Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar a produção de texto na geografia, enquanto um recurso interdisciplinar? (UCA)

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele;
-Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente;
-Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem;
-Estruturar o texto de forma coerente.
 

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, estruturando pequenos textos, mas para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.
É necessário ainda, que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o WxCam e o KPresenter.
 

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

O contato que alunos, de diferentes regiões do Brasil, têm com os ambientes naturais ou com os ambientes modificados pelo homem, é muito eclético, assim como o nosso país.
A grande extensão geográfica do Brasil, bem como a sua diversidade, seja ela econômica, cultural, ou outra; faz com que, muitas vezes, o aluno tenha contato maior apenas com um tipo de ambiente.
Um aluno de um grande centro urbano, por exemplo, pode ter poucas oportunidades de ter contato com ambientes naturais, da mesma forma que um aluno morador de regiões rurais, tem menos contato com áreas urbanas.
Por isso, a proposta é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos, instigar a imaginação e propiciar uma maior aproximação do ambiente menos comum em sua vida, proporcionando maiores recursos para que este aluno possa descrevê-lo.
Esta aula foi baseada na vivência dos alunos da Escola de Educação Básica da UFU, a ESEBA, que fica em um centro urbano, mas possibilita adaptações para outras realidades.


1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA

Professor, num primeiro momento, em rodinha, questione-os sobre como é o ambiente que seus alunos vivem, como por exemplo:
- O que vocês sabem dizer sobre o ambiente em que vivem?
- Vocês acreditam que a paisagem dominante é natural ou é modificada?
- Por que vocês afirmam que é uma paisagem modificada? O que tem nela?
- E se fosse um ambiente natural, o que teria nele?
- O que poderia ser diferente na sua vida se você morasse em um lugar onde o ambiente fosse predominantemente natural?
-Será que é possível viver em um ambiente onde tudo é modificado ou em um ambiente onde tudo é natural?
- Somente a ação dos seres humanos pode modificar um ambiente?
Posteriormente, convide os alunos para dar uma volta pelos arredores da escola para perceberem o ambiente que os cercam.
Solicite que registrem, utilizando o WxCam, aspectos que foram construídos ou modificados pelo homem e aspectos naturais, caso existam.
WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]


2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
DIFERENTES OLHARES PARA UM MESMO AMBIENTE

Professor, para este momento,  a sugestão é a impressão das fotografias para que os alunos possam compartilhar seus olhares e percepções sobre o ambiente visitado.
Estas fotografias poderão ser coladas em um painel e poderão servir de registro para as aulas.
Além disso, elas serão subsídios para a elaboração de um texto coletivo, ditado pelos alunos e escrito pelo professor, onde estas percepções serão registradas.
Por fim, digite este texto, imprima e distribua cópias para que possam colar em seus cadernos.


3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL

Este momento é para que possamos perceber as ideias e conceitos que os alunos já possuem sobre um ambiente que não seja tipicamente o seu, neste caso o ambiente natural.
Para isso, primeiramente separe alguns materiais que possam ser utilizados em sala para estimular a imaginação dos alunos como odores e som. Isso porque, ao se pensar em ambientes o aluno tende a descrevê-lo apenas com imagens, esquecendo que outros elementos também compõem o ambiente, portanto são necessários para a percepção completa de um ambiente.
Na internet, é possível encontrar sons que podem colaborar com a atividade, como por exemplo, os sons encontrados no sítio www.soundsnap.com
 Podemos usar o som do ônibus que utilizaremos para chegar até este lugar, que pode ser encontrado em: http://www.soundsnap.com/search/audio/bus/score. Aperte o “play” para ouvir e depois aperte MP3 para baixar, conforme imagem abaixo:
Outros sons, podem variar de acordo com o lugar que forem visitar. Em uma floresta, por exemplo, você poderá usar sons como:
Som de pássaros: http://www.soundsnap.com/search/audio/birds/score
Som de cachoeira: http://www.soundsnap.com/search/audio/waterfall/score
Som de macacos: http://www.soundsnap.com/search/audio/monkey/score
Se formos a uma fazenda, encontraremos sons de:
Som de vaca: http://www.soundsnap.com/search/audio/cow+horn/score
Som de galinha: http://www.soundsnap.com/search/audio/chicken/score
Procure os sons que achar mais apropriados, lembrando da necessidade de pesquisar neste sítio com os nomes em inglês.
Para isso, professor, utilize o computador-UCA, acessando o Mozilla Firefox pelo caminho: [Metasys> Favoritos>Navegador de internet].
Nossa opção foi por irmos a uma floresta, no Pantanal, segundo os alunos.
Para isso, apague a luz, solicite que fechem os olhos e coloque o som do ônibus. Inicie descrevendo coisas que remetam a uma viagem, tais como:
- Vacas no caminho;
- Que música vocês cantarão?
- A modificação da paisagem que está observando;
- Dentre outros.


VEJA UM EXEMPLO:
Para irmos ao Pantanal, vamos de ônibus. Então podem se sentar e estiquem bem, pois a viagem é longa. Olhem pela janela e vejam a paisagem.
Observem aquela fazenda! Quantas vacas! E aquelas casinhas marrons, de terra, alguém sabe o que é? É um cupinzeiro.
Agora começou a mudar a paisagem. O que vocês estão vendo de diferente? Viram quantas árvores?
Acho que estamos quase lá.
Pronto! Podem descer do ônibus, pois vamos começar a caminhar pela floresta.
=> Neste momento, lembre-se de trocar o som e exalar um aroma de campo ou flores.
Assim, à medida que você conversa com os alunos, eles podem imaginar o ambiente.
Para ampliar as sensações, quando passarem pelo rio ou cachoeira, por exemplo, solicite que toquem na água e, neste momento, encoste um pano molhado em suas mãos; se avistarem um animal, como uma onça, vocês podem acariciar um bichinho de pelúcia, se tiverem coragem de tocar neste animal perigoso; e assim por diante.
Esta atividade é interessante, pois pode ser utilizada com crianças com baixa visão ou cegos, pois explora a imaginação e estimula outros recursos, como sensações táteis, sons e odores.
Continue a viagem até que eles possam ter explorado bem a floresta, lembrando de alternar o som a cada animal que avistam ou rio. Convide-os a voltarem devagar, começando novamente pelo som do ônibus, até chegarmos à escola e retomarmos nossos lugares.
Ao final da “viagem” eles poderão descrever tudo o que viram, ouviram e sentiram em um texto descritivo individual, que poderá ser digitado no KWord. Lembre-os que, descrever vai além das imagens, que é preciso pensar em todo o contexto.
KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]


4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL

Para este momento, a sugestão é solicitar que os alunos façam pelo menos 6 desenhos, cada um,  sob um momento ( viagem, entrando na floresta, vendo a onça...) utilizando o KolourPaint : [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura]
Depois, reúna todas estas imagens em um pen drive e monte um clipe, utilizando novamente os sons do momento anterior. Para isso, você poderá usar o programa KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações] e exibir a apresentação com um projetor de imagens.

VEJA UM EXEMPLO DE COMO FICARIA A APRENTAÇÃO:
- A viagem: reúna as imagens da viagem e coloque o som do ônibus;
- Entrando na floresta: a soma dos desenhos relativos à esse momento e o som dos pássaros;
- Avistando uma cachoeira: figuras da cachoeira e o seu som;
-E assim por diante, até o retorno à sala de aula.

Atividades de casa

VOCÊS SUGERIRAM QUE FOSSEMOS AO PANTANAL, MAS ONDE ESTE LUGAR FICA?
FAÇA UMA PESQUISA E PROCURE DESCOBRIR:


- ONDE FICA O LOCAL QUE VISITAMOS?
- ELE REALMENTE SE PARECE COM O QUE VOCÊ DESCREVEU E DESENHOU?
- O QUE TINHA DE SEMELHANTE? E DE DIFERENTE?
- QUAIS OUTROS ANIMAIS VIVEM NESTE LUGAR?
- NESTE AMBIENTE É POSSÍVEL PERCEBER MODIFICAÇÕES FEITAS PELO HOMEM?
- SERÁ QUE SÓ O HOMEM PODE MODIFICAR O AMBIENTE? COMO SERIA ISSO?
- VOCÊ CONSEGUIRIA VIVER EM UM LUGAR ASSIM? QUAIS SERIAM AS VANTAGENS OU DESVANTAGENS?
TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA UMA IMAGEM DO PANTANAL.


PARA A PESQUISA, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR O MOZILLA FIREFOX: [METASYS> FAVORITOS>NAVEGADOR DE INTERNET]




5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL

 
Converse com os alunos sobre as tarefas de casa, proporcionando que contem aos colegas as suas descobertas.
Depois, solicite que pensem, o que tem de diferente e de igual nas duas paisagens que conhecemos: a natural e a modificada.
Finalize esta aula, solicitando que montem um texto coletivo, para que digam as semelhanças e diferenças e dois pontos positivos e negativos de cada uma.
VEJA O EXEMPLO:

PAISAGEM NATURAL
x
PAISAGEM MODIFICADA
SEMELHANÇAS                                                                   DIFERENÇAS                                                               
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAISAGEM NATURAL


    PAISAGEM MODIFICADA

ASPECTOS POSITIVOS

 

 

 

 

    ASPECTOS NEGATIVOS

 

 

 

 

ASPECTOS POSITIVOS

 

 

 

 

       ASPECTOS NEGATIVOS

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

No caso de uma aula onda a imaginação é o tema motivador de uma produção de texto, ou seja, algo abstrato, é preciso atentar-se para o interesse e entusiasmo dos alunos.
Sem estes dois fatores o texto poderá ter qualidade inferior, o que prejudicará o processo de avaliação.
Outro fator importante é perceber se os alunos conseguiram montar um texto descritivo sobre o ambiente estudado, com coesão, coerência e sequência lógica dos fatos.
Por fim, é preciso observar também se conseguiram perceber as diferenças entre estes dois espaços e a ação do homem e da natureza sobre eles.
 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.