19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Identificar a presença dos elementos cartográficos no dia a dia;
Reconhecer a importância e a necessidade da leitura cartográfica;
Perceber que a cartografia faz parte do dia a dia.
Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que os alunos tenham conhecimento das diferentes possibilidades de representação do espaço geográfico, como os mapas e as imagens de satélite. Para iniciar as discussões é importante que os alunos observem a presença das diferentes linguagens cartográficas no dia a dia.
Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), para iniciar os estudos da leitura cartográfica, incentive os alunos a observarem a presença dos elementos cartográficos: croquis, plantas, mapas diversos, imagens de satélite.
1. Solicite aos alunos que, com o computador conectado à internet, durante uma semana, selecionem imagens diversas relacionadas à cartografia que esteja circulando no seu dia a dia.
No dia combinado, os alunos deverão organizar um painel com as imagens selecionadas. Para isso, deverão usar o programa KPresenter e organizar os dados das imagens de acordo com o seguinte modelo:
Imagem: Representação cartográfica
Disponível em:
Acesso em:
Embaixo de cada imagem, solicite que escrevam uma frase respondendo a seguinte questão: Para você, qual informação esta imagem transmite? Depois, possibilite que apresentem e que troquem informações.
Professor, o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer as representações cartográficas, o que permite estabelecer diferentes relações.
2. Converse com os alunos sobre a importância da produção cartográfica para diversos fins e a presença das imagens no dia a dia. Evidencie que a tecnologia faz parte do dia a dia, inclusive na produção e circulação de imagens cartográficas.
Para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Maps e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o link http://maps.google.com/maps
Imagem: Link do Google Maps
Fonte: http://maps.google.com/maps
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Ao acessar o Google Maps, na barra de ferramentas digite o nome do país - Brasil. Depois, digite o nome do estado em que moram. E, posteriormente, o município. Agora, no município, deverão localizar a rua da escola, posteriormente, a rua onde moram, sugere-se colocar o número da casa, o que facilita a localização.
Observe o programa e na opção “Como chegar” escolha o meio de transporte que você utiliza para ir de casa até a escola, clicando em uma das alternativas apresentadas: de carro, de transporte público, a pé, de bicicleta etc. Depois, adicione os destinos, sendo que o item A é o endereço em que o aluno mora e o item B o endereço da escola. As informações sobre o endereço devem ser completas: nome da rua, cidade/distrito, estado, país.
Conforme o exemplo, o aluno saiu da sua casa item A, localizada na Rua Rio Jaguari e, percorreu a pé, o caminho até a escola, item B localizado na Rua Rio Jequitinhonha, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Imagem: Exemplo caminho percorrido casa-escola no Google Maps
Fonte: http://maps.google.com/maps
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Esta atividade permite que os alunos estabeleçam noções de distância.
Conversem sobre:
a. O caminho percorrido de sua casa até a escola;
b. Estabeleça relações de proximidade/distância entre os endereços pesquisados e trace outros caminhos;
c. Evidencie a importância da cartografia no dia a dia.
d. No caderno, explique o caminho percorrido de casa até a escola utilizando a lateralidade (direita/esquerda) e os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste).
3. Professor(a), lance para os alunos a seguinte questão: Imagine que você quer programar com alguns colegas um passeio no clube/praia/chácara no final de semana, mas estão com dúvidas sobre como estará o tempo no final de semana. Assim, deverão pesquisar e procurar identificar como ficará o tempo no final de semana. Sugere-se que acessem os mapas de previsão do tempo, disponíveis no endereço web http://tempo.cptec.inpe.br/, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos do Clima - CPTEC.
Imagem: Previsão do tempo CPTEC
Fonte: http://tempo.cptec.inpe.br/
Acesso em: 13 de dezembro de 2011
Agora, peça aos alunos que respondam as questões a seguir:
Professor(a), esta atividade tem por objetivo despertar nos alunos a importância da leitura cartográfica no seu dia a dia.
Sugestão para leitura e pesquisa do professor:
A utilização do aplicativo Google Maps no processo de ensino-aprendizagem da cartografia: uma experiência na escola pública de Taíse dos Santos Alves. Disponível em: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p0245.pdf Acesso em: 13 de dezembro de 2011.
Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos de Rosely Sampaio Archela e Hervé Théry. Disponível em: http://confins.revues.org/3483?&id=3483 Acesso em: 13 de dezembro de 2011.
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Quatro estrelas 1 calificaciones
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16/01/2012
Quatro estrelasCara colega! Achei sua aula muito sugestiva. A metodologia utilizada é muito boa pois o trabalho com a internet é de fundamental importância nos nossos dias. Parabéns professora.