Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reino Vegetal: conhecendo os diferentes frutos – UCA

 

12/12/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais frutos do Brasil.

Apresentar a diferenciação entre frutos e pseudofrutos.

Explicar os possíveis benefícios que os frutos fazem para a saúde.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre frutos.

Estratégias e recursos da aula

eseba      

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo os frutos

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1:Fruto
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fruto/fruto.php   acesso feito dia 05/12/2011

TEXTO 2: Frutos e Pseudofrutos
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/frutos-pseudofruto.htm     acesso feito dia 05/12/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – O que são os frutos? Explique.

2 – Como eles são formados?

3 – O que são os pseudofrutos?

4 – O que são frutos agregados?

5 – O que são frutos múltiplos?

6 – Qual é a função dos frutos?

7 – Quais são as três camadas que constituem um fruto?

8 – Qual a vantagem de muitos frutos serem saborosos, cheirosos e coloridos?

2ª atividade: viajando no conhecimento

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão se encontra disponível.

Vídeo 1 – Importância das frutas no organismo - iPED

frutos

Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=2w2dXskphNI  acesso feito dia 05/12/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Quais são os benefícios das frutas para o nosso organismo?

2 – Qual o melhor horário para comer uma fruta? Explique.

3 – O que são os bioflavonóides?

4 – Segundo os nutrólogos, qual o percurso que as frutas fazem no nosso organismo depois de ingeridas?

3ª atividade: pesquisando e aprendendo

pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de quatro integrantes para, usando o software  Kword, abrir a letra da música “Tropicana”, a qual deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Tropicana (Morena Tropicana)

Alceu Valença

Da manga rosa
Quero gosto e o sumo.
Melão maduro, sapoti, juá.
Jaboticaba, teu olhar noturno;
Beijo travoso de umbú cajá.

Pele macia,
Ai! carne de cajú!
Saliva doce, doce mel,
Mel de uruçú.

Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vem me desfrutar!
Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vou te desfrutar!

Morena Tropicana,
Eu quero teu sabor.
Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)

Da manga rosa
Quero gosto e o sumo.
Melão maduro, sapoti, juá.
Jaboticaba, teu olhar noturno;
Beijo travoso de umbú cajá.

Pele macia,
Ai! carne de cajú!
Saliva doce, doce mel,
Mel de uruçú.

Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vou te desfrutar!
Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vem me desfrutar!

Morena Tropicana,
Eu quero teu sabor.
Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)

Morena Tropicana,
Eu quero teu sabor.
Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)

Da manga rosa
Quero gosto e o sumo.
Melão maduro, sapoti, juá.
Jaboticaba, teu olhar noturno;
Beijo travoso de umbú cajá.

Pele macia,
Ai! carne de cajú!
Saliva doce, doce mel,
Mel de uruçú.

Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vou te desfrutar!
Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vem me desfrutar!

Morena Tropicana,
Eu quero teu sabor.
Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)
Morena Tropicana!...

Fonte: http://letras.terra.com.br/alceu-valenca/98324/ acesso feito dia 05/12/2011

Concluída a leitura da letra, cada um dos grupos deverá ser orientado pelo/a professor/a a selecionar cinco frutas contempladas pelo compositor e, em seguida, acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre as frutas selecionadas. Os sites abaixo podem ser sugeridos aos/as alunos/as:

http://www.suapesquisa.com/frutas/

http://www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp?menu=522

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre as frutas selecionadas, mais especificamente, a respeito dos seguintes tópicos:

Reino:
Divisão:
Classe:
Subclasse:
Ordem:
Família:
Subfamília:
Gênero: 

Além disso, os/as alunos/as devem ser solicitados a localizar imagens das frutas selecionadas, assim como receitas envolvendo as mesmas.

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações, imagens e receitas selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1 e 2 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos/as alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Experimento 1

 

 

 

      

 

 

 

Experimento 2

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Salada sempre jovem Experimento prático
Frutos Experimento prático
Recursos Complementares

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/frutos-pseudofruto.htm   acesso feito dia 05/12/2011

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto      acesso feito dia 05/12/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.