12/12/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conhecer as condições necessárias para a sobrevivência dos vegetais.
Entender como os vegetais suprem suas necessidades.
Explicar o papel da transpiração na circulação de matéria nos vegetais.
Conhecimentos básicos sobre botânica.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir o Textos 1, o qual deverá ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Necessidades das plantas
Fonte: http://www.tradecorp.com.es/_pt/download/products/quelatos_arquivo1.pdf acesso feito dia 08/12/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1- Qual a importância dos micronutrientes para os vegetais?
2- Quais elementos são considerados micronutrientes?
3- Quais são os elementos secundários nas necessidades dos vegetais?
4- Defina o papel dos macronutrientes na absorção dos vegetais.
5- Quais são os fatores que provocam a imobilização dos micronutrientes?
6- Como é possível impedir a imobilização dos micronutrientes?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a visaulizar em seus netbooks os Recursos Didáticos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os recursos didáticos em questão se encontram disponíveis.
Em seguida, cabe ao/a professor/a promover uma discussão com os/as alunos/as sobre o sistema de absorção das plantas e a origem das cargas do solo.
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1: Biologia - Transpiração Vegetal - Parte 1 - 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=66hRZOYYZyM fonte acesso feito dia 08/12/2011
Vídeo 2: Biologia - Transpiração Vegetal - Parte 2 - 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4v3K1cq1eMs&feature=related acesso feito dia 08/12/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Como ocorre o processo de transpiração das plantas?
2 – Por que o processo de transpiração nas plantas é mais complexo do que o processo de evaporação?
3 – Como ocorre o movimento hídrico dos vegetais?
4 – Qual a importância da transpiração para os vegetais?
5 – Qual a função do xilema para os vegetais?
6 – Explique como ocorre o mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos.
7 – Como ocorre a transformação do amido?
8 – O que ocorre no vegetal quando não há presença de luz?
9 – Explique o que é fosforilase.
10 – Como funcionam os mecanismos hidroativo e fotoativo nos vegetais?
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos/as em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1 e 2 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos/as alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1
Experimento 2
Nome | Tipo |
---|---|
Transpiração como mecanismo de transporte de água no xilema | Experimento prático |
Química na agricultura - Origem das cargas no solo | Animação/simulação |
Ficha plantas 1: respiração | Experimento prático |
Química na agricultura - Sistema de absorção das plantas e adubação | Animação/simulação |
Fonte: http://www.ceapdesign.com.br/pdf/monografias/monografia_agua_nas_plantas_lucia.pdf acesso feito dia 08/12/2011
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php acesso feito dia 08/12/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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