Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais – UCA.

 

20/12/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a principal forma de intervenção humana responsável pela destruição das florestas brasileiras;

- Conhecer os principais motivos do desmatamento das florestas brasileiras;

- Compreender as consequências socioambientais do desmatamento desordenado das florestas brasileiras.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão  sobre os biomas brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

 

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezado(a) Professor(a),

- Inicie a conversa sobre o desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais.

 

 

Atividade 01

A principal forma de intervenção humana responsável pela destruição das florestas brasileira

PASSO A PASSO

- Proponha aos alunos que examinem os mapas a seguir, com a cobertura vegetal original e suas respectivas áreas remanescentes que ainda resistem à devastação.

BRASIL: vegetação original

 

Disponível em: <http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/VEGETACAO%20ORIGINAL_jpg.jpg >. Acesso em 10/12/11.

 

BRASIL: vegetação atual

hh     

Brasil - Vegetação: Cobertura atual. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

 

- Peça aos alunos que observem as mudanças na distribuição dos diferentes tipos de vegetação predominantes em nosso país.

- Converse com a turma sobre as principais características naturais, econômicas, sociais e culturais de cada região. Questione:

  • O que o mapa 1 representa?
  • O que o mapa 2 representa?
  • Se comparados os dois mapas, o que pode ser observado em relação à vegetação original?
  • O que aconteceu com a cobertura vegetal original em nosso país?

- Permita que os alunos exponham suas compreensões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web < http://www.brasilescola.com/geografia/destruicao-de-florestas.htm> peça que leiam, com atenção, o texto “Destruição de florestas”. Posteriormente, questione:

  • Qual é a principal intervenção humana responsável pelo processo de destruição das florestas?
  • Quais são as principais formas de desmatamento, na atualidade?
  • Quais são os principais motivos que levam a devastação das florestas?

 

- Promova um debate sobre estas questões, buscando esclarecer possíveis dúvidas e promover a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos. Oriente-os a registrarem suas compreensões em um arquivo Kword.

 

Atividade 02

Os principais motivos do desmatamento das florestas brasileiras

PASSO A PASSO

hhh  

- Divida os alunos em grupos e solicite que façam uma pesquisa em sites de busca na internet, (sugerimos os endereços web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.htm>, < http://www.suapesquisa.com/desmatamento/>, <http://sustentabilidade.allianz.com.br/?665/Dez-causas-do-desmatamento>) em livros e revistas, buscando compreender as diferentes formas de desmatamento e os motivos pelos quais essas práticas foram realizadas em cada um dos principais tipos de florestas brasileiras, a seguir. Cada grupo deve se responsabilizar por um tema:

- Cerrado

- Floresta Amazônica

- Mata Atlântica

- Caatinga

- Pantanal

- Mata das Araucárias

 

Peça que os grupos apresentem os resultados de suas pesquisas para o restante da turma. A partir da compreensão que tiveram, promova uma discussão coletiva em que os estudantes discutam suas conclusões e considerações sobre “O desmatamento das florestas brasileiras e suas consequências socioambientais”. Ao final dos debates, elabore um quadro-síntese com os principais pontos e solicite que cada grupo organize uma apresentação, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

- Peça aos alunos que façam uma dissertação individual sobre o tema em um arquivo Kword.

Atividade 03

As consequências socioambientais do desmatamento desordenado das florestas brasileiras 

PASSO A PASSO

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/as-consequencias-do-desmatamento.html> e lerem o texto “As consequências do desmatamento”.  Após a leitura do texto, assistam ao vídeo “Desmatamento”, disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=M5Mm3omV1Lg>.

hhh

Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=M5Mm3omV1Lg>. Acesso em 10/12/2011.

 

- Após a leitura do texto, questione:

  • Quais são as principais consequências socioambientais decorrentes do desmatamento desordenado das florestas brasileiras?

 

- Permita que os alunos expressem suas compreensões. Posteriormente, ressalte e explique que dentre os principais problemas decorrentes do desmatamento desordenado, destacam-se:

- Destruição da biodiversidade;

- genocídio e etnocídio das nações indígenas;

- Erosão e empobrecimento dos solos;

- Enchentes e assoreamento dos rios;

- Elevação das temperaturas;

- Desertificação;

- Proliferação de pragas e doenças.

 

- Promova um debate sobre estes problemas e, ao final, solicite aos alunos que elaborem um quadro-síntese explicativo da questão anterior e façam uma dissertação individual sobre o tema em um arquivo Kword.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam a importância do uso sustentável das florestas do Brasil, e compreendam as relações entre a natureza e a vida qualidade da vida humana. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais relacionadas ao meio ambiente ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, entender como as diferentes formas de apropriação do espaço alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras  possibilidades.

.

Recursos Complementares

Aulas do Portal do Professor sobre a temática:

Desmatamento - Tolerância Zero. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1465>. Acesso em 10/12/11. ..

Desmatamento e queimadas - onde vamos parar? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29490>. Acesso em 10/12/11...

O desmatamento da agricultura. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24449>. Acesso em 10/12/2011.

Link sobre Meio Ambiente: Disponível em: <http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/>. Acesso em 10/12/2011.

 

O sítio Escola BR traz uma webquest muito interessante para trabalhar com os alunos o tema do reflorestamento. Ela pode ser encontrada no endereço:<http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=1934&id_pagina=1 >. Acesso em 10/12/11...

>>> 

Os vídeos para ilustrar esta aula:


<http://www.youtube.com/watch?v=lOEXCinWgFE , http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/desmatamento-zero/videos>. Acesso em 10/12/11 ..

<http://www.truveo.com/SAME-MISTAKE-AMAZ%C3%94NIA/id/3336337269>. Acesso em 10/12/11..

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.