28/07/2009
Erwin Doescher e Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O objetivo da aula é o desenvolvimento de vocabulário relacionado à atividades diárias para que o aluno seja capaz de falar sobre sua rotina e apresentar o tempo verbal presente simples.
Não há conhecimentos prévios específicos a serem trabalhados.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido em aparelho de CD.
Observações:
1) Para esta aula é necessário um rádio, ou acesso a Internet.
2) Se for usar o rádio é necessário que você obtenha a música Bad Day de Daniel Powter, gravada nos seguintes CDs: Bad Day e Daniel Powter. Caso tenha acesso a Internet, assista com os alunos o vídeo “Daniel Powter - Bad Day [Lyrics]”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bmUL40RFKZk acessado em 17 de julho de 2009.
MOTIVAÇÃO
O professor poderá iniciar a aula mostrando, em sala aberta, algumas figuras aos alunos que remetam a fatos que tornam o dia bom ou ruim. Abaixo sugerimos as figuras (Figs. 1, 2, 3, 4 e 5). Peça para que os alunos digam o que elas poderiam representar, com que fatos poderiam associá-las, se as atividades a que eles mesmos (os alunos) se referiram fariam parte de um dia bom ou ruim e por qual motivo. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dividi-los em duplas e os orientar para compartilharem algum dia ruim ou bom em suas vidas.
Figura 1 – Doente
Fonte: http://lh5.ggpht.com/_8d6h9wdi4U8/SQ2ac-lsJ8I/AAAAAAAABgI/Y7lkKLNMj2U/doente9av_thumb%5B2%5D.jpg . Acesso em: 21 de julho de 2009.
Figura 2 - Dormindo
Fonte: http://zmramos.110mb.com/CuteNews/data/upimages/dormir.jpg Acesso em: 21 de julho de 2009.
Fig 3 - Andando de Bicleta
Fonte: http://turismo.ig.com.br/imagens/395/144/43/746885.homem_andando_de_bicicleta_turismo_224_299.jpg Acesso em: 21 de julho de 2009.
Figura 4 - Congestionamento
Fonte: http://www.brasilnovo.kit.net/congestionamento01.jpg Acesso em: 21 de julho de 2009.
Figura 5 - Festa
Fonte: http://www.gabirobask8.blogger.com.br/balada.jpg Acesso em 21 de julho de 2009.
Dando sequência, o professor deverá dizer a eles que ouvirão uma música que fala sobre um Bad Day!!
ATIVIDADE 1
Neste momento, sugerimos que o professor distribua para cada um dos os alunos a “Folha de Atividade 1” (como modelo abaixo) e os oriente a ouvir a música (Fig. 6) e marcarem nesta as situações mencionadas.
Música: Bad Day, de Daniel Powter
http://www.youtube.com/watch?v=bmUL40RFKZk Acessado em 17 de julho de 2009.
Figura 6 - Ouvindo a música
Fonte: http://turismo.ig.com.br/imagens/63/63/63/1217994.menina_ouvindo_musica_e_sorrindo_turismo_224_299.jpg . Acesso em 17 de julho de 2009.
RECURSO: Folha de Atividade
Folha de atividade 1:
1. Ouça a música e marque (√) as situações mencionadas. O dia foi bom ou ruim?
( ) drink coffee
( ) go for a ride
( ) sing a sad song
( ) passion's gone away
( ) stand in the line
( ) see a smile
Observamos que para a realização desta atividade, será necessário que os alunos ouçam a música pelo menos três vezes. O professor deverá corrigir a atividade com os alunos, em um primeiro momento instigando que digam suas respostas e, na sequência, colocando as respostas corretas na lousa.
Em seguida, o professor distribuirá a letra completa da música para os alunos, ou a exibirá na forma de Slide para a turma.
Durante a leitura da letra completa, o professor questiona qual seria o assunto principal de que a música trata, orientando para que os alunos se apóiem nas palavras parecidas com as da Língua Portuguesa (por exemplo: day) e conhecidas por eles (por exemplo: bad) para que compreendam a música de uma forma geral. Após isto, sugerimos que todos os alunos cantem (Fig.7) a música em conjunto.
RECURSO: Letra da música
Bad Day - Daniel Powter
Where is the moment we needed the most
You kick up the leaves and the magic is lost
They tell me your blue skies fade to grey
They tell me your passion's gone away
And I don't need no carryin' on
You stand in the line just to hit a new low
You're faking a smile with the coffee to go
You tell me your life's been way off line
You're falling to pieces everytime
And I don't need no carryin' on
Because you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day
You had a bad day
Well you need a blue sky holiday
The point is they laugh at what you say
And I don't need no carryin' on
You had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
The camera don't lie
You're coming back down and you really don't mind
You had a bad day
(Oh.. Holiday..)
Sometimes the system goes on the blink
And the whole thing turns out wrong
You might not make it back and you know
That you could be well oh that strong
And I'm not wrong
So where is the passion when you need it the most
Oh you and I
You kick up the leaves and the magic is lost
Because you had a bad day
You're taking one down
You sing a sad song just to turn it around
You say you don't know
You tell me don't lie
You work at a smile and you go for a ride
You had a bad day
You've seen what you like
And how does it feel for one more time
You had a bad day
You had a bad day
Fonte: http://letras.terra.com.br/daniel-powter/132709/ Acesso em 27 de julho de 2009.
Figura 7 – Cantando a Música
Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/dialogo/Parte-do-rosto-de-uma-mulher-cantando-num-microfone-antigo_01.jp g Acesso em: 17 de julho de 2009.
ATIVIDADE 2
O professor deverá retomar as perguntas iniciais - sobre o que eles entenderam da música, o que ela fala etc. É importante que o professor observe se houve uma adequada compreensão de que o tema da música é a rotina de uma pessoa após a atividade realizada anteriormente.
Na sequência, o professor dividirá os alunos em grupos de três a cinco integrantes e entregará para os grupos a Folha de Atividade 2, com textos que tratam da rotina (diária) de uma pessoa.
RECURSO
Folha de Atividade 2 –
TEXTO 1
Juan Gomez wakes up at six o'clock every morning. He gets up, takes a shower, gets dressed, and eats breakfast. After breakfast he reads the newspaper until 7:15, then he leaves for work. He gets on the bus at the bus stop, rides it to University Avenue, gets off, and walks to his office. He works until five o'clock. He usually goes and plays basketball with friends after work. Then he goes home. Juan leads a very boring life.
TEXTO 2
Husband and wife’s routine
James and his wife, Joey are a happy couple. They have a daughter. Their daughter is very young. She is one year old. James and Joey work from Monday to Friday. They usually get up early in the morning. At 8:35 A.M, Joey makes breakfast. They eat breakfast and drive to work. At 9:00 A.M, James gets to work. He drives fast. Joey gets to work at 9:20. She is a slow driver. At 10:00 o’clock she turns on the computer and reads her emails. Then she sends emails to her customers.
At 9:05 A.M Jim checks his mail box. He reads his emails and sends replies. At 10:00 A.M he sits down and writes business reports At 12:00 o’clock James and Joey meet at the Japanese restaurant. James eats noodles. Joey drinks soup. At 2:00 o’clock in the afternoon, they get back to their offices and work. At 4:00 P.M, they get to school and study English. After school, they go out for dinner. After dinner they go home. At home they watch TV. They go to sleep at 11:45 PM.
Textos adaptados de:
TEXTO 1
http://humanities.byu.edu/elc/teacher/SectionThree/lesson3.html Acesso em: 23 de julho de 2009.
TEXTO 2
http://www.englishmedialab.com/listening/Daily%20routine%20listening.htm Acesso em: 23 de julho de 2009.
Os grupos deverão grifar as atividades diárias apresentadas nos textos, tais como, wakes up e watch TV, e, caso necessário, poderão usar dicionários Inglês-Português. Em seguida, o professor requisitará que alguns alunos se dirijam à lousa e listem as atividades destacadas por eles para, em seguida, proceder a correção e discussão destas.
ATIVIDADE 3
Fundamentados na lista de atividades criada a partir dos textos, os grupos deverão elaborar frases sobre o tema rotina e apresentá-las oralmente para a sala. Peça para que eles, pela associação das figuras (as apresentadas no início destas aulas) e usando o vocabulário da letra da música e dos textos, elaborem frases curtas, como:
I had a good day sleeping / Everything goes wrong today / I love to see a smile / I wake up at 6:00 am every day / I go to sleep at 10:00 pm.
O professor deverá escrever estas frases na lousa, para que possam ser visualizadas por todos os alunos, como modelo. Durante o processo de escrita das frases, o professor deve passar pelos grupos, orientando.
Dando sequência, ao corrigir as frases produzidas pelos grupos , o professor promoverá uma discussão, em aula aberta, sobre o tema “good day/bad day – atividades diárias”, questionando os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre as atividades de suas rotinas e dos personagens da música e dos textos, fazendo perguntas (a partir das frases que produziram) como:
a. Do you wake up at six o’clock? Do you like it? (Você acorda as 6 horas? Você gosta?).
b. Do you drink coffee every day? (Você bebe café todo dia?).
c. Please describe a good day (Por favor descreva um bom dia).
ATIVIDADE 4
Ao final, para promover a oralidade e a criatividade, o professor deverá propor que os alunos ainda em grupos, sob sua supervisão, elaborem um texto, ou um cartaz, ou um vídeo (de no máximo cinco minutos) sobre o tema: "quais hábitos fazem com que os dias na escola sejam bons? – Have a good day at school!!". Com esta atividade, poderá ser trabalhada a promoção de bons hábitos na escola, tais como cumprimentar as pessoas, não jogar lixo no chão e etc. Nestes (textos, cartazes ou vídeos) os alunos devem apresentar, em inglês, a escola, mostrando situações boas e ruins que acontecem no seu cotidiano, com base na letra da música, como por exemplo: Smile in the school/ Don’t lie to the teacher / The passion for “English” is very important.
SUGESTÃO
O professor poderá pedir para que os alunos contem a história de um dia bom ou ruim na vida de alguém, em Português ou em Inglês, procurando utilizar palavras que aprendeu.
Dicionário inglês-português
RECURSO - Dictionary.com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá observar, durante o desenvolvimento das aulas, o envolvimento dos alunos com as atividades propostas e o uso adequado dos verbos apresentados nos textos e na letra da música adequada das palavras, favorecendo que estes momentos sejam oportunos para a prática do tempo verbal presente simples inserido no contexto de falar sobre atividades diárias.
Quatro estrelas 56 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Cinco estrelasGREAT
27/10/2015
Cinco estrelasGREAT
02/08/2015
Cinco estrelasI love work with music in class, and this one is wonderful. Congratulations!!!!!!!!
15/05/2015
Cinco estrelasGostei e na aula de amanhã vou usar com meus alunos. Com algumas adaptações é claro. Mais muito legal! Tem a cara dos adolescentes.
01/10/2014
Cinco estrelasMuito interessante.
25/08/2014
Cinco estrelasSuper! Fantastic!
30/03/2014
Três estrelasMuito boa essa atividade. Vou utilizá-la nas minhas aulas .
23/11/2012
Cinco estrelasCongratulationssss!!! very good...thanks all
20/08/2012
Quatro estrelasADOREI A SUGESTÃO. COMO PROFESSORA EVENTUAL, ESSA AULA SALVOU MEU DIA E OS ALUNOS ADORARAM TER UMA AULA MAIS DINIMICA, JÁ QUE A PROFESSORA DA CLASSE COSTUMA SER MAIS TRADICIONAL.
12/05/2011
Quatro estrelasAchei interessante a aula, com certeza teria um bom envolvimento dos alunos, porem acho o prazo p desenvolve-la curto, caso fosse adaptado p o publico adolescente seria melhor um prazo maior,um conhecimento previo q ajudaria seria um trabalho anterior com açoes diárias, poderia até ser um momento de pesquisa dos verbos no google pictures, assim ols alunos teriam uma bagagem p interagir com maior eficiência e envolvimento nas aulas.
25/03/2011
Quatro estrelasParabéns pelas sugestões de atividades! Adoro aulas dinâmicas e sou adepta a novas ideias pelo bem de nossos alunos. Obrigada.
13/03/2011
Cinco estrelasAula muito bem preparada. Parabéns!!!
08/03/2011
Cinco estrelasGostei bastante da estrutura da aula e acredito que dessa maneira a língua estrangeira dentro da sala de aula se tornará mais atrativa aos alunos.
28/02/2011
Quatro estrelasGostei muito das ideias. Obrigada
19/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante a aula Juliana. Parabéns. Eu tenho trabalhado com meus alunos e foi um sucesso!
12/10/2010
Cinco estrelasMuito bom, adorei!
09/10/2010
Quatro estrelasBoa aula, parabéns pelo trabalho.
18/09/2010
Cinco estrelasOlá, acabo de me cadastrar no site. E já ameii...!
16/09/2010
Cinco estrelasOlá Juliana Parabéns pela aula. Gostaria de utilizá-la, com a sua permissão, para meus alunos do 2º ano. Eles adoram quando ensinamos inglês através da música. Um grande abraço, Celia
15/09/2010
Cinco estrelasNossa, estou amando tudo o que estou vendo nesse site. Aula maravilhosa! Parabéns!!!Posso usar a ideia? Lilian.
06/09/2010
Cinco estrelasI loved, but I would like to know how I could the atention of my student, because they said me that they hate the subject.
04/09/2010
Cinco estrelasMuito Obrigada por dispor seu talento! Aprendo com voce em cada aula como tornar a classe um lugar divertido e a provocar os alunos a se apaixonar pela lingua inglesa.
14/07/2010
Cinco estrelasSalve Juliana! Excelente sua aula, Juliana.
14/07/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante.
02/07/2010
Quatro estrelasVou aplicar a aula, espero que de certo T+
01/07/2010
Cinco estrelasÓtima aula!!!Parabéns!!!!
23/06/2010
Cinco estrelasMuito bom! Essa é a prova de que com recursos simples a aula pode ser genial!
16/06/2010
Quatro estrelasGostei muito desta atividade, pois os alunos gostam muito de música, e desta forma nossas aulas se tornam mais atrativas.
16/06/2010
Cinco estrelasÉ uma sugestão de aula valiosa, pois, ajuda o professor a diversificar a aula tornando-a mais atrativa.
09/06/2010
Cinco estrelasOs resultados são positivos, pois a música é bem aceita pelos estudantes. O professor se preocupa em direcionar o estudo, fazendo uso dos recursos de forma adequados. Essa forma de ensinar idiomas é extremamente interessante, proveitoso e divertido.
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente, uma boa motivação e atividades bem elaboradas, gostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasExcellent! I love this. É uma aula muito prazerosa e interessante. Congratulations.
24/03/2010
Cinco estrelasAula espetacular... dividida em etapas para que o aluno nao se perca e deixa bem claro que o professor deve trabalhar como mediador, estando sempre por perto para orientar seus alunos. Com certeza, muitos professores aplicarão e terão bons resultados. Parabéns à professora e espero que continue colaborando conosco com outros materiais de qualidade também. O uso das mídias faz a diferença no ensino de LI. Valeu professora. Obrigado por dividir seus conhecimentos. Serão sempre bem vindos.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Nós que trabalhamos em escola pública, precisamos de aulas motivantes e significativas, para melhor aprendizagem do nosso alunado.
24/03/2010
Cinco estrelasCongratulations!!!!! Agradeço por compartilhar ideias tão inteligentes e motivadoras. Vejo a importância delas em minha vida profissional. Thank you very much!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasUm BOM Professor(a) faz a DIFERENÇA, Parabéns pelo excelente exemplo de uma boa aula. Destes professores que o BRASIL PRECISA!!!... Atuamente estou na Direção da Escola, mas em 2010 esta aula se expraiada aos gauchos... UM ABRAÇÃO.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula
24/03/2010
Cinco estrelasAtividade muito legal mesmo
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente uma aula bem elaborada. Os alunos se sentem mais empáticos quando o professor inclui a música em suas aulas. A sonoridade age não sobre eles, mas interativamente com eles. Outro ponto que considero muito importante é a possibilidade de eles realizarem atividades práticas para socializar com os colegas o que apreenderam.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula, ficou bem elaborada, vou experimentar nas minhas turmas, pois os alunos cobram música, obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade! Gosto muito de utilizar a música como um recurso didático nas aulas de inglês. Música, todo mundo gosta, e trabalhá-la em sala de aula, motiva bastante os alunos e torna as aulas muito mais agradáveis. Parabéns pela atividade!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sua aula,parece que consegue envolver os alunos de forma bem interessante e agradável.E algo nesse nível nos ajuda acontinuar motivados em ensinar e aprender.Cada dia é um desafio,são momentos de troca ,de prazer,desprazer,mas o bom é isso ,é sentir que amamos o que fazemos. Paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaabbbbbbbbbbbbbbbbbeeeeeeeeeeeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnsssssssssssssssssssssssss...................Que Deus a abençoe todos os dias de sua vida.Tchauuuuuuuu
24/03/2010
Cinco estrelasMuito proveitosa a aula, sempre tenho dificuldade em relacionar músicas com o conteúdo diário da sala de aula...
24/03/2010
Cinco estrelasAula e atividades bem elaboradas. Música e imagens levando o aluno a pensar e refletir sobre o seu cotidiano. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente atividade, os alunos se interessam muito por música e apreendem muito mais!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente Vou utilizá-la nas minhas aulas
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é exelente vou aplicala aos meus alunos, e gostaria que continuassem me enviando aulas dinamicas de artes e ingles, e se possivel o filme shakespeare in love
24/03/2010
Cinco estrelasque aula maravilhosa....parabens.......com certeza fará parte de minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, parabéns professora, muito bem elaborado
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a idéia! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasCom esta demonstração de atividade com música, acabamos de encontrar sentido em dar aulas com música. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGOOD, VERY GOOD... HÁ MUITO TEMPO PROCURAVA UM SUPORTE NESSA DISCIPLINA DE LINGUA ESTRANGEIRA... OBG...
24/03/2010
Cinco estrelasAula e atividades bem elaboradas. Música e imagens levando o aluno a pensar e refletir sobre o seu cotidiano. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei ótimas. observei bad day e walk e gostei muito das duas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a atividade excelente. Na minha opinião, cada etapa e a ordem das atividades foi muito bem pensada. Atividades com música sempre chamam a atenção dos alunos, ainda mais na escola pública. Mas ficar só na atividade de música não é tão interessante. Por isso essa atividade me atraiu. Envolve um assunto sobre os quais os alunos sabem falar e os instiga a conhcer expressões em inglês sobre este mesmo assunto. Vou experimentar! Parabéns pela atividade e obrigada por partilhar conosco sua idéia.