19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Identificar os elementos presentes no mapa;
Analisar os mapas e reconhecer os elementos presentes;
Reconhecer a importância da representação cartográfica.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento da importância e das possibilidades de representação do espaço geográfico. Para iniciar as discussões retome com os alunos as noções de limite e vizinhança e acesse a aula Alfabetização Cartográfica: visão vertical - UCA disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32472 no Portal do Professor.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Para iniciar os estudos da orientação dos elementos presentes no mapa incentive os alunos a observarem as diferentes maneiras de representação do espaço geográfico. Evidencie que o mapa é a representação em superfície plana e com tamanho reduzido de um determinado espaço geográfico que vai do município até o mundo, apresenta características como o limite e a forma. Sendo assim, dependendo do que representam, os mapas recebem diferentes classificações. O mapa político apresenta a divisão do território, o mapa temático trata de um tema específico (aspectos naturais, sociais ou econômicos) e o mapa histórico que apresentam fatos importantes da história local, regional, nacional ou mundial da humanidade como um todo.
Para ler um mapa é preciso conhecer os elementos que permitem interpretar a sua linguagem. Esses elementos são:
1. Solicite aos alunos que, com a máquina conectada à internet, acessem o mapa Político do Brasil no endereço web http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg . Instigue a observação do mesmo, realizando as seguintes perguntas:
Imagem: Mapa Político do Brasil
Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
2. No endereço web http://2.bp.blogspot.com/-R9IAaH33Ss8/TgDNRlsIwcI/AAAAAAAAAHw/KWmrmTrAC_Y/s1600/mafalda2m.png, peça aos alunos que leiam a tirinha da Mafalda.
Imagem: Tirinha da Mafalda
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-R9IAaH33Ss8/TgDNRlsIwcI/AAAAAAAAAHw/KWmrmTrAC_Y/s1600/mafalda2m.png
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Depois, peça que respondam as questões:
a. Que representação cartográfica a Mafalda está mostrando?
b. Ela diz "Porque é um modelo reduzido". Que elemento da cartografia está sendo apresentado? Explique o que significa.
c. Você concorda com o que a Mafalda pensa sobre a situação do mundo em que vivemos? Justifique.
3. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook conectado à internet, acessem o site do IBGE Teen no endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/ e selecionem um mapa.
Imagem: Mapas IBGE Teen
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Depois, peça aos alunos que realizem as seguintes observações do mapa:
Solicite aos alunos que enviem para seu email a atividade. Depois, encaminhe para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos mapas selecionados pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter. Não se esqueça de lembrá-los de apresentar a fonte de onde o mapa foi retirado, conforme abaixo:
Imagem: Mapa Brasil de Densidade Populacional
Disponível em: http://www.mapadaamerica.com/attachments/Image/mapa-do-brasil-mapa-brasil.gif
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Durante as apresentações, chame atenção para:
4. Solicite aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, produzam um mapa para um colega da sala explicando o caminho percorrido de casa até a escola. Não esqueça de solicitar para inserir a rosa dos ventos e a legenda. Depois, troque o mapa com outro colega da sala. Analise o mapa e procure imaginar como seria percorrer o caminho representado. Troque informações com o colega que desenhou o mapa.
Questione-os:
Sugestão de leitura para o professor:
Elementos do mapa. Disponível em: http://www.slideshare.net/paula.tomaz/elementos-do-mapa Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Tipos de mapas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m3lAhNV6Rb0 Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
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29/12/2011
Quatro estrelasMuito Bom