20/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
- Conhecer a principal forma de intervenção humana responsável pela destruição das florestas brasileiras;
- Conhecer os principais motivos do desmatamento das florestas brasileiras;
- Compreender as consequências socioambientais do desmatamento desordenado das florestas brasileiras.
Os alunos devem ter a compreensão sobre os biomas brasileiros.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezado(a) Professor(a),
- Inicie a conversa sobre o desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais.
Atividade 01
- Proponha aos alunos que examinem os mapas a seguir, com a cobertura vegetal original e suas respectivas áreas remanescentes que ainda resistem à devastação.
BRASIL: vegetação original
Disponível em: <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/VEGETACAO%20ORIGINAL_jpg.jpg >. Acesso em 10/12/11.
BRASIL: vegetação atual
Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.
- Peça aos alunos que observem as mudanças na distribuição dos diferentes tipos de vegetação predominantes em nosso país.
- Converse com a turma sobre as principais características naturais, econômicas, sociais e culturais de cada região. Questione:
- Permita que os alunos exponham suas compreensões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web < http://www.brasilescola.com/geografia/destruicao-de-florestas.htm> peça que leiam, com atenção, o texto “Destruição de florestas”. Posteriormente, questione:
- Promova um debate sobre estas questões, buscando esclarecer possíveis dúvidas e promover a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos. Oriente-os a registrarem suas compreensões em um arquivo Kword.
- Divida os alunos em grupos e solicite que façam uma pesquisa em sites de busca na internet, (sugerimos os endereços web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.htm>, < http://www.suapesquisa.com/desmatamento/>, <http://sustentabilidade.allianz.com.br/?665/Dez-causas-do-desmatamento>) em livros e revistas, buscando compreender as diferentes formas de desmatamento e os motivos pelos quais essas práticas foram realizadas em cada um dos principais tipos de florestas brasileiras, a seguir. Cada grupo deve se responsabilizar por um tema:
- Cerrado
- Floresta Amazônica
- Mata Atlântica
- Caatinga
- Pantanal
- Mata das Araucárias
Peça que os grupos apresentem os resultados de suas pesquisas para o restante da turma. A partir da compreensão que tiveram, promova uma discussão coletiva em que os estudantes discutam suas conclusões e considerações sobre “O desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais”. Ao final dos debates, elabore um quadro-síntese com os principais pontos e solicite que cada grupo organize uma apresentação, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Peça aos alunos que façam uma dissertação individual sobre o tema em um arquivo Kword.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/as-consequencias-do-desmatamento.html> e lerem o texto “As consequências do desmatamento”. Após a leitura do texto, assistam ao vídeo “Desmatamento”, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=M5Mm3omV1Lg>.
Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=M5Mm3omV1Lg>. Acesso em 10/12/2011.
- Após a leitura do texto, questione:
- Permita que os alunos expressem suas compreensões. Posteriormente, ressalte e explique que dentre os principais problemas decorrentes do desmatamento desordenado, destacam-se:
- Destruição da biodiversidade;
- genocídio e etnocídio das nações indígenas;
- Erosão e empobrecimento dos solos;
- Enchentes e assoreamento dos rios;
- Elevação das temperaturas;
- Desertificação;
- Proliferação de pragas e doenças.
- Promova um debate sobre estes problemas e, ao final, solicite aos alunos que elaborem um quadro-síntese explicativo da questão anterior e façam uma dissertação individual sobre o tema em um arquivo Kword.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam a importância do uso sustentável das florestas do Brasil, e compreendam as relações entre a natureza e a vida qualidade da vida humana. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais relacionadas ao meio ambiente ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras possibilidades.
.
Aulas do Portal do Professor sobre a temática:
Desmatamento - Tolerância Zero. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1465>. Acesso em 10/12/11.
Desmatamento e queimadas - onde vamos parar? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29490>. Acesso em 10/12/11.
O desmatamento da agricultura. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24449>. Acesso em 10/12/2011.
Link sobre Meio Ambiente: Disponível em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>. Acesso em 10/12/2011.
O sítio Escola BR traz uma webquest muito interessante para trabalhar com os alunos o tema do reflorestamento. Ela pode ser encontrada no endereço:<http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=1934&id_pagina=1 >. Acesso em 10/12/11.
Os vídeos para ilustrar esta aula:
<http://www.youtube.com/watch?v=lOEXCinWgFE , http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/desmatamento-zero/videos>. Acesso em 10/12/11 .
<http://www.truveo.com/SAME-MISTAKE-AMAZ%C3%94NIA/id/3336337269>. Acesso em 10/12/11 .
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2012
Duas estrelaseu acho que a explicaçao deveria ter mais exemplos e ser mais claro e objetivo.
13/03/2012
Quatro estrelasGostei da sua aula, eu tb estou trabalhando com esse conteúdo e achei interessante.