20/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
- Explorar recursos gráficos e linguísticos para se expressar.
- Retextualizar desenho animado para história em quadrinhos.
- Utilizar diferentes tipos de balão para construir uma HQ.
- Noções de interjeição e onomatopeia.
Atividade 1 - Filme de animação: Amigão Zão, de Andrés Lieban
Alunos organizados em duplas.
Professor, solicite aos alunos que, por meio de seus laptops, assistam atentamente ao filme de animação brasileiro intitulado Amigão Zão, de Andrés Lieban . O filme tem duração de 1 minuto e está disponível no site Curta na Escola: <http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5937>. Para não sobrecarregar a rede, apenas 1 aluno por dupla acessará a internet para a exibição do filme.
Oriente-os a ficarem atentos(a) aos detalhes e à sequência dos fatos e a fazerem anotações de aspectos como personagens, suas ações, seus pensamentos e sentimentos, os lugares - entre outros. Como trata-se de um filme pleno de significação, mas rápido, eles podem assistir várias vezes, sem prejuízo das demais atividades.
Atividade 2 - Para se criar uma HQ, precisa do quê?
Alunos organizados em duplas.
Professor, como atividade de preparação para a produção de HQ, solicite aos alunos que pesquisem tipos de balão, interjeições e onomatopeias, que são características marcantes da HQ, nos sites abaixo indicados.
- Tipos de balões usados na HQ:
<http://cantinholuluzinha.blogspot.com/2010/06/oficina-historia-em-quadrinhos-2010.html>.
- Onomatopeias:
<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.
<http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html>.
- Interjeições:
http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm
Durante a pesquisa, eles devem fazer anotações de exemplos, os quais serão úteis para a realização da próxima atividade.
Atividade 3 - Da animação para a HQ
Alunos em círculo.
Professor, organize a turma em um grande círculo. A atividade é individual, mas a realização é coletiva, com a participação dos vizinhos de carteira na troca de ideias e de materiais. É fundamental que o professor também disponibilize materiais para todos que deles necessitarem: lápis preto, borracha, régua, lápis de cor, canetinha.
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE HQ.
a) Sua HQ deverá ter, no mínimo, 15 quadrinhos e, no máximo, 20. Lembre-se: cada quadrinho corresponde a uma cena que tem significado próprio.
b) Sua HQ deverá explorar, principalmente, os efeitos criados pelo uso das seguintes pontuações: ponto de exclamação; ponto de interrogação; vírgula; reticências. As diferentes pontuações contribuem para exprimir os mais diversos sentimentos. Experimente-as.
c) Sua HQ deverá utilizar até 3 onomatopéias conhecidas.
d) Sua HQ deverá utilizar, pelo menos, 2 onomatopéias criadas por você.
e) Cada quadrinho deve ter, aproximadamente, entre 3 e 6 centímetros.
f) Sua HQ deve apresentar, pelo menos, 3 tipos de balões.
g) Dê um título para sua HQ diferente daquele usado para a animação.
h) Utilize recursos gráficos para dar movimento aos corpos das personagens.
i) LEMBRE-SE: A linguagem verbal na HQ é rápida e econômica. Poucas palavras devem ser utilizadas, mas sempre de modo que o leitor possa compreender o sentido do texto. Escreva as falas das personagens respeitando essa característica da HQ.
j) Sua HQ deverá utilizar, pelo menos, 3 interjeições diferentes.
k) Sua HQ deverá ter, pelo menos, 2 legendas não repetidas.
l) USE LETRA DE FORMA MAIÚSCULA, que é uma característica importante da HQ.
m) Para entregar seu trabalho, você deve montá-lo como se fosse um pequeno gibi, dobrando no meio uma folha de papel A4 (ou com medidas próximas). Faça uma capa, contendo o título de sua HQ. Informe ainda seu nome como autor(a), nome da disciplina e da professora, ano de ensino e turma, nome da instituição de ensino, local e data.
Atividade 4 - Conhecendo a produção do colega.
Professor, para socializar a produção das histórias em quadrinhos, leve um aparelho de som para a sala e coloque uma música para tocar. Combine com os alunos que, a cada pausa na música, eles devem trocar suas produções. Para não tumultuar, eles devem seguir trocando em sentido horário.
No site Brasil Escola, do Ministério da Educação, assista ao programa Salto para o Futuro - Série História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem.
Programa 1 – Origem das Histórias em Quadrinhos
Programa 2 – Quadrinhos além dos gibis
Programa 3 – Quadrinhos na sala de aula
Programa 4 – Outros Olhares sobre História em Quadrinhos e Aprendizagem
Programa 5 – História em Quadrinhos em Debate
Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=692:salto-para-o-futuro-serie-historia-em-quadrinhos-um-recurso-de-aprendizagem&catid=71:destaque>. Acesso em 10 dez. 2011.
Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolha as HQ e faça a correção obervando atentamente o cumprimento das orientações. Conforme cada caso, faça anotações indicando aos alunos quais orientações não foram seguidas. No ato da devolução do trabalho, indague a cada um os motivos pelos quais determinadas orientações não foram seguidas. Se necessário, aplique atividades complementares para tentar sanar as dúvidas restantes.
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22/02/2012
Quatro estrelasAmei!!!