Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A emancipação feminina no Brasil atual – UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender aspectos essenciais da emancipação feminina no Brasil.
  • Refletir sobre o papel desempenhado pelas mulheres em nossa sociedade.
  • Valorizar as mulheres e o seu direito de emancipação.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Direitos Humanos.
Estratégias e recursos da aula

 

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "Emancipação feminina"

Nesta primeira atividade, analisaremos três (03) charges, as quais estão relacionadas com o tema da emancipação feminina no Brasil atual.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • Os alunos devem acessar as charges a seguir, por meio de seus respectivos links.
  • Analisar cada charge a partir das questões propostas.
  • As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

CHARGE 1

emancipação feminina

http://n.i.uol.com.br/monkeynews/08charge.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

PARA discutir a charge:

  1. Descreva o que você vê na imagem.
  2. Em sua opinião, qual é a mensagem desta charge?

-

Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos tomem consciência do fenômeno da emancipação feminina.

-

CHARGE 2

dia internacional mulher

http://3.bp.blogspot.com/-nGlFODbxqLI/TXViM98EpEI/AAAAAAAAAJM/yMgCopc3ltU/s1600/charge_dia_internacional_da_mulher_thumb3.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

PARA discutir a charge:

  1. Qual é a mensagem desta charge?
  2. Relacione-a com a charge anterior. Para ajudar na resposta, leia o texto "Igualdade na divisão de trabalho doméstico entre homens e mulheres", assinado pelo jornalista Edgar Lisboa, em seu site - http://www.edgarlisboa.com.br/?p=9376. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos reflitam sobre algumas das mudanças trazidas pela emancipação feminina.

-

CHARGE 3

mulher equilibrista

http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-mulher.jpg. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

PARA discutir a charge:

  1. O que você deduz a partir desta charge?
  2. Agora, relacione-a com as charges anteriores. Para ajudar na tarefa, leia o texto intitulado "A mulher e a dupla jornada de trabalho", site CATHO Online - http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=1703. Acesso em 11 de dezembro de 2011

-

Professor, na análise desta charge, o objetivo é que os alunos observem as consequências da emancipação feminina para as próprias mulheres.

-

Atividade 2- "Lugar de mulher é no trabalho"

Nesta segunda atividade, faremos a leitura de uma reportagem produzida por Produção laboratorial em Jornalismo Hipermídia, Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na matéria, discute-se a emancipação feminina a partir da inserção das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil atual.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
  • Responder as questões conforme se propõe.

-

http://www.jfempauta.com/?page_id=36611. Acesso em 11 de dezembro de 2011

lugar mulher trabalho

-

QUESTÕES relevantes no debate:

  1. Quais os avanços femininos em profissões tradicionalmente ocupadas por homens?
  2. Quais as razões apresentadas para a disparidade salarial entre homens e mulheres, mesmo desempenhando as mesmas funções?
  3. E como está a ocupação de profissões tradicionalmente femininas?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, tal como elemento da emancipação feminina no Brasil.

-

Atividade 3- "Emancipação da mulher reflete-se na configuração familiar"

Agora, propomos a análise de uma entrevista publicada pelo jornal Zero Hora (Porto Alegre/RS), com Carlos Dias Lopes, diretor da ParticiPais (Associação pela Participação de Pais e Mães Separados na Vida dos Filhos). Esta entrevista aborda o tema da emancipação feminina num Brasil cada vez mais caracterizado pelo fim de casamentos.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a entrevista por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
  • Responder as questões conforme se propõe.

-

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/noticia/2011/03/dia-da-mulher-emancipacao-da-mulher-reflete-se-na-configuracao-familiar-3229570.html. Acesso em 11 de dezembro de 2011

zero hora

-

QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:

  1. Segundo o entrevistado, como a independência financeira contribuiu para a emancipação da mulher?
  2. E como a emancipação feminina reflete-se na estrutura familiar?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos entendam a relação entre a emancipação feminina e a organização familiar no Brasil atual.

-

Atividade 4- "Emancipação feminina levaria nações pobres ao desenvolvimento"

Esta atividade será dividida em duas etapas.

ETAPA 1

Aqui, debateremos o artigo assinado por Naomi Wolf, publicado no site Nação Z - http://www.nacaoz.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011. No texto, a ativista política/crítica social associa melhorias para países subdesenvolvidos à emancipação feminina.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de dezembro de 2011
  • Responder as questões conforme se propõe.

-

http://www.nacaoz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=554:emancipacao-feminina-levaria-nacoes-pobres-ao-desenvolvimento-&catid=4:politica&Itemid=16. Acesso em 11 de dezembro de 2011

emancipação feminina

-

QUESTÕES relevantes:

  1. Em que se baseiam as reflexões do texto?
  2. Como se articula a falta de desenvolvimento de países com a opressão às mulheres?
  3. Quais os caminhos sugeridos para a emancipação feminina em nações como o Brasil?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

ETAPA 2

ORIENTAÇÕES gerais:

  • O professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos.
  • Com base nas reflexões e informações de todas as atividades da aula, os grupos devem debater o seguinte tema:

-

A emancipação da mulher no Brasil

-

  • Um grupo ficará responsável por defender os aspectos positivos da emancipação feminina; e o outro, por argumentar os aspectos negativos da emancipação, especialmente para as próprias mulheres.
  • O debate poderá ocorrer em sala de aula.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das charges e dos textos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.