Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como podemos brincar de Aula de aeróbica infantil na nossa creche?

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, a partir de 05 anos de idade, poderão:

 

-Experienciar movimentos ritmados e de coordenação;

 

-Construir e pesquisar um projeto de músicas e movimentos corporais, em grupo, para uma apresentação; e

 

-Ampliar o repertório de experiências com o corpo e o movimento.

Duração das atividades
A proposta é dividida em duas etapas. A primeira, em torno de 60 minutos, ou mais, o que dependerá do interesse das crianças, e a segunda etapa, em torno de 30 minutos, assim totalizando 90 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor perceba o grupo com o qual trabalhará (crianças a partir de 05 anos de idade) no que diz respeito às curiosidades e ao que os impulsiona. Sugere-se que as crianças tenham conhecimentos prévios em relação à ginástica aeróbica, os diferentes ritmos e os seus benefícios.  

 

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa “Vamos descobrir o que é a Ginástica Aeróbica?”

Duração: em torno de 60 minutos

Material: TNT de várias cores, acervo de música, tesouras infantis.

Local: Sala ou pátio onde o professor tenha a possibilidade de projetar o videoclipe e onde todos possam ver a projeção.

Proposta:

            A proposta consiste em uma apresentação de ginástica aeróbica pelas crianças. É interessante que a proposta possa ser desenvolvida por vários grupos de crianças de idades aproximadas.

O professor deve reunir o grupo de crianças que deseja participar da atividade em um local onde possam ver um videoclipe com o tema de Ginástica Aeróbica. Ao final do videoclipe, o professor inicia uma conversa sobre os benefícios da ginástica e dos exercícios físicos para o ser humano, comenta sobre como pode ser divertido fazer ginástica em companhia dos colegas, e convida o grupo, com um tom desafiante e sutil, para que possa instigar as crianças, a participar de uma apresentação de Ginástica Aeróbica para a Instituição!

            Uma vez aceito o convite-desafio, as crianças dos grupos serão misturadas formando assim novos grupos de crianças, com o intuito interativo. Os novos grupos formados devem ter espaços reservados para pensarem a proposta. O professor faz uma rodada de apresentação entre as crianças deste novo grupo e sugere a confecção de fitas e lenços com TNT, para amarrarem nos pulsos e tornozelos, a fim de colorir a apresentação.

Em cada grupo, deverá ter um professor, que conduzirá os trabalhos junto às crianças e poderá se apoiar em algum recurso multimídia para trazer a reflexão e sugestão de alguns movimentos corporais, se for necessário.

 Neste processo, o professor deve se colocar como observador mais experiente que é, percebendo e mediando o processo, possibilitando que as crianças se pronunciem e que as diferentes ideias e planos sejam escutados e discutidos pelo grupo, gerando assim um processo de construção participativa e democrática.

É interessante que o professor pesquise e se aproprie, previamente, dos movimentos básicos da Ginástica Aeróbica, com o intuito de contribuir no processo de criação. O professor deve disponibilizar um acervo musical com diferentes ritmos e estilos, e que possa contribuir no processo de escolha das crianças. Uma vez escolhido o som, ele deve ser gravado em um CD para o dia da apresentação.

Como sugestão para auxiliar na apresentação, pode ser interessante que o professor proponha a cada grupo a divisão da apresentação em três momentos, sendo que cada grupo apresentará o seu projeto.

 

Inicial- Para compor este momento, a sugestão seria a utilização de um som mais tranquilo e calmo, com movimentos mais suaves, esticando o corpo, podendo se inspirar nos movimentos de espreguiçar de cães e gatos. Esta proposta seria a mais curta, em torno de 10% do tempo total. 

 

Intermediária- Esta fase seria de movimentos mais vigorosos e rápidos com o som mais agitado. Esta fase seria a mais extensa, exigindo cerca de 70% do tempo total da apresentação.

 

Final- Nesta fase, o som seria mais tranquilo e os movimentos mais suaves, compreendendo os 20% restantes do tempo total.

 

            Na sequência se dará o momento de ensaio para a apresentação (se houver um local, na Instituição ou nos arredores com espelhos, onde as crianças possam ver a sua imagem e a do grupo enquanto ensaiam, seria muito interessante).

            Para o dia da apresentação, os professores podem combinar com os pais para que as crianças possam vir com roupas adequadas para a Ginástica.

Os professores que estiverem nos grupos devem estar atentos a não exigir uma grande performance da atividade pelas crianças para o momento da apresentação. Os professores devem sim compreender a importância dos processos de criação, planejamento e interação entre crianças que não estão no dia-a-dia juntas no mesmo grupo, possibilitando que a atividade tenha um tom divertido e lúdico, como se fosse uma grande brincadeira.

Segunda Etapa

“Vamos Fazer Ginástica Aeróbica?”

Duração:Entre 20 e 30 minutos, dependendo de quantos grupos irão se apresentar.

Material:Fitas e lenços confeccionados, som selecionado, um tablado ou uma estrutura que possa dar maior visibilidade aos grupos que irão se apresentar, além de colchonetes, tapetes e/ou papelão para forrar o chão.

Local:Pátio, ou local amplo, em que seja possível a participação de todos na ginástica e que tenha disponível corrente elétrica para ligar o som.

Proposta: Será necessário que um dos professores que intermediou o processo conduza este momento e, se houver um professor de Educação Física na Instituição, seria interessante que ele tomasse à frente na condução dos trabalhos desta fase.

O professor deve reunir o grupo e combinar que, neste momento, haverá a apresentação da Ginástica Aeróbica pelas crianças e que todos estão convidados a participar enquanto cada grupo se apresenta.

A ordem de apresentação dos grupos deve ser organizada previamente para que não se perca muito tempo antes de cada grupo se apresentar, sendo interessante que cada criança fique junto ao seu grupo a fim de otimizar este tempo.

Cada um dos grupos terá um momento para apresentar a sua coreografia.

O professor que conduz a atividade deve levar um tom alegre e caloroso a cada apresentação e estimular a participação de todos. Cada grupo deve ser parabenizado pela sua apresentação e, terminadas as apresentações, o professor que conduz a atividade pode convidar a todos a se deitarem no chão forrado com tapetes e colchonetes (e/ou papelão), para relaxar, se espreguiçar e, até mesmo, “brincarem de dormir” (relaxar com os olhos fechados em silêncio), respirando e percebendo os sons a sua volta.

 

 aeróbica 2

 Foto 1: Ginástica Aeróbica com as crianças

Acervo pessoal

Recursos Complementares
Avaliação

É importante que o professor regente de cada grupo faça uma rodada de conversa com as crianças para que cada uma se coloque a respeito de como foi a atividade.

O professor em seus apontamentos deve registrar o que percebeu com esta proposta, bem como propor uma conversa entre os professores envolvidos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • edson ferreira da silva, creche municipal educacional pimpolho , São Paulo - disse:
    edinho.ilha2010@hotmail.com

    02/07/2012

    Três estrelas

    experimentei e achei o resultado excelente, pois além da ginastica foi trabalhado o desenvolvimento motor individual de cada criança. parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.