do 1º ano “D” da Escola de Educação Básica da UFU – Roda de Conversa –

Professor, após as várias formas de apreender a história, organize a turma em roda de conversa e instigue o diálogo partindo da problemática apresentada na obra: o egoísmo. Trabalhe a capacidade de Inferir o sentido do texto. Ao final, solicite que os alunos expliquem o que a autora quis dizer e fotografe e/ou filme o momento. Utilize a WxCam    instalada na área de trabalho do netbook.

 

- Qual foi minha última ação egoísta na sala de aula? E em casa?

- Me reconheço enquanto uma pessoa egoísta?

- O que eu não gosto de partilhar com meus colegas? O que gosto?

- Se eu me considero egoísta o que posso fazer para ter ações mais fraternas, mais cidadãs?

 

Professor, após as discussões peça que os alunos acessem a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta e imprima para eles colarem no caderno.

  

                                                                              TAREFA DE CASA

 

 

Tarefa de Casa 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME:

DATA: __/___/____

AÇÕES CIDADÃS

Lista de ações cidadãs que eu e minha família temos o hábito de realizar:

________________________________________________________

 _______________________________________________________

 _______________________________________________________

 

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.   

 

PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA

 

Professor, resgate a tarefa de casa trazida pela turma. Peça para algumas crianças relatarem a lista das AÇÕES CIDADÃS que ela e sua família têm o hábito de realizar. Tenha o cuidado para não haver competição de quem é o “mais cidadão”. Outro cuidado é com as crianças que trouxeram poucos exemplos.

Agora, vocês já têm material suficiente para construírem um texto coletivo que retrate as AÇÕES FRATERNAS, CIDADÃS da turma. Depois do texto produzido montem um painel e colem em volta os desenhos confeccionados na 1ª atividade para exposição na sala de aula com a devida referência (Obra baseada em “Meus lápis de cor são só meus” de Ruth Rocha).

 

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

AÇÕES CIDADÃS DA TURMA DO TESOURO

 

 ___________________________________________________________________

 ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

 ___________________________________________________________________

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.   

 

PROBLEMATOTECA

 

Professor, sabemos que podemos ensinar cidadania para crianças de forma interdisciplinar utilizando o conhecimento matemático. Para isto, proponha uma problematoteca envolvendo números e operações relativas às situações já experimentadas na sala, como o orgulho, o egoísmo, a partilha, a solidariedade, entre outras.

 

 

Atividades

PROBLEMATOTECA

1). Hoje, na atividade de Artes Visuais, Gabriela usava 24 lápis de cor. Natália pediu 7 lápis emprestados.  Com quantos lápis Gabriela terminou a atividade?

 

 

 2). Paulo Henrique tem 3 brinquedos do Ben 10, e pegou mais 5 brinquedos de outros  colegas sem pedir. Com quantos brinquedos Paulo Henrique brincou? Será que os colegas ficaram  felizes com a atitude dele?

 

 

3). Laura trouxe 12 lápis de cor. Na atividade em grupo distribuiu entre ela e mais duas colegas, quantos lápis cada uma recebeu?

 

 

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf (acesso em 07/12/11) Material que versa sobre Ética e Cidadania

Avaliação

Professor, a avaliação é um processo que permeia todo  trabalho e as atividades sugeridas a partir da história, lhe oferecerão informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de inferência e de interpretação textual. A produção escrita demonstra a capacidade de elaboração e a oralidade dos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema. Além da aprendizagem de conteúdos em Língua Portuguesa e Matemática, esta atividade traz uma questão de avaliação permanente sobre nossas relações de convivência, a qual envolve a ética e a cidadania.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luzinete, microbiologista , Rio de Janeiro - disse:
    lubiologica@gmail.com

    17/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito obrigada!!!! sou mãe e bióloga. Coloquei em pratica, com minha filha e meus sobrinhos.....E O RESULTADO FOI ÓTIMO!!!! Muito obrigada.


  • Veronica Ferreira Mimo, Centro Educacional Tereza Fróes , Bahia - disse:
    ve_mimo37@hotmail.com

    27/01/2014

    Cinco estrelas

    Achei o tema bastante oportuno, bem como o material e as estratégias utilizadas. Obrigada!


  • Ana Claudia Oliveira Rocha, Instituto Filippo Smaldone , Ceará - disse:
    ana_velvet@yahoo.com.br

    04/05/2012

    Quatro estrelas

    A história apresenta uma moral bem interessante, que consiste na importância da partilha e da socialização na construção de novos conhecimentos. São valores que desde cedo devem ser trabalhados nas crianças, com o intuito de desenvolver a tolerância e o trabalho em equipe. Outro ponto forte da aula foi a interdisciplinaridade, que torna o conteúdo lúdico e significativo. Podemos, ainda, propor uma atividade de Ciências: Vamos descobrir novas cores? Já pensou que divertido poderia ser?!


  • Marcos Alves dos Santos, SESI DR SÃO PAULO , São Paulo - disse:
    marcosime@gmail.com

    06/04/2012

    Quatro estrelas

    Não é intenção minha falar sobre a aula (já que não trabalho com essa faixa etária). Mas o tema dela me lembrou um excelentíssimo texto do Prof. José Sérgio - "Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?". Fica a indicação para quem desejar: http://rizomas.net/arquivos/Carvalho_podem-a-etica-e-a-cidadania-ser-ensinadas.pdf Boa leitura! Parabéns pelo tema, Kellen!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.