14/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno deverá compreender as divisões políticas e sociais da Inglaterra do século XVII e a importância da Revolução de 1640 no pensamento político e na história europeia.
O professor já deve ter trabalhado com o aluno a situação social, política e econômica inglesa anterior a 1640, com ênfase nas relações entre Monarquia e Parlamento e nas transformações sociais e econômicas que levaram ao capitalismo industrial inglês.
AULA 1
Para introduzir os alunos na situação social e política que levou à Revolução, o professor deverá pedir aos alunos que façam uma pesquisa em livros e na Internet sobre os diversos grupos religiosos do período. Depois os alunos apresentarão os resultados na forma de textos e cartazes. Todo o material produzido deverá ser guardado para futuras atividades.
Sugestão delinks:
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.jacareacademico.com/4.php
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diggers
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Diggers
(acesso em: 8 dez. 2011).
AULA 2
O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, às perguntas correspondentes a cada uma delas.
Imagem 1
Fonte: http://historiacivilizacao.blogspot.com/2010/06/revolucao-inglesa-1640-1689.html.
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- Que grupos sociais ou classes apoiavam o Parlamento e quais apoiavam o Rei?
- Você consegue perceber alguma relação entre a distribuição geográfica dos beligerantes e os seus interesses e bases?
- Como acabou essa Guerra entre o Parlamento e o Rei?
Imagem 2
Fonte: http://www.putneydebates.com/The%20Debates.html.
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- A imagem é a representação dos Putney Debates. O que foi isso?
- Em que medida esses encontros foram uma ameaça à Monarquia absolutista?
- O que foi decidido nesses Putney Debates?
Imagem 3
Acesso em: 8 dez. 2011.
Perguntas:
- Na imagem, vemos os Diggers no alto da colina à espera das tropas. O que os Diggers tinham contra o Parlamento? Quais eram as suas reivindicações?
- Como acabaram os Diggers? Qual o papel deles na Revolução?
AULA 3
Os alunos deverão pesquisar, nesta terceira aula, sobre dois pensadores ingleses do período da Revolução: Thomas Hobbes e John Locke. A pesquisa poderá ser feita na Internet e em livros e deverá ser apresentada em um mural para a escola (também poderá ser usado o material da primeira aula). A pesquisa deverá ter como norte os seguintes pontos:
- biografia dos pensadores;
- suas principais ideias;
- sua importância no pensamento político e, portanto, o seu legado;
- qual a relação deles com os acontecimentos da Revolução e o que eles pensavam a respeito.
Sugestão de links:
http://rhi.fl.uc.pt/vol/06/ltorgal.pdf
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.fflch.usp.br/primeirosestudos/ojs/index.php/primeirosestudos/article/view/42/3
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://jus.com.br/revista/texto/18963/o-pensamento-politico-de-john-locke
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes
(acesso em: 8 dez. 2011);
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://revistasiigg.sociales.uba.ar/index.php/anacronismo/article/view/156/136
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido os diferentes grupos religiosos e políticos presentes na Revolução e as ideias da Revolução que influenciaram o pensamento político.
Links com informações complementares ou que aprofundam o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_civil_inglesa
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-inglesa-de-1640/12019/
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/revolucao-inglesa-ou-puritana.php
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://www.slideshare.net/edgardhistoria/revoluo-inglesa-5236260
(acesso em: 8 dez. 2011);
http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2257/1350
(acesso em: 8 dez. 2011).
O professor deverá avaliar cada atividade das três aulas de 0 a 10, depois somar e dividir o total por três. Esta é a primeira parte da avaliação, a outra é uma autoavaliação que os alunos deverão fazer.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!