Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reino Vegetal: conhecendo as necessidades dos diferentes vegetais – UCA

 

12/12/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as condições necessárias para a sobrevivência dos vegetais.

Entender como os vegetais suprem suas necessidades.

Explicar o papel da transpiração na circulação de matéria nos vegetais.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre botânica.

Estratégias e recursos da aula

eseba  

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo a necessidade dos vegetais

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir o Textos 1, o qual deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Necessidades das plantas
Fonte: http://www.tradecorp.com.es/_pt/download/products/quelatos_arquivo1.pdf acesso feito dia 08/12/2011

Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1-     Qual a importância dos micronutrientes para os vegetais?

2-     Quais elementos são considerados micronutrientes?

3-     Quais são os elementos secundários nas necessidades dos vegetais?

4-     Defina o papel dos macronutrientes na absorção dos vegetais.

5-     Quais são os fatores que provocam a imobilização dos micronutrientes?

6-     Como é possível impedir a imobilização dos micronutrientes?

2ª atividade: navegando no conhecimento

 

atividades

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a visaulizar em seus netbooks os Recursos Didáticos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os recursos didáticos em questão se encontram disponíveis.

Em seguida, cabe ao/a professor/a promover uma discussão com os/as alunos/as sobre o sistema de absorção das plantas e a origem das cargas do solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª atividade: aprendendo um pouco

videos

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1: Biologia - Transpiração Vegetal - Parte 1 - 2

morfologia 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=66hRZOYYZyM fonte acesso feito dia 08/12/2011

Vídeo 2: Biologia - Transpiração Vegetal - Parte 2 - 2

morfologia 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v3K1cq1eMs&feature=related    acesso feito dia 08/12/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Como ocorre o processo de transpiração das plantas?

2 – Por que o processo de transpiração nas plantas é mais complexo do que o processo de evaporação?

3 – Como ocorre o movimento hídrico dos vegetais?

4 – Qual a importância da transpiração para os vegetais?

5 – Qual a função do xilema para os vegetais?

6 – Explique como ocorre o mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos.

7 – Como ocorre a transformação do amido?

8 – O que ocorre no vegetal quando não há presença de luz?

9 – Explique o que é fosforilase.

10 – Como funcionam os mecanismos hidroativo e fotoativo nos vegetais?

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1 e 2 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos/as alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

 

Experimento 1

 

 

 

 

 

 

Experimento 2

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Transpiração como mecanismo de transporte de água no xilema Experimento prático
Química na agricultura - Origem das cargas no solo Animação/simulação
Ficha plantas 1: respiração Experimento prático
Química na agricultura - Sistema de absorção das plantas e adubação Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.