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Deuses Africanos entre os terreiros de dois continentes - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco da riqueza cultural do continente africano antes da colonização dos europeus nos séculos XIV e XV;
  • Identificar as características mais importantes do candomblé e da umbanda principais religiões de matrizes africanas no Brasil;
  • Compreender a religiosidade africana e afro-brasileira para desconstruir preconceitos;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nessa aula não será necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - A RIQUEZA CULTURAL DO CONTINENTE AFRICANO ANTES DA COLONIZAÇÃO DOS EUROPEUS NOS SÉCULOS XIV E XV

 

Professor, os alunos nessa atividade poderão conhecer, através dos vídeos abaixo, um pouco da riqueza e diversidade cultural do continente africano com as suas primeiras civilizações, os conhecimentos comerciais, o tronco linguístico banto e as belíssimas obras de arte africanas.

video

 

1.

telecurso

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v6M9Ubv45m8

Acesso em 13/12/11.

2.

teleaula2

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=tvn0ZKsNOPA&feature=related

Acesso em 13/12/11.

3.

museu africa

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/video-museu-afro-brasil-africa-diversidade-permanencia-561765.shtml

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para assistir os vídeos.

2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre os vídeos:

a) Por que a África é considerada o berço da humanidade?

b) Quais as primeiras civilizações a se destacarem no continente africano?

c) Quais os reinos que se destacaram no controle das rotas comerciais e de ouro na África?

d) Explique por que na Idade Média africana, o continente era conhecido como a terra do ouro, marfim e sal.

e) Como eram retratadas nos mapas dos séculos XIV algumas civilizações africanas?

f) O que são as línguas que possuem origem banto? E qual a sua importância na África?

g) Existem palavras originadas do banto em nossa língua? Cite-as.

h) Como ocorreu a expansão do islamismo no continente africano?

i) Qual a relação do islamismo com o comércio africano?

j) Escreva um pequeno texto expressando a sua opinião sobre por que sabemos tão pouco a respeito da História da África.

3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

pesquisa

4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as manifestações culturais e artísticas dos principais reinos africanos durante o século XIV e XV.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

8- Tendo como referência os resultados dos alunos sobre a pesquisa acima realizada, proponha que os alunos realizem uma Feira Cultural na escola sobre a diversidade cultural do continente africano. Eles poderão criar cartazes sobre a temática e ainda, criar um blog da turma sobre a importância de se aprender e valorizar a História da África,  postando imagens da Feira Cultural desenvolvida na escola.

Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia e Artes, que contribuirão com a pesquisa, com a estética e a exposição da Feira Cultural.

 

II - RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: CANDOMBLÉ E UMBANDA

Professor, nessa aula o aluno conhecerá as características mais importantes do candomblé e da umbanda, principais religiões de matriz africana no Brasil, e  identificará os seus principais deuses, crenças e ritos.

TEXTOS:

1. Candomblé no Brasil: orixás, tradições, festas e costumes

“Os navios negreiros que chegaram entre os séculos XVI e XIX traziam mais do que africanos para trabalhar como escravos no Brasil Colônia. Em seus porões, viajava também uma religião estranha aos portugueses. Considerada feitiçaria pelos colonizadores, ela se transformou, pouco mais de um século depois da abolição da escravatura, numa das religiões mais populares do país. Quem gosta de cachaça é Exu. Quem veste branco é Oxalá. Quem recebe oferendas em alguidares (vasos de cerâmica) são orixás. E quem adora os orixás são milhões de brasileiros. O candomblé, com seus batuques e danças, é uma festa. Com suas divindades geniosas, é a religião afro-brasileira mais influente do país.”

Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/candomble-brasil-orixas-tradicoes-festas-costumes-441075.shtml

Acesso em 13/12/11.

 

2. Terreiro de Umbanda

“A umbanda surgiu no Rio, no início do século 20, acrescentando espiritismo ao candomblé da Bahia. É uma religião descentralizada: cada pai de santo é papa de seu terreiro. Mas há um roteiro das "giras", noites em que as entidades prestam consultas.
1. Casa cheia: Os que chegam para o ritual costumam tirar os sapatos, em respeito ao solo sagrado, o congá. Um terreiro pode ter até 50 médiuns e auxiliares, os "filhos da casa", e receber 200 pessoas. (...)”

Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/como-funciona-protecao-testemunhas-brasil-622362.shtml

Acesso em 13/12/11.

 

video

africa4

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/museu-afro-brasil-religioes-afrobrasileiras-558579.shtml

Acesso em 13/12/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos textos para leitura na íntegra e do  vídeo acima para assisti-los.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Como foi possível que a religião africana chegasse ao Brasil?

b) O que são os orixás?

c) Em quais aspectos o Candomblé se difere da Umbanda?

3- Com base nas discussões acima, peça aos alunos que  criem um texto no KWord contendo os termos abaixo relacionados:

escravidão

religião

orixás

Candomblé

Umbanda

terreiros

4- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.

5-  Sugira aos alunos, em duplas, que criem no KolourPaint um infográfico, representando as principais características do Candomblé e da Umbanda.

6- Todas as duplas deverão socializar o seu infográfico e o seu texto com todos da turma.

UCA

7- Proponha aos alunos que formem grupos de até quatro integrantes e que façam uma pesquisa sobre o Candomblé e  a Umbanda, seguindo o roteiro:

a) Quando surgiram no Brasil?

b) Quais são os principais deuses?

c) Quem são os principais sacerdotes dessas religiões?

d) Quais são as principais crenças?

e) Quais são as principais festividades?

f) Fatos que mais chamaram atenção durante a pesquisa.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.

8- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

III- RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS SEM PRECONCEITOS

Professor, o aluno nessa atividade refletirá sobre a importância de conhecer as religiões de matriz africana para desconstruir preconceitos e perceber que a religiosidade africana esta presente no dia a dia do povo brasileiro, mais do que imaginamos.

TEXTOS:

1. O que é macumba?

“Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe). Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba".”

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-macumba

Acesso em 13/12/11.

2. Qual a ligação entre os santos católicos e os orixás?

"Cada um dos 16 orixás - as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda - corresponde a um ou mais santos católicos. Dá para explicar essa ligação contando um pouco da história do período colonial no Brasil. Naquela época, chegaram ao país os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam Nigéria, Benin e Togo. A religião dos iorubás era o candomblé, mas eles aportaram no Brasil como escravos e não podiam cultuar suas divindades livremente - você sabe, a religião oficial do país era (e é) o catolicismo. Por causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente.(...)"

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-ligacao-entre-os-santos-catolicos-e-os-orixas

Acesso em 13/12/11.

 

video

africa 5

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZeKR8DSW3Uo

Acesso em 13/12/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça os alunos para  acessarem os links acima para leitura, na íntegra, dos textos indicados e para assistir ao vídeo.

2- Oriente os alunos que em duplas faça uma entrevista com seu colega de dupla, na WxCam do seu netbook, e assim sucessivamente, seguindo o roteiro abaixo:

a) Em algum momento você já usou o termo macumba para designar pejorativamente as religiões de matrizes africanas?

b) Você sabia qual era o significado de macumba?

c) O que achou do significado de macumba?

d) Qual a sua opinião sobre a relação dos santos católicos com os orixás africanos?

e) O que você achou da ideia da cidade de Feira Santana de criar um dia para homenagear as religiões de matrizes africanas?

f) Você acha que deveria existir esse dia no Brasil todo?

3- Depois individualmente os alunos deverão escrever um texto na KWord, sobre os resultados de sua entrevista.

4- Todos os alunos deverão socializar seus textos com todos da turma.

5- Peça aos alunos que, em trios, criem no KolourPaint , a partir dos textos lidos e vídeos assistidos, uma charge sobre o preconceito as religiões de matrizes africanas.

6- Todos os trios deverão apresentar suas charges com todos da turma.

7- Oriente os alunos para que, em grupos de cinco integrantes , na WxCam do seu netbook, façam um vídeo sobre a necessidade de se respeitar todas as manifestações religiosas no Brasil.

8- Todos os grupos deverão apresentar seus vídeos para todos da turma.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

África é um Continente - Disponível em: http://www.orixas.ifatola.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=58

Candomblé - Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114499.shtml

Deuses africanos - Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/deuses-africanos-446258.shtml

O livro não escrito - Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/livro-nao-escrito-447679.shtml

Vídeos que os alunos e professores podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Museu Afro Brasil: história e memória - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/video-museu-afro-brasil-historia-memoria-561688.shtml

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

A descoberta da África! - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935

Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31944

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, entrevistas, criação de textos, infográficos, documentários, blog e Feira Cultural.

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