19/12/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações.
-Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”.
-Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas.
- Experimentar o ar e suas propriedades.
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o WxCam e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
Professor, é importante que antes de iniciar este trabalho resgate com seus alunos o que eles conhecem por texto instrucional. Questione-os sobre como são escritos e sua função.
- Professor, para que os alunos consigam sistematizar e discutir sobre algumas propriedades do ar, que serão trabalhadas nesta aula, é interessante que seja trabalhado primeiro como fazer isso.
-Para isso, antes da introdução do tema, leve para a sala de aula alguns exemplos de diferentes gêneros textuais como: instruções de jogos, bulas de remédios, poesias, músicas, dentre outros. Procure levar um modelo de cada, em tamanho grande, e cole na lousa, para que todos possam visualizar.
-De forma breve, leia cada um deles com os alunos, destacando como são diferentes, as peculiaridades de cada um.
-Como sugestão, segue algumas possibilidades para se fazer esta atividade, utilizando os computadores do UCA, por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Bula de remédio: http://www.bulas.med.br/bula/7367/paracetamol.htm
Regras do jogo “Damas”: http://fpdamas.home.sapo.pt/regrasinter.htm
Poema “O Gato” de Vinícius de Moraes: http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/poesia.htm
Letra da Música “A Canoa Virou”: http://temas-infantis.musicas.mus.br/letras/956057/
-Após observar cada um destes gêneros textuais, discuta com seus alunos o que perceberam em cada um e se sabem qual ou quais destes textos é um texto instrucional.
-Pergunte ainda se sabem o que é um texto instrucional e para que serve. Diga a eles também, que estes podem aparecer com o nome de injuntivo, mas que significa a mesma coisa.
Para que possam familiarizar-se um pouco mais com um texto instrucional, finalize este momento com a distribuição de cópias de um texto instrucional, como um jogo, para que colem no caderno de Língua Portuguesa e para que possam fazer a tentativa de leitura e, posteriormente jogá-lo em sala.
Isso possibilitará que percebam a função social do texto instrucional, motivando-os posteriormente a realizarem tentativas de escrita.
Para isso, a sugestão é apresentar as regras do jogo da velha, por ser um jogo de fácil compreensão e que utiliza como material apenas papel e lápis, ou seja, recursos já disponíveis na sala de aula.
JOGO DA VELHA: |
Agora que os alunos visualizaram como poderão fazer a sistematização de cada uma das experimentações que fizerem, poderemos introduzir o tema, neste caso: as propriedades do ar.
Para aguçar a curiosidade dos alunos, inicie este momento proporcionando que experimentem sentir o ar.
Você poderá fazer isso distribuindo folhas de papel e dizer a eles que coloram a folha dos dois lados e depois dobrem esta folha em tiras pequenas, alternando os lados, até que fique completamente dobrada, Depois, solicite que dobrem ao meio e colem as duas partes. Por fim, é só abrir o leque e experimentar o ar, de forma semelhante às imagens abaixo:
Fonte: http://nossoamiguinhojunior.blogspot.com/p/luisa.html
Depois, questione os alunos:
- O que é o ar?
-Do que ele é feito?
-Para que ele serve?
-Será que ele ocupa espaço?
-Será que ele pesa?
- E elasticidade, será que ele tem?
Deixe que os alunos criem suas hipóteses iniciais, que deverão ser anotadas, para que após as experimentações eles possam retomá-las, confirmando ou não essas hipóteses.
Professor, neste momento, apenas algumas propriedades do ar serão trabalhadas, pois muitos registros e discussões, pode ser cansativo para eles. Além disso, é interessante que todos experimentem todas as propriedades que serão trabalhadas, pois isto possibilita uma maior compreensão e consequentemente uma melhoria na aprendizagem.
Professor, se sua sala de aula é uma sala de 3º ano pra frente, é possível trabalhar mais propriedades.
Além disso, é importante ressaltar que este momento poderá ser dividido em dois momentos, sendo uma aula de 60 minutos pra cada experimento.
PROPRIEDADE 1: O AR TEM ELASTICIDADE?
As moléculas do ar tendem a ficar mais dispersas ou mais densas conforme a temperatura a que é submetida. Entretanto, aquecer ou esfriar o ar, não mostraria com clareza para os alunos este movimento de expansão e compressão do ar.
Assim, a sugestão é mostrar aos alunos a capacidade de expansão e contração do ar, que sem ser submetido a diferentes temperaturas, volta para sua forma inicial.
Para isso, vocês precisarão de seringas novas e sem agulhas. Não há necessidade de uma seringa por criança, eles podem passar trocar entre si o material.
REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 1: Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar3.php |
Depois dos alunos fazerem o levantamento de suas hipóteses, mostre a eles o porquê disto ter acontecido com o êmbolo da seringa.
VOCÊ OBSERVOU QUE NÃO CONSEGUIMOS EMPURRAR O ÊMBOLO? ISSO ACONTECE PORQUE, MESMO SE VOCÊ EMPURRAR O ÊMBOLO COM MUITA FORÇA, MANTENDO E DEDO NA PONTA DA SERINGA, O ÊMBOLO MOVIMENTA-SE, MAS VOLTA PARA A POSIÇÃO INICIAL, POIS O AR QUE ESTAVA COMPRIDO EMPURROU O ÊMBOLO, MAS VOLTOU A OCUPAR O MESMO ESPAÇO QUE OCUPAVA ANTES DE SER COMPRIMIDO. PODEMOS DIZER QUE: • A MESMA QUANTIDADE DE AR PODE OCUPAR ESPAÇOS E TAMANHOS DIFERENTES; • O AR TEM ELASTICIDADE POR QUE DIZEMOS QUE UMA SUSTÂNCIA É ELÁSTICA QUANDO VOLTA SOZINHA AO SEU VOLUME OU A SUA FORMA ORIGINAL, SE DEIXAR DE SER COMPRIMIDA OU ESTICADA. E O AR CONSEGUE FAZER ISSO. |
Ao final, proporcione que os próprios alunos confrontem as suas hipóteses com o texto da experiência e tirem suas conclusões.
PROPRIEDADE 2: O AR TEM PESO?
REGISTRANDO A EXPERIÊNCIA 2: |
Depois, confronte novamente as hipóteses, mostrando a eles o porquê disto ter acontecido com os balões
O BALÃO CHEIO IRÁ INCLINAR O CABIDE PARA BAIXO POR QUE É MAIS PESADO DO QUE O BALÃO SEM AR. ISTO QUER DIZER QUE O AR TEM PESO. |
Observação 1: vale ressaltar que, a cada experiência, é importante fotografar os momentos de sua realização, pois estas fotos poderão servir de registro das experiências. Para isso, você poderá utilizar o WxCam, a webcam do netbook dos alunos, localizada na área de trabalho ou pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] Observação 2: Os registros acima, poderão ser digitados com o auxílio do programa KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]. |
Mostrando que também podemos utilizar o ar em nossas brincadeiras, proporcionando uma forma mais lúdica de trabalharmos com o ar, faça com os alunos uma oficina de brinquedos, onde poderão construir pipas, aviões de papel e cata ventos.
Para isso, retome o texto instrucional e faça com eles o levantamento do material que necessitarão como: varetas, papéis, linha, dentre outros.
Depois, solicite que, coletivamente, criem um bilhete solicitando estes materiais para a família.
O bilhete deve conter dados como:
- Quais materiais vamos precisar;
- Qual a quantidade;
- Que dia será a oficina;
- Para quem entregar os materiais;
- Dentre outros.
VEJA UM EXEMPLO:
SRS. PAIS E OU RESPONSÁVEIS |
Enquanto os materiais não chegam, que tal trabalhar com os alunos alguns problemas e estimativa de materiais a serem gastos.
Para isso, seguem algumas sugestões:
DESENHE E RESOLVA: |
Faça com os alunos e com os familiares, que se dispuseram os brinquedos citados. Logo após, converse com os alunos se seria bom irmos para um lugar que fosse amplo, aberto e com muito ar.
Além disso, lembre-se de reforçar a necessidade de irem para uma área que possam soltar pipas longe da rede elétrica. Caso o pátio da escola ou praça próxima a ela não ofereçam estas condições, será necessário agendar a ida a um parque ou uma fazenda, para soltar pipa, mas se isso não for possível, oriente-os a irem com seus familiares.
As demais atividades não requerem maiores cuidados.
Apenas lembre-se de registrar tudo com filmagens e fotos, que poderão ser feitas com o computador do programa UCA, com auxílio do WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
Por fim, professor, segue sugestões de sítios que ensinam como confeccionar estes brinquedos. A leitura destes textos com os alunos poderá proporcionar um contato ainda maior com o texto instrucional e sua função social.
Pipa: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-722-3151-,00.html
Cata vento: http://www.umadicapordia.com.br/09-09-2009/como-fazer-um-cata-vento/
Avião de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel
http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/o-ar.html
Professor o objetivo desta aula é despertar o interesse dos alunos sobre as propriedades do ar e levantar dados para uma melhor observação frente aos aspectos como: ortografia, pontuação, coesão ou coerência. Porém, como fatores norteadores para os próximos planejamentos e não como objetivo da avaliação.
Observe ainda, se perceberam a função de um texto instrucional, suas particularidades e sua função social.
Por fim, avalie se o tema apresentado realmente serviu como motivação para tentativas de leitura e escrita.
Cinco estrelas 3 classificações
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15/02/2012
Cinco estrelasGostei da materia,Parabéns.
09/02/2012
Cinco estrelasmuito criativa
17/01/2012
Cinco estrelasQue legal! Foi muito proveitoso.