12/05/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Olá professor, vamos conversar um pouco sobre área de figuras planas. Coloque uma situação simples para que seus alunos possam aplicar este conteúdo, como por exemplo:
Em uma reunião de uma Associação de Pais e Mestre de uma determinada escola, decidiu-se que o piso das salas de aula seriam trocados. Para isto coletaram as seguintes informações:
• A escola possui 16 salas de aula. Cada sala tem as seguintes dimensões 3,2 m comprimento e 2,8 m de largura.
• A cerâmica a ser adquirida mede 40 cm por 40 cm. Ela custa R$ 4,35 o metro.
Pergunta-se:
• Quantos metros da cerâmica a Associação deverá adquirir?
• Esta quantidade equivale a quantas peças?
• Qual será o custo desta compra?
Leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html. Será mostrada a tela abaixo onde o aluno deverá informar o seu nome.
Professor, o aplicativo coloca uma situação onde deverão ser feitos cálculos para determinar a quantidade de piso para revestir a sala, o quarto e a cozinha de uma casa. Para isto ele deverá clicar com o mouse no ambiente sala, para escolher o tamanho do piso.
Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse no espaço “O que é área?”. Neste espaço eles aprenderam o conceito de área e como calcular área de figuras planas. Oriente-os para que observem e registrem:
• o conceito de área de figuras planas;
• as unidades de medidas de área;
• a adequação destas unidades de medidas de áreas ao objeto que se pretende medir;
• as fórmulas para cálculo de área das figuras apresentadas (quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio).
Após esta navegação, peça aos seus alunos que clique na opção “Voltar para planta baixa” e em seguida selecione o ambiente “sala”. Nele eles deverão escolher um tipo de piso que irá revestir a sala, o quarto e a cozinha. Existem cinco tipos de medidas para as dimensões da sala, cada vez que esta opção for selecionada, serão modificadas as dimensões da sala e dos tipos de piso. Professor, peça aos seus alunos que:
• Façam e registrem o calculo valor da área da sala;
• Façam e registrem o calculo valor da área de cada tipo de piso;
• Observem e comparem as unidades de medidas da sala e de cada tipo de piso;
• Provoque um rápido debate perguntando a eles: “Como faremos para calcular a quantidade de piso na sala?”. Peça a eles que registrem todas as idéias que surgirem.
Depois eles selecionaram um tipo de piso e fizeram os devidos cálculos, agora deverão informar a quantidade de peças do piso serão necessárias para revestir a sala. Após informar, clique com o mouse em “Confirmar”.
O aplicativo informará se o valor da quantidade informada esta correto. Peça a eles que cliquem com o mouse em e repita o procedimento para os cálculos do quarto e da cozinha.
3 – Atividade prática
Professor seria interessante colocar uma atividade prática para seus alunos. A situação colocada para motivação dos alunos no início da aula. Peça a eles que:
• Utilizando uma trena, meçam e registrem as dimensões da sala de aula.
• Calculem a área da sala de aula.
• Supondo que a cerâmica que vai ser colocada na sala tenha as mesmas dimensões, quantos metros de cerâmica deverá ser adquirido?
• Esta quantidade corresponde a quantas peças?
• Qual será o custo?
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/04/2014
Cinco estrelasMuito boa!!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua aulatrabalhei esse conteudo com meus alunos, pedi que eles fizessem um banco de dados com as medidas dos lados de alguns espaços dentro da escola: canteiros, quadra, corredores, depois pedi para desenhar o que mediram e nomearem geometricamente, então, passaram a calcular as áreas de acordo com a formula de cada figura. O interessante foi que encontramos varias figuras geometricas e tentei associar cada figura com o real.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a sua aula. Trabalhei este assunto com os meus alunos e medimos tudo que havia dentro da sala, calculando a sua área.Depois fizemos a mesma coisa no pátio.Eles gostaram muito.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante o aplicativo. Coloca o aluno numa situação concreta, desafiando-o a resolver as questões sobre área...
24/03/2010
Quatro estrelasSr Professor: Sua aula é muito interessante, tendo em vista que os alunos irão fazer trabalhos práticos. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI DA SUA SUGESTÃO DE AULA.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI DA SUA SUGESTÃO DE AULA