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Quando a pilha pifa... o que fazer? - UCA

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

E se... não houvesse lixo? – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Rever o padrão de consumo e o descarte inadequado de produtos eletrônicos que têm baterias.

  • Explicar o significado da "logística reversa" e seu papel como cidadão nesse processo.

  • Avaliar a importância de se descartar pilhas e baterias sem contribuir para a contaminação ambiental.

  • Praticar a sustentabilidade a partir de atitudes cotidianas.

  • Explicar a importância de fazer coleta seletiva em casa e em outros ambientes.

  • Intervir na destinação de pilhas e baterias em sua comunidade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

pilhas e baterias o q fazer

Fonte da imagem: http://tecnisaideias.com.br/uploads/imagem/1427_mosaico.jpg. Acessado em 12/12/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de vídeo.

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo "Celulares usados ameaçam Meio Ambiente" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tL98op0E5xU. Acessado em 10/12/2011.

Em seguida, deverão acessar o texto que apresenta a síntese das informações da reportagem do vídeo, disponível em http://gr2residuos.com.br/tec/serie-de-reportagens-%E2%80%9Cempresarios-do-lixo%E2%80%9D-destaca-reciclagem-de-lixo-eletronico/ (acessado em 10/12/2011).

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados anteriormente. 

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Por que as baterias de celulares ameaçam o meio ambiente e a saúde das pessoas?

O que a Política Nacional de Resíduos sólidos determinou para 2014?

O significa a “logística reversa”?

Quem lucra com essa política da “política reversa”?

pilhas degradando

Fonte da imagem: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/files/2011/04/pilhas-corridas.jpg. Acessado em 12/12/2011.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

pilhas lixo

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_X5FCb1rAl8k/TI5zjJ-mMjI/AAAAAAAAABQ/PCWdh718fTk/s1600/a.jpg. Acessado em 12/12/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem três textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Pilhas e baterias usadas: o que fazer com elas? Disponível em: http://tecnisaideias.com.br/referencia-pilhas-e-baterias-usadas-o-que-fazer-com-elas--1427. Acessado em 10/12/2011.

Texto 2- Qual o seu papel no descarte correto de lixo eletrônico? Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/qual-o-seu-papel-no-descarte-correto-de-lixo-eletronico/. Acessado em 10/12/2011.

Texto 3- Uma pilha pode contaminar o solo por cerca de 50 anos. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/uma-pilha-pode-contaminar-o-solo-por-cerca-de-50-anos/.  Acessado em 10/12/2011.

Itens para registro e discussão

Quais aparelhos eletrônicos precisam de pilhas ou baterias para funcionarem?

O que acontece com pilhas e baterias que são destinadas aos lixões ou aterros sanitários?

Como o uso de pilhas e baterias piratas pode aumentar esse problema ambiental?

Que tipo de pilhas apresenta maior risco ambiental?

Quais são os elementos químicos considerados perigosos presentes na composição de pilhas e baterias? Que danos podem causar ao organismo humano?

Como esses componentes tóxicos que contaminam o solo e a água, oriundos de aparelhos eletrônicos, atingem o corpo humano?

Qual é a obrigação ambiental dos consumidores de pilhas e baterias?

O que determina a Lei federal nº 12.305 de agosto de 2010?

Na logística reversa, qual é o papel do consumidor de aparelhos eletrônicos? E do fabricante e/ou distribuidor?

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

reciclagem pilhas

Fonte da imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/reciclagem-pilhas-baterias.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 3 – Pesquisa de campo

Sugerimos que o professor organize com seus alunos um roteiro de entrevistas a serem realizadas com a comunidade escolar, familiares, vizinhos e amigos. Os dados levantados deverão ser trazidos para a aula, tabulados e representados em forma de gráficos nas aulas de matemática, no computador UCA, utilizando o aplicativo KChart, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Novos aplicativos => Gerenciador de diagramas => KChart => Gráficos.

Os alunos deverão fazer todos os registros que comporão um relatório da pesquisa a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Nesse relatório deverão constar: o problema; a justificativa; os procedimentos para coleta de dados e os resultados.

Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo,  por exemplo, um pendrive.

Sugestões de perguntas a serem feitas nas entrevistas

Como você descarta aparelhos que têm pilhas e baterias?

Você considera a maneira como descarta pilhas e baterias correta? Por quê?

Você conhece ou dispõe de alternativas para a destinação de pilhas e baterias? Quais? 

celulares lixo

Fonte da imagem: http://www.adrianaroveroni.com.br/wp-content/uploads/2011/10/jadir-baterias-celulares.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 4 - Montagem de apresentações do conteúdo estudado e da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado nas atividades 1 e 2 e na pesquisa de campo.

Para essa montagem deverão utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

pilhas coleta

Fonte da imagem: http://www.senado.gov.br/noticias/tv/scripts/GetImagemMidia.asp?COD_MIDIA=115004. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 5 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 6- Pensar globalmente e agir localmente

Sugerimos que, a partir dos dados da pesquisa, ao descortinar a realidade local com relação à destinação de baterias e pilhas usadas na comunidade escolar o professor proponha aos alunos o desencadeamento de ações que visem o alcance de alternativas sustentáveis para a destinação desses materiais localmente.

O início dessas ações deverá ser a montagem de um painel pelos alunos e sua exposição na entrada da escola. Neste painel deverão estar fotos, dados e resultados da pesquisa, juntamente  com esclarecimentos à toda a comunidade sobre os riscos e a necessidade de destinar adequadamente pilhas e baterias.

Buscar apoio e parceria com empresas que pratiquem a logística reversa para instalar um posto de recolhimento de pilhas e baterias na escola é uma ótima opção para sensibilizar a toda a comunidade escolar.

Se na cidade não houver postos para descarte para pilhas e baterias, escrever cartas aos políticos para fazer valer as determinações legais que garantam essa prática sustentável.

O professor deverá em todo o seu discurso reforçar o princípio dos 3Rs enfatizando que o R prioritário é a “redução” do consumo.

Recursos Complementares

O lixo dos outros e o nosso. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/artigo-minc-lixo-inglaterra-politica-nacional-residuos-solidos-491044.shtml. Acessado em 10/12/2011.

A nova era na reciclagem. Disponível em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/nova-era-reciclagem-lixo-gestao-residuos-politica-nacional-575374.shtml. Acessado em 10/12/2011.

Onde os eletrônicos vão morrer (e matar). Disponível em:  http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI112900-17579,00-ONDE+OS+ELETRONICOS+VAO+MORRER+E+MATAR.html. Acessado em 10/12/2011.

A dinâmica da Logística Reversa, Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_471850.shtml. Acessado em 10/12/2011.

Pilhas e baterias. Disponível em:  http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_pilhas_e_baterias.pdf. Acessado em 10/12/2011.

Por que pilhas usadas são lixos tóxicos? Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/por-que-pilhas-usadas-sao-lixos-toxicos.htm. Acessado em 10/12/2011.

O que fazer com pilhas usadas? Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/o-que-fazer-com-pilhas-usadas.htm. Acessado em 10/12/2011.

Tipos de pilhas e baterias. Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/pilhas-baterias-uma-oxidacao-util.htm. Acessado em 10/12/2011.

A energia da bateria e seus usos. Disponível em:  http://casa.hsw.uol.com.br/baterias1.htm. Acessado em 10/12/2011.

O que é e como funcionam as pilhas e baterias http://casa.hsw.uol.com.br/baterias.htm. Acessado em 10/12/2011.

Por que as baterias descarregadas voltam a funcionar? Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao390.htm. Acessado em 10/12/2011.

Reciclagem de Pilhas e Baterias. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-pilhas-e-baterias/. Acessado em 10/12/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, o relatório do trabalho de campo e os registros do estudo dos textos na internet (atividades 1, 2 e 3). As apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 4 e 5) e o os painéis montados e expostos na entrada da escola (atividade 6) também deverão ser objetos de avaliação quantitativa.

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