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E se... não houvesse lixo? – UCA

 

09/12/2011

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o princípio dos 3 Rs.

  • Rever o padrão de consumo e o desperdício.

  • Avaliar a importância de se reduzir a produção de lixo e geração de resíduos sólidos e da ciclagem de resíduos orgânicos na natureza.

  • Praticar a sustentabilidade a partir de atitudes cotidianas.

  • Explicar a importância de fazer coleta seletiva em casa e em outros ambientes.

  • Intervir na destinação de resíduos sólidos de sua comunidade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

gramacho

Fonte da imagem: http://anamariagalheigo.net/wp-content/uploads/Jardim-Gramacho1.jpg.  Acessado em 07/12/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de vídeos.

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo "Jardim Gramacho (Gramacho Gardens)" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Jq2MKuM9Nc (acessado em 07/12/2011), produzido e editado por Andrew Lenz com imagens feitas pelos próprios catadores do aterro sanitário jardim Gramacho, que fica situado no Município de Duque de Caxias, RJ.  Situado às margens da Baia de Guanabara, ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m². Foi instalado a partir de convênio firmado em 1976 e está no limite de sua capacidade apresentando sinais de que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 30 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara.

Em seguida, deverão acessar o vídeo “Catadores de Gramacho « Notícias do Rio" (TVBRASIL -13/10/2009), disponível em http://www.youtube.com/watch?v=GlSig5El8Go&feature=related (acessado em 07/12/2011) que trata do mesmo tema complementando as informações do primeiro vídeo. O aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, recebe cerca de 70% do lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro. São cerca de seis mil toneladas, disputadas pelos 1.300 catadores da região, que dependem do lixo reciclável para sobreviver. Embora renda menos de um salário mínimo por mês, os catadores estão preocupados com o fim do aterro, quando a estação de tratamento de Seropédica estiver em pleno funcionamento.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados anteriormente. 

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Quais sentimentos os vídeos despertaram em você?

O que as pessoas fazem nesse local?

Tudo o que vai parar nos lixões e aterros sanitários é realmente lixo?

As montanhas de lixo mostradas nos vídeos poderiam ser diminuídas? Como?

Viver do lixo é uma opção plausível?

gramacho 2

Fonte da imagem: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,48138412,00.jpg. Acessado em 07/12/2011.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.

Sugestões de perguntas 

O que é lixo?

Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa?

Há alternativas para a destinação daquilo que descartamos que não seja a coleta pelo caminhão de lixo?

As alternativas de destinação são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que podemos fazer em nosso dia a dia? 

O que fazer com o lixo separado?

reciclagem

Fonte da imagem: http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/01/Reciclagem-Dom%C3%A9stica.jpg. Acessado em 07/12/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- E se...  não houvesse lixo? Disponível em:  http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_508299.shtml. Acessado em 07/12/2011

Texto 2- Precicle. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=239&id=132&option=com_content&task=view. Acessado em 07/12/2011

Itens para registro e discussão

É possível acabar com a produção de lixo?

O que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental provocado pela grande geração de resíduos?

O que significam os 3 Rs? Qual deles deve ser priorizado?

Por que a reciclagem é o último “R” da lista dos 3Rs?

O que é “preciclar”?

Se não somos recicladores, qual é o nosso papel no processo de reciclagem de resíduos sólidos?

As embalagens geram um problema ambiental? Explique.

Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?

Que atitudes você teria que rever no seu dia a dia para minimizar o impacto ambiental advindo da sua geração de lixo?

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

reciclagem latas

Fonte da imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/reciclagem-lata-aluminio.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 3 - Trabalho de campo

Sugerimos que o professor organize duas visitas. A primeira visita deve ser ao espaço onde é destinado o lixo urbano e a segunda a uma cooperativa de catadores de recicláveis. Para isso, deverá preparar um roteiro no qual destaque aspectos a serem observados e registrados, tais como a descrição do ambiente e das pessoas que trabalham com resíduos sólidos que deverão ser ouvidas por meio de entrevistas. Se não houver cooperativas, os catadores de recicláveis poderão ser entrevistados nas ruas ou convidados a virem à escola.

Os alunos deverão fazer registros que comporão um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo,  por exemplo, um pendrive.

compostagem processo

Fonte da imagem: http://www.minassemlixoes.org.br/wp-content/uploads/2010/11/compostagem-organica-2.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 4 - Pesquisas na internet 

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar aos alunos para que façam pesquisas na internet. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). 

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereçowww.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos sete temas. O professor deverá dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo pesquise um item.

Sugestões de temas para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Tema 1 – Resíduos sólidos e sua destinação

Destinação de resíduos sólidos. Disponível em:  http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36&idConteudo=10767&idMenu=11640. Acessado em 07/12/2011

Coleta Seletiva – Cores. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=244. Acessado em 07/12/2011

Coleta Seletiva - O que é Reciclável? Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243. Acessado em 07/12/2011

Reciclagem de Latas de Alumínio. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-latas-de-aluminio/. Acessado em 07/12/2011

Tema 2- Coleta seletiva

Coleta Seletiva – Conscientização. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=140&Itemid=247. Acessado em 07/12/2011

Coleta Seletiva – Implantação. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=135&Itemid=242. Acessado em 07/12/2011

Coleta Seletiva - Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf. Acessado em 07/12/2011

Tema 3 – Coleta seletiva: legislação

Legislação sobre coleta seletiva. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/documentos/decreto40645_2007_coleta_seletiva_rj.pdf. Acessado em 07/12/2011

DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/decreto5940_2006.pdf. Acessado em 07/12/2011

Legislação. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=148&Itemid=255. Acessado em 07/12/2011

Tema 4 – Agenda 21 doméstica

Agenda Ambiental Doméstica. Disponível em:  http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=192. Acessado em 07/12/2011

Agenda 21 pessoal – lixo. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age3.htm. Acessado em 07/12/2011

Agenda 21 pessoal – alimentos. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age4.htm. Acessado em 07/12/2011

Agenda 21 pessoal – casa. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age8.htm. Acessado em 07/12/2011

Agenda 21 pessoal - Energia. Disponível em:  http://www.agenda21local.com.br/age1.htm. Acessado em 07/12/2011

Agenda 21 pessoal - Água. Disponível em:   http://www.agenda21local.com.br/age2.htm. Acessado em 07/12/2011

Tema 5 – “Lixo” orgânico e sustentabilidade

Compostagem. Disponível em:   http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=147&Itemid=254. Acessado em 07/12/2011

Recicle seu lixo orgânico. Disponível em:   http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/recicle-seu-lixo-organico. Acessado em 07/12/2011

O valor do lixo orgânico. Disponível em:   http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/blog-do-editor/o-valor-do-lixo-orgnico. Acessado em 07/12/2011

LIXO ORGÂNICO O QUE FAZER? http://bancopaju.blogspot.com/2011/10/lixo-organico-o-que-fazer.html. Acessado em 07/12/2011

Lixo orgânico. Disponível em:  http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=916. Acessado em 07/12/201. 

coleta seletiva menina

Fonte da imagem: http://blog.grupocaixaseguros.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Coleta-Seletiva-I.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 5 - Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado por meio do trabalho de campo e da pesquisa na internet.

Para essa montagem deverão utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

lixo aves

Fonte da imagem: http://oglobo.globo.com/fotos/2011/10/09/09_MHG_lixo01.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

GONÇALVES, Pólita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos.  Ed. DP&A, 2003.

Desafios do Jornalismo ambiental em pauta no Rio de Janeiro. Disponível em:  http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRlVONlUspFSjZEZhN2aKVVVB1TP. Acessado em 07/12/2011.

MAPA MENTAL DOS PROBLEMAS DO LIXO. Disponível em:   http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma24.htm. Acessado em 07/12/2011.

Produção de lixo cresce mais do que população urbana. Revista Galileu. 27/04/2011. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI228835-17770,00-PRODUCAO+DE+LIXO+CRESCE+MAIS+DO+QUE+POPULACAO+URBANA.html. Acessado em 07/12/2011

O chorume no meio ambiente. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/chorume-no-meio-ambiente.htm. Acessado em 07/12/2011

Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA. Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37873. Acessado em 07/12/2011

Educação ambiental: reaproveitando o óleo de cozinha- UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37872. Acessado em 07/12/2011

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, o relatório do trabalho de campo e os registros da pesquisa na internet (atividades 1, 2,3 e 4). As apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6) também deverão ser objetos de avaliação quantitativa.

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