Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revolução Inglesa de 1640

 

14/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender as divisões políticas e sociais da Inglaterra do século XVII e a importância da Revolução de 1640 no pensamento político e na história europeia.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deve ter trabalhado com o aluno a situação social, política e econômica inglesa anterior a 1640, com ênfase nas relações entre Monarquia e Parlamento e nas transformações sociais e econômicas que levaram ao capitalismo industrial inglês.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Para introduzir os alunos na situação social e política que levou à Revolução, o professor deverá pedir aos alunos que façam uma pesquisa em livros e na Internet sobre os diversos grupos religiosos do período. Depois os alunos apresentarão os resultados na forma de textos e cartazes. Todo o material produzido deverá ser guardado para futuras atividades.

Sugestão delinks:

http://www.historia.uff.br/nec/materia/grandes-processos/uma-inglaterra-de-radicais-revolucion%C3%A1rios-christopher-hill-e-o-mundo-de-p

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.jacareacademico.com/4.php

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diggers

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Diggers

(acesso em: 8 dez. 2011).

 

AULA 2

O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, às perguntas correspondentes a cada uma delas.

Imagem 1

Mapa

Fonte: http://historiacivilizacao.blogspot.com/2010/06/revolucao-inglesa-1640-1689.html.

Acesso em: 8 dez. 2011.

Perguntas:

- Que grupos sociais ou classes apoiavam o Parlamento e quais apoiavam o Rei?

- Você consegue perceber alguma relação entre a distribuição geográfica dos beligerantes e os seus interesses e bases?

- Como acabou essa Guerra entre o Parlamento e o Rei?

Imagem 2

Putnuy Debates

Fonte: http://www.putneydebates.com/The%20Debates.html.

Acesso em: 8 dez. 2011.

 Perguntas:

- A imagem é a representação dos Putney Debates. O que foi isso?

- Em que medida esses encontros foram uma ameaça à Monarquia absolutista?

- O que foi decidido nesses Putney Debates?

Imagem 3

Diggers

Fonte: http://www.historia.uff.br/nec/imagem/defesa-da-comunidade-digger-da-colina-de-st-george-contra-os-proprietarios-locais-apoiados-pe.

Acesso em: 8 dez. 2011.

Perguntas:

- Na imagem, vemos os Diggers no alto da colina à espera das tropas. O que os Diggers tinham contra o Parlamento? Quais eram as suas reivindicações?

- Como acabaram os Diggers? Qual o papel deles na Revolução?

 

AULA 3

Os alunos deverão pesquisar, nesta terceira aula, sobre dois pensadores ingleses do período da Revolução: Thomas Hobbes e John Locke. A pesquisa poderá ser feita na Internet e em livros e deverá ser apresentada em um mural para a escola (também poderá ser usado o material da primeira aula). A pesquisa deverá ter como norte os seguintes pontos:

- biografia dos pensadores;

- suas principais ideias;

- sua importância no pensamento político e, portanto, o seu legado;

- qual a relação deles com os acontecimentos da Revolução e o que eles pensavam a respeito.

Sugestão de links:

http://rhi.fl.uc.pt/vol/06/ltorgal.pdf

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kPSuV4hYGTIC&oi=fnd&pg=PA11&dq=Guerra+Civil+Inglesa&ots=KMR_6ZzW84&sig=RPDQ-hg_jt9OFlmZLG0wRrLhOO4#v=onepage&q=Guerra%20Civil%20Inglesa&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://www.fflch.usp.br/primeirosestudos/ojs/index.php/primeirosestudos/article/view/42/3

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=Z2twFQihgKcC&oi=fnd&pg=PA15&dq=John+Locke&ots=i2R_Ow5nEZ&sig=zTR299qcKZP0Bn1oQbkA2F6vi6g#v=onepage&q=John%20Locke&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=M3-5zdXPkwEC&oi=fnd&pg=PA9&dq=John+Locke&ots=9p15oxa8Xp&sig=xRbzDo-BuFnptU0tKv-f1okddIU#v=onepage&q=John%20Locke&f=false

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://jus.com.br/revista/texto/18963/o-pensamento-politico-de-john-locke

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://jus.com.br/revista/texto/2117/o-estado-natural-de-thomas-hobbes-e-a-necessidade-de-uma-instituicao-politica-e-juridica

(acesso em: 8 dez. 2011);

http://revistasiigg.sociales.uba.ar/index.php/anacronismo/article/view/156/136

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido os diferentes grupos religiosos e políticos presentes na Revolução e as ideias da Revolução que influenciaram o pensamento político.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar cada atividade das três aulas de 0 a 10, depois somar e dividir o total por três. Esta é a primeira parte da avaliação, a outra é uma autoavaliação que os alunos deverão fazer.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.