Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Da animação para a HQ: atividade de retextualização

 

20/12/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Explorar recursos gráficos e linguísticos para se expressar.

- Retextualizar desenho animado para história em quadrinhos.

- Utilizar diferentes tipos de balão para construir uma HQ.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções de interjeição e onomatopeia.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 - Filme de animação: Amigão Zão, de Andrés Lieban

3

 Alunos organizados em duplas.

Professor, solicite aos alunos que, por meio de seus laptops, assistam atentamente ao filme de animação brasileiro intitulado Amigão Zão, de Andrés Lieban . O filme tem duração de 1 minuto e está disponível no site Curta na Escola: <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5937>. Para não sobrecarregar a rede, apenas 1 aluno por dupla acessará a internet para a exibição do filme.

Oriente-os a ficarem atentos(a) aos detalhes e à sequência dos fatos e a fazerem anotações de aspectos como personagens, suas ações, seus pensamentos e sentimentos, os lugares - entre outros. Como trata-se de um filme pleno de significação, mas rápido, eles podem assistir várias vezes, sem prejuízo das demais atividades.  

Atividade 2 - Para se criar uma HQ, precisa do quê?

Alunos organizados em duplas.

Professor, como atividade de preparação para a produção de HQ, solicite aos alunos que pesquisem tipos de balão, interjeições e onomatopeias, que são características marcantes da HQ, nos sites abaixo indicados.

- Tipos de balões usados na HQ:

<http://cantinholuluzinha.blogspot.com/2010/06/oficina-historia-em-quadrinhos-2010.html>.

- Onomatopeias:

<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.

<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.

- Interjeições:

http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm

Durante a pesquisa, eles devem fazer anotações de exemplos, os quais serão úteis para a realização da próxima atividade.

 

Atividade 3 - Da animação para a HQ

Alunos em círculo.

Professor, organize a turma em um grande círculo. A atividade é individual, mas a realização é coletiva, com a participação dos vizinhos de carteira na troca de ideias e de materiais. É fundamental que o professor também disponibilize materiais para todos que deles necessitarem: lápis preto, borracha, régua, lápis de cor, canetinha.

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE HQ.

a) Sua HQ deverá ter, no mínimo, 15 quadrinhos e, no máximo, 20. Lembre-se: cada quadrinho corresponde a uma cena que tem significado próprio.

b) Sua HQ deverá explorar, principalmente, os efeitos criados pelo uso das seguintes pontuações: ponto de exclamação; ponto de interrogação; vírgula; reticências. As diferentes pontuações contribuem para exprimir os mais diversos sentimentos. Experimente-as.

c) Sua HQ deverá utilizar até 3 onomatopéias conhecidas.

d) Sua HQ deverá utilizar, pelo menos, 2 onomatopéias criadas por você.

e) Cada quadrinho deve ter, aproximadamente, entre 3 e 6 centímetros.

f) Sua HQ deve apresentar, pelo menos, 3 tipos de balões.   

g) Dê um título para sua HQ diferente daquele usado para a animação.

h) Utilize recursos gráficos para dar movimento aos corpos das personagens.

i) LEMBRE-SE: A linguagem verbal na HQ é rápida e econômica. Poucas palavras devem ser utilizadas, mas sempre de modo que o leitor possa compreender o sentido do texto. Escreva as falas das personagens respeitando essa característica da HQ.

j) Sua HQ deverá utilizar, pelo menos, 3 interjeições diferentes.

k) Sua HQ deverá ter, pelo menos, 2 legendas não repetidas.

l) USE LETRA DE FORMA MAIÚSCULA, que é uma característica importante da HQ.

m) Para entregar seu trabalho, você deve montá-lo como se fosse um pequeno gibi, dobrando no meio uma folha de papel A4 (ou com medidas próximas). Faça uma capa, contendo o título de sua HQ. Informe ainda seu nome como autor(a), nome da disciplina e da professora, ano de ensino e turma, nome da instituição de ensino, local e data. 

 Atividade 4 - Conhecendo a produção do colega.

Professor, para socializar a produção das histórias em quadrinhos, leve um aparelho de som para a sala e coloque uma música para tocar. Combine com os alunos que, a cada pausa na música, eles devem trocar suas produções. Para não tumultuar, eles devem seguir trocando em sentido horário.  

Recursos Complementares

  No site Brasil Escola, do Ministério da Educação, assista ao programa Salto para o Futuro - Série História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem.

Programa 1 – Origem das Histórias em Quadrinhos
Programa 2 – Quadrinhos além dos gibis
Programa 3 – Quadrinhos na sala de aula
Programa 4 – Outros Olhares sobre História em Quadrinhos e Aprendizagem
Programa 5 – História em Quadrinhos em Debate

Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque>. Acesso em 10 dez. 2011.

Avaliação

Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolha as HQ e faça a correção obervando atentamente o cumprimento das orientações. Conforme cada caso, faça anotações indicando aos alunos quais orientações não foram seguidas. No ato da devolução do trabalho, indague a cada um os motivos pelos quais determinadas orientações não foram seguidas. Se necessário, aplique atividades complementares para tentar sanar as dúvidas restantes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.