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Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações.
-Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”.
-Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas.
- Experimentar o ar e suas propriedades.
 

Duração das atividades
Aproximadamente 360 min – seis (6) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword,  o WxCam e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetização.
Professor, é importante que antes de iniciar este trabalho resgate com seus alunos o que eles conhecem por texto instrucional. Questione-os sobre como são escritos e sua função.
 

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
TRABALHANDO COM O TEXTO INSTRUCIONAL

- Professor, para que os alunos consigam sistematizar e discutir sobre  algumas propriedades do ar, que serão trabalhadas nesta aula, é interessante que seja trabalhado primeiro como fazer isso.
-Para isso, antes da introdução do tema, leve para a sala de aula alguns exemplos de diferentes gêneros textuais como: instruções de jogos, bulas de remédios, poesias, músicas, dentre outros. Procure levar um modelo de cada, em tamanho grande, e cole na lousa, para que todos possam visualizar.
-De forma breve, leia cada um deles com os alunos, destacando como são diferentes, as peculiaridades de cada um.
-Como sugestão, segue algumas possibilidades para se fazer esta atividade, utilizando os computadores do UCA, por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Bula de remédio: http://www.bulas.med.br/bula/7367/paracetamol.htm
Regras do jogo “Damas”: http://fpdamas.home.sapo.pt/regrasinter.htm
Poema “O Gato” de Vinícius de Moraes: http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/poesia.htm
Letra da Música “A Canoa Virou”: http://temas-infantis.musicas.mus.br/letras/956057/
-Após observar cada um destes gêneros textuais, discuta com seus alunos o que perceberam em cada um e se sabem qual ou quais destes textos é um texto instrucional.
-Pergunte ainda se sabem o que é um texto instrucional e para que serve. Diga a eles também, que estes podem aparecer com o nome de injuntivo, mas que significa a mesma coisa.
Para que possam familiarizar-se um pouco mais com um texto instrucional, finalize este momento com a distribuição de cópias de um texto instrucional, como um jogo, para que colem no caderno de Língua Portuguesa e para que possam fazer a tentativa de leitura e, posteriormente jogá-lo em sala.
Isso possibilitará que percebam a função social do texto instrucional, motivando-os posteriormente a realizarem tentativas de escrita.
Para isso, a sugestão é apresentar as regras do jogo da velha, por ser um jogo de fácil compreensão e que utiliza como material apenas papel e lápis, ou seja, recursos já disponíveis na sala de aula.

JOGO DA VELHA:


MATERIAL NECESSÁRIO:
FOLHA
LÁPIS DE ESCREVER


NÚMERO DE JOGADORES:
DOIS


REGRAS:
O TABULEIRO É UMA MATRIZ DE TRÊS LINHAS POR TRÊS COLUNAS.
DOIS JOGADORES ESCOLHEM UMA MARCAÇÃO CADA UM, GERALMENTE UM CÍRCULO (O) E UM XIS (X).
OS JOGADORES JOGAM ALTERNADAMENTE, UMA MARCAÇÃO POR VEZ, NUMA LACUNA QUE ESTEJA VAZIA.
O OBJETIVO É CONSEGUIR TRÊS CÍRCULOS OU TRÊS XIS EM LINHA, QUER HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL , E AO MESMO TEMPO, QUANDO POSSÍVEL, IMPEDIR O ADVERSÁRIO DE GANHAR NA PRÓXIMA JOGADA.
QUANDO UM JOGADOR CONQUISTA O OBJETIVO, COSTUMA-SE RISCAR OS TRÊS SÍMBOLOS.
VEJA COMO FICARÁ SE O JOGADOR XIS (X) GANHAR:


 
Empate (chamado de velha no Brasil, costuma-se dizer que o jogo "deu velha"):
 

Fonte da regra do “Jogo da Velha”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha


2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA

Agora que os alunos visualizaram como poderão fazer a sistematização de cada uma das experimentações que fizerem, poderemos introduzir o tema, neste caso: as propriedades do ar.
Para aguçar a curiosidade dos alunos, inicie este momento proporcionando que experimentem sentir o ar.
Você poderá fazer isso distribuindo folhas de papel e dizer a eles que coloram a folha dos dois lados e depois dobrem esta folha em tiras pequenas, alternando os lados, até que fique completamente dobrada, Depois, solicite que dobrem ao meio e colem as duas partes. Por fim, é só abrir o leque e experimentar o ar, de forma semelhante às imagens abaixo:

criar leque 1


  


Fonte: http://nossoamiguinhojunior.blogspot.com/p/luisa.html
Depois, questione os alunos:
- O que é o ar?
-Do que ele é feito?
-Para que ele serve?
-Será que ele ocupa espaço?
-Será que ele pesa?
- E elasticidade, será que ele tem?
Deixe que os alunos criem suas hipóteses iniciais, que deverão ser anotadas, para que após as experimentações eles possam retomá-las, confirmando ou não essas hipóteses.


3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE DUAS AULAS DE 60 MIN.
EXPERIMENTANDO AS PROPRIEDADES DO AR

Professor,  neste momento, apenas algumas propriedades do ar serão trabalhadas, pois muitos registros e discussões, pode ser cansativo  para eles. Além disso, é interessante que todos experimentem todas as propriedades que serão trabalhadas, pois isto possibilita uma maior compreensão e consequentemente uma melhoria na aprendizagem.
Professor, se sua sala de aula é uma sala de 3º ano pra frente, é possível trabalhar mais propriedades.
Além disso, é importante ressaltar que este momento poderá ser dividido em dois momentos, sendo uma aula de 60 minutos pra cada experimento.


PROPRIEDADE 1: O AR TEM ELASTICIDADE?
As moléculas do ar tendem a ficar mais dispersas ou mais densas conforme a temperatura a que é submetida. Entretanto, aquecer ou esfriar o ar, não mostraria com clareza para os alunos este movimento de expansão e compressão do ar.
Assim, a sugestão é mostrar aos alunos a capacidade de expansão e contração do ar, que sem ser submetido a diferentes temperaturas, volta para sua forma inicial.
Para isso, vocês precisarão de seringas novas e sem agulhas. Não há necessidade de uma seringa por criança, eles podem passar trocar entre si o material.
uca- atividades

REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 1:


PASSO 1: ENCHA A SERINGA COM AR.
PASSO 2: COLOQUE UM DEDO NA EXTREMIDADE DA SERINGA.
PASSO 3:  EMPURRE O ÊMBOLO DA SERINGA.
 

O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR?
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POR QUE SERÁ QUE ISSO ACONTECE?
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O QUE PODEMOS CONCLUIR DISSO?
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O AR TEM ELASTICIDADE? POR QUÊ?
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Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php


Depois dos alunos fazerem o levantamento de suas hipóteses, mostre a eles o porquê  disto ter acontecido com o êmbolo da seringa.

VOCÊ OBSERVOU QUE NÃO CONSEGUIMOS EMPURRAR O ÊMBOLO?
ISSO ACONTECE PORQUE, MESMO SE VOCÊ EMPURRAR O ÊMBOLO COM MUITA FORÇA, MANTENDO E DEDO NA PONTA DA SERINGA, O ÊMBOLO MOVIMENTA-SE, MAS VOLTA PARA A POSIÇÃO INICIAL, POIS O AR QUE ESTAVA COMPRIDO EMPURROU O ÊMBOLO, MAS VOLTOU A OCUPAR O MESMO ESPAÇO QUE OCUPAVA ANTES DE SER COMPRIMIDO.

PODEMOS DIZER QUE:

• A MESMA QUANTIDADE DE AR PODE OCUPAR ESPAÇOS E TAMANHOS DIFERENTES;
• O AR TEM ELASTICIDADE POR QUE DIZEMOS QUE UMA SUSTÂNCIA É ELÁSTICA QUANDO VOLTA SOZINHA AO SEU VOLUME OU A SUA FORMA ORIGINAL, SE DEIXAR DE SER COMPRIMIDA OU ESTICADA.
E O AR CONSEGUE FAZER ISSO.


 Ao final, proporcione que os próprios alunos confrontem as suas hipóteses com o texto da experiência e tirem suas conclusões.

PROPRIEDADE 2: O AR TEM PESO?

uca- atividades

REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 2:


PASSO 1: ENCHA DOIS BALÕES COM UM MESMO TAMANHO.
PASSO 2: AMARRE CADA BICO COM UM FIO, FAZENDO UM LAÇO.
PASSO 3:  PRENDA COM UMA FITA ADESIVA, PELO LADO INVERSO AO BICO, A UMA VARETA  OU CABIDE, SENDO UM BALÃO EM CADA PONTA.
PASSO 4:  SUSPENDA  O CABIDE PELA ALÇA, DE MODO QUE OS DOIS BALÕES FIQUEM EQUILIBRADOS NA HORIZONTAL.
PASSO 5:  DESFAÇA O LAÇO DE UM DOS BALÕES, DEIXANDO O AR SAIR.


O QUE VOCÊ CONSEGUIU OBSERVAR?
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POR QUE SERÁ QUE ISSO ACONTECE?
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O QUE PODEMOS CONCLUIR DISSO?
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O AR TEM PESO? POR QUÊ?
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Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php


Depois, confronte novamente as hipóteses, mostrando a eles o porquê  disto ter acontecido com os balões

O BALÃO CHEIO IRÁ INCLINAR O CABIDE PARA BAIXO POR QUE É MAIS PESADO DO QUE O BALÃO SEM AR. ISTO QUER DIZER QUE O AR TEM PESO.

 

Observação 1: vale ressaltar que, a cada experiência, é importante fotografar os momentos de sua realização, pois estas fotos poderão servir de registro das experiências.
 Para isso, você poderá utilizar o WxCam, a webcam do netbook dos alunos, localizada na área de trabalho ou pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
Observação 2: Os registros acima, poderão ser digitados com o auxílio do programa KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].



4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
CRIANDO MAIS UM TEXTO INSTRUCIONAL: BILHETE

Mostrando que também podemos utilizar o ar em nossas brincadeiras, proporcionando uma forma mais lúdica de trabalharmos com o ar, faça com os alunos uma oficina de brinquedos, onde poderão construir pipas, aviões de papel e cata ventos.
Para isso, retome o texto instrucional e faça com eles o levantamento do material que necessitarão como: varetas, papéis, linha, dentre outros.
Depois, solicite que, coletivamente, criem um bilhete solicitando estes materiais para a família.
O bilhete deve conter dados como:
- Quais materiais vamos precisar;
- Qual a quantidade;
- Que dia será a oficina;
- Para quem entregar os materiais;
- Dentre outros.
VEJA UM EXEMPLO:

SRS. PAIS E OU RESPONSÁVEIS

A TURMA DO 3º ANO E ESTÁ DESENVOLVENDO UM ESTUDO SOBRE AS PROPRIEDADES DO AR. JÁ DESCOBRIMOS QUE O AR EXERCE PRESSÃO, QUE TEM ELASTICIDADE E QUE TEM PESO. AGORA, PARA ENCERRAR NOSSOS ESTUDOS, QUEREMOS USAR O AR TAMBÉM PARA BRINCAR.
PARA ISSO, PRECISAMOS DE SUA COLABORAÇÃO, POIS NO DIA 10/12/2011, FAREMOS UMA OFICINA PARA CRIARMOS BRINQUEDOS COMO PIPA, CATA VENTO E AVIÃO DE PAPEL.
POR ISSO, SOLICITAMOS QUE ATÉ O DIA 07/12/2011 ENVIEM O SEGUINTE MATERIAL PARA A ESCOLA:

PARA A PIPA PRECISAREMOS DE:
-TRÊS VARETAS DE BAMBU
- PELO MENOS TRÊS FOLHAS COLORIDAS DE PAPEL DE SEDA;
- UM CARRETEL DE LINHA NÚMERO 10;
- UMA LATA DE REFRIGERANTE VAZIA.

PARA O CATA VENTO PRECISAREMOS DE:
- UM CANUDO
- ALFINETE.

PARA O AVIÃO DE PAPEL, NÃO É NECESSÁRIO O ENVIO DE MATERIAIS.
POR FIM, SE VOCÊ TIVER DISPONIBILIDADE PARA PARTICIPAR CONOSCO E AJUDAR  NA CONFECÇÃO DOS BRINQUEDOS, SERÁ MUITO BEM VINDO.


DESDE JÁ AGRADECEMOS,
ATENCIOSAMENTE, TURMA DO 3º ANO E



5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UM POUCO DE MATEMÁTICA

Enquanto os materiais não chegam, que tal trabalhar com os alunos alguns problemas e estimativa de materiais a serem gastos.
Para isso, seguem algumas sugestões:

DESENHE E RESOLVA:


PARA FAZER UMA PIPA, CADA CRIANÇA PRECISARÁ DE TRÊS VARETAS DE BAMBU. SABENDO QUE A TURMA DO 3º ANO E TEM 24 CRIANÇAS, QUANTAS VARETAS RECEBEREMOS AO TODO?





A MÃE DA BRENDA GASTOU R$5,00 REAIS PARA COMPRAR OS MATERIAIS PEDIDOS E A MÃE DA ANA LAURA GASTOU R$ 3,00 REAIS PARA COMPRAR AS MESMAS COISAS.
QUANTO A MÃE DA BRENDA GASTOU A MAIS QUE A MÃE DA ANA LAURA?






SE A AVÓ DO FREDERICO GASTOU R$ 5,00 REAIS E A TIA DO AUGUSTO GASTOU R$6,00 REAIS. QUANTOS REAIS ELAS GASTARAM JUNTAS?






SE APENAS METADE DA TURMA DO 3º ANO E TROUXESSE CANUDOS PARA A CONFECÇÃO DE CATA VENTOS, QUANTOS CANUDOS TERÍAMOS RECEBIDO?  SE FOSSE O DOBRO DO QUE PEDIMOS, QUANTOS CANUDOS SERIAM? LEMBRE-SE QUE NOSSA TURMA POSSUI 24 CRIANÇAS.



 





6° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
BRINCANDO COM O AR

Faça com os alunos e com os familiares, que se dispuseram os brinquedos citados. Logo após, converse com os alunos se seria bom irmos para um lugar que fosse amplo, aberto e com muito ar.
Além disso, lembre-se de reforçar a necessidade de irem para uma área que possam soltar pipas longe da rede elétrica. Caso o pátio da escola ou praça próxima a ela não ofereçam estas condições, será necessário agendar a ida a um parque ou uma fazenda, para soltar pipa, mas se isso não for possível, oriente-os a irem com seus familiares.
As demais atividades não requerem maiores cuidados.
Apenas lembre-se de registrar tudo com filmagens e fotos, que poderão ser feitas com o computador do programa UCA, com auxílio do WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
 

Recursos Complementares

Por fim, professor, segue sugestões de sítios que ensinam como confeccionar estes brinquedos. A leitura destes textos com os alunos poderá proporcionar um contato ainda maior com o texto instrucional e sua função social.
Pipa: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-722-3151-,00.html
Cata vento: http://www.umadicapordia.com.br/09-09-2009/como-fazer-um-cata-vento/
Avião de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-ar.html
 

Avaliação

Professor o objetivo desta aula é despertar o interesse dos alunos sobre as propriedades do ar e levantar dados para uma melhor observação frente aos aspectos como: ortografia, pontuação, coesão ou coerência. Porém, como fatores norteadores para os próximos planejamentos e não como objetivo da avaliação.
 Observe ainda, se perceberam a função de um texto instrucional, suas particularidades e sua função social.
Por fim, avalie se o tema apresentado realmente serviu como motivação para tentativas de leitura e escrita.
 

Opinião de quem acessou

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