19/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Nesta primeira atividade, analisaremos três (03) charges, as quais estão relacionadas com o tema da emancipação feminina no Brasil atual.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-
http://n.i.uol.com.br/monkeynews/08charge.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
PARA discutir a charge:
-
Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos tomem consciência do fenômeno da emancipação feminina.
-
http://3.bp.blogspot.com/-nGlFODbxqLI/TXViM98EpEI/AAAAAAAAAJM/yMgCopc3ltU/s1600/charge_dia_internacional_da_mulher_thumb3.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
PARA discutir a charge:
-
Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos reflitam sobre algumas das mudanças trazidas pela emancipação feminina.
-
http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-mulher.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
PARA discutir a charge:
-
Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos observem as consequências da emancipação feminina para as próprias mulheres.
-
Nesta segunda atividade, faremos a leitura de uma reportagem produzida por Produção laboratorial em Jornalismo Hipermídia, Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na matéria, discute-se a emancipação feminina a partir da inserção das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil atual.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.jfempauta.com/?page_id=36611. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes no debate:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, tal como elemento da emancipação feminina no Brasil.
-
Agora, propomos a análise de uma entrevista publicada pelo jornal Zero Hora (Porto Alegre/RS), com Carlos Dias Lopes, diretor da ParticiPais (Associação pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos). Esta entrevista aborda o tema da emancipação feminina num Brasil cada vez mais caracterizado pelo fim de casamentos.
DINÂMICA sugerida:
-
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2011/03/dia-da-mulher-emancipacao-da-mulher-reflete-se-na-configuracao-familiar-3229570.html. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam a relação entre a emancipação feminina e a organização familiar no Brasil atual.
-
Esta atividade será dividida em duas etapas.
Aqui, debateremos o artigo assinado por Naomi Wolf, publicado no site Nação Z - http://www.nacaoz.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011. No texto, a ativista política/crítica social associa melhorias para países subdesenvolvidos à emancipação feminina.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.nacaoz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=554:emancipacao-feminina-levaria-nacoes-pobres-ao-desenvolvimento-&catid=4:politica&Itemid=16. Acesso em 11 de dezembro de 2011
-
QUESTÕES relevantes:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das charges e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/06/2013
Quatro estrelasGostei, pela criatividade e diversificação. Vou beber de algumas sugestões, com certeza. Legal. Cássio.