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Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Civil-Militar.

- Conhecer as características da organização armada Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

- Identificar as ideias e mapear a composição social do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

- Entender as formas de ações do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) contra a Ditadura Civil-Militar. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Ditadura Civil-Militar no Brasil entre 1964 a 1985.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Em 1964, o Governo João Goulart foi interrompido por um Golpe Civil-Militar que instaurou no Brasil uma ditadura que perdurou até 1985, colocando em prática uma política de supressão das liberdades públicas, com o fim das garantias constitucionais, censura e tortura. No ano de 1966, um grupo de trabalhadores e estudantes de Niterói rompeu com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) para formar a dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ), com objetivo de enfrentar a Ditadura Civil-Militar. A linha de ação da nova organização se pautava pela Revolução Socialista e pela luta armada. Inspiravam-se na ideia de criar um foco guerrilheiro como força móvel, a partir de bases rurais. Em 1969, as forças de repressão da Ditadura liquidaram com a organização.  E anunciaram ter acabado com MR-8, nome de um jornal da DI-RJ que fazia menção ao dia da morte de Che Guevara. No mesmo ano, a Dissidência da Guanabara (DI-GB) executou o sequestro do embaixador americano no Brasil, assumindo a sigla MR-8.

 

Primeiro momento

Desenvolvimento

O professor iniciará a aula oferecendo a todos os alunos um panorama sobre a Ditadura Militar brasileira, por meio da exibição de um vídeo explicativo que se encontra disponível em:

 

 

 

 

O segundo passo será a leitura individual do texto disponível no site a seguir, que oferece um panorama geral sobre o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8):

http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf (páginas 471-473).

 

Os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:

- Como nasceu o primeiro Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)?

- Qual a composição do primeiro Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)?

- Qual era a linha de ação do primeiro Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)?

- Qual a origem da Dissidência Guanabara?

- Por que a Dissidência Guanabara adotou a sigla MR-8?

- Quais os grupos que formaram o segundo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)?

- Qual a linha de ação do segundo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)?

 

A partir das informações do artigo lido anteriormente, em especial os dados sobre as ações armadas do grupo e o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em 1969, na cidade do Rio de Janeiro, os estudantes irão interpretar um documento histórico, textual, relacionado diretamente com o evento: “Manifesto do Seqüestro do Embaixador Americano” O texto está disponível no link:

 

 http://www.franklinmartins.com.br/estacao_historia_artigo.php?titulo=manifesto-do-sequestro-do-embaixador-americano-rio-1969.

sequestro embaixador

Em seguida, o professor deverá organizar um debate geral entre os alunos, pautando a discussão com base nos seguintes pontos:

- Atos revolucionários;

- Objetivo da guerra revolucionária;

- Objetivo do sequestro;

- O simbolismo da ação (o que e quem o embaixador representa);

- Como a data comemorativa da Independência do Brasil é tratada no manifesto;

- As exigências feitas para a libertação do embaixador dos Estados Unidos no Brasil;

- O manifesto fala em justiça revolucionária e justiçamento em relação a Charles Burke Elbrick, caso as exigências não fossem cumpridas. O que isso significa?

- A frase final do manifesto: “Quem prosseguir torturando, espancando e matando ponha as barbas de molho. Agora é olho por olho, dente por dente”.

 

Terceiro momento

Nesta parte da aula, o professor irá trabalhar a temática da sigla que nomeou o primeiro grupo e que foi incorporada pela Dissidência da Guanabara depois. A partir das informações do artigo lido anteriormente, no primeiro momento da aula, sobre o significado do termo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), os alunos deverão interpretar a canção “Aleluia (Che Guevara não morreu)”, composta e interpretada por Sérgio Ricardo. Disponível em:

 

http://letras.terra.com.br/sergio-ricardo/520630/

 

Os estudantes deverão pensar a relação entre a sigla e a canção, a partir do mote oferecido pelo professor, que se baseia na ideia-chave da canção de que o guerrilheiro Che Guevara, apesar de morto, viveria de outras formas, por meio do exemplo da sua trajetória, das suas ideias e da sua luta.

 

Conclusão

Os alunos deverão ser incentivados a perceber como se deu a resistência armada contra a Ditadura Civil-Militar, por meio do estudo da organização Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), compreendendo a sua organização, suas ações e ideias. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados na sua desenvoltura no debate e na acuidade crítica em relação à canção, como suporte de valores do mundo político. Deverão ser avaliados quanto à sua interpretação de fontes, assim como na apresentação das suas conclusões. Deverão ser avaliados, ainda, em sua capacidade de interpretar textos, bem como em sua capacidade de articulação ao participar do debate.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Neuza, sem instituição , São Paulo - disse:
    neuzamunizdefreitasdemello@gmail.com

    02/08/2014

    Uma estrela

    Abordou o MR-8 e Che Guevara , como heróis, mas que desejavam um país de ditadura socialista, aos moldes de Cuba, isto é inegável. Não sou a favor de nenhum tipo de ditadura e tão pouco de torturar um ser humano, coisa que acontece também em Cuba (paredon). Acho que a aula é tendenciosa, o melhor seria colocar a verdade sobre o objetivo real dos movimentos revolucionários da época.


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