19/12/2011
Leide Divina Alvarena Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
- Entender o que é saneamento básico;
- Conhecer os problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento básico;
- Conhecer as condições de saneamento básico na cidade, no espaço de vivência.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
- Prezado(a) Professor(a),
- Inicie a discussão comentando com os alunos que em nosso país, os problemas sociais e ambientais urbanos que antes eram predominantes apenas nas grandes cidades, atualmente estão presentes também nas pequenas cidades. Vamos compreender a importância do saneamento básico para a saúde pública?
- Apresente as seguintes imagens:
Disponível em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.
Disponível em: <http://www.institutobrasil.com/site_antigo/web/saneamento/cenario.htm> Acesso em 10/12/2011.
Disponível em: <http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/o-simbolo-perene-do-nosso-atraso/>. Acesso em 10/12/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem suas compreensões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.infoescola.com/saude/saneamento-basico/> e lerem, com atenção, o texto: “Saneamento básico”. Questione:
- O que se entende por saneamento básico?
- Qual a importância do saneamento básico para as pessoas que vivem nas cidades?
- Como surgiu o saneamento básico?
- Permita que os alunos expressem verbalmente suas compreensões. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=20> e observarem os dados informativos sobre a situação do saneamento básico no Brasil.
- Permita que os alunos expressem suas compreensões e esclareça as possíveis dúvidas, mediando a construção de novos conhecimentos. Proponha aos alunos que examinem o gráfico a seguir, representando a evolução dos serviços de saneamento básico dos municípios brasileiros, entre os anos de 1989 a 2000:
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/geografia/saneamento-basico.jhtm>. Acesso em 10/12/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem suas interpretações sobre o gráfico. Destaque e discuta com os alunos a precariedade nos serviços públicos - especialmente nos bairros de baixa renda - de saneamento básico, como fornecimento de água tratada e encanada, coleta e transporte de esgoto, coleta de lixo, iluminação e pavimentação;
- Oriente-os a registrarem suas compreensões em um arquivo Kword.
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos a realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>), em livros e revistas, buscando compreender e explicar os principais problemas socioambientais decorrentes da falta de saneamento básico. Destaque:
- Doenças relacionadas com a ausência de rede de esgotos;
- Doenças relacionadas com água contaminada;
- Doenças e outras consequências da ausência de tratamento do Esgoto Sanitário.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos, esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada.
- Ao final dos debates, solicite que elaborem um quadro-síntese com os principais pontos destacados e elaborem uma dissertação sobre o tema em um arquivo Kword.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=23> para que conheçam a Lei do Saneamento Básico. Pergunte aos alunos:
- Medie a construção de conhecimentos por parte dos alunos sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Posteriormente, apresente o filme "Saneamento Básico", disponível para download no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>.
Cena do filme Saneamento Básico. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lXvYcvunQrA>. Acesso em 10/12/11.
- Após assistirem ao filme, questione:
- Debata com os alunos, dentre outras questões, a importância dada pelo poder público ao saneamento básico. Aproveite a oportunidade para conhecer as condições de saneamento básico do bairro e da cidade onde os alunos moram/estudam. Pergunte:
- Promova atividades de pesquisa em que os alunos, divididos em grupos, levantem informações sobre:
- Para auxiliá-los na compreensão dessas questões, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.economiabr.net/economia/3_saneamento_basico.html> e lerem o texto "Saneamento Básico". A partir da leitura deste texto e outras fontes bibliográficas, solicite que façam uma pesquisa nas instituições responsáveis pelo saneamento básico da cidade onde os estudantes vivem, buscando levantar as condições desse sistema em seu espaço de vivência.
- Instrua-os a levantarem informações sobre os serviços de atendimento a saúde pública, investigando se há (e com que frequência) atendimento de pessoas com doenças, dentre algumas, cólera, amebíase, vários tipos de diarreia, peste bubônica, lepra, meningite, pólio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, malária, leptospirose, ebola, etc., relacionadas à precariedade do sistema de saneamento básico.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, expondo seus conhecimentos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada.
- Ao final dos debates, solicite que elaborem, individualmente, um quadro-síntese com os principais pontos destacados e escreva uma dissertação sobre o tema em um arquivo Kword.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas atividades econômicas e as principais mudanças decorrentes da mesma em nossa sociedade; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Aulas sobre o tema disponível no Portal do Professor:
Saneamento Básico: você sabe o que é isso? E qual a sua importância? <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12486>. Acesso em 10/12/11.
Saneamento Básico no Brasil. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26914>. Acesso em 10/12/11.
Outros
Saneamento Básico no Brasil. <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86510.shtml>. Acesso em 10/12/11.
Cartilha pesquisa Percepções sobre Saneamento Básico. <http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/cms/APRESENTACAO_IBOPE_TRATA/Apresentacao_coletiva_12ago.pdf>. Acesso em 10/12/11.
Saúde Pública. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde_p%C3%BAblica>. Acesso em 10/12/11.
Coleta seletiva. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva>. Acesso em 10/12/11.
site <http://www.esgotoevida.org.br/saude_saneamento.php>. Trata do funcionamento o sistema de saneamento. Acesso em 10/12/11.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2013
Quatro estrelasA aula está muito bem elaborada, contudo, o filme não pode mais ser baixado no endereço indicado por causa dos direitos autorais..
27/03/2012
Cinco estrelasmuito rica e criativa eu aproveito tudo, muito bom o tema as atividades a avaliação muito construtiva para o aprendizado critico. obrigada