Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por onde anda o folclore brasileiro?

 

15/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 05 anos e meio de idade aprenderão sobre o folclore e o que significa ensinar a cultura de um povo através das lendas, músicas, literatura, etc.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em 03 dias consecutivos, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 35 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Boi-de-mamão,

- Pau-de-fitas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade– Por onde anda o folclore brasileiro?

 

Folclore

http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-brasileiro.html

Acesso em 13/12/2011

 

Tem como objetivos:

- Conhecer a cultura de outros lugares;

- Conhecer as lendas;

- Conhecer a literatura de outros povos;

- Conhecer a semântica da palavra folclore;

- Participar de brincadeiras antigas.

1º Momento – 1º dia: Todas as crianças reunidas na sala em círculo para uma conversa sobre Folclore. O professor explicita o que as crianças já conhecem como boi-de-mamão e pau-de-fitas e traz ao conhecimento das crianças o que essa palavra significa.  A palavra “folclore” vem do idioma Inglês, folk, que significa  'povo, nação, raça' e lore, que significa 'ato de ensinar, instrução, educação, lição' (Houaiss,2010). Hoje vamos conhecer alguns elementos importantes do nosso folclore e nosso primeiro “brinquedo brincadeira” será soltar pipa. O professor indaga sobre quem conhece esse brinquedo e quem já brincou com ele. O professor dá mais algumas explicações: que em alguns locais do Brasil também são chamadas de "papagaio" porque são sempre muito coloridas como esses animais. São feitas de varetas de madeira e papel de seda de varias cores. São lindas quando cobrem o céu em dias ensolarados e com muito vento. O professor apresenta uma grande caixa colorida e dentro dela um presente; uma pipa para cada criança. O professor convida todas as crianças para soltar pipa no pátio ou na quadra de esportes. Vamos precisar para essa atividade pipas e barbantes.

 

 

Pipa

http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/

Acesso em 13/12/2011

 

 

Pipa

 

http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/

Acesso em 13/12/2011

 

Pipa

http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/

Acesso em 13/12/2011

 

 

2º Momento – 2 º dia: Dando continuidade a nossa semana sobre o folclore o professor reúne todas as crianças na sala e conta uma nova história. Brinca de adivinhar: - O que trouxe hoje é feita de vidro e são coloridas. Tradicionalmente são jogadas no chão de terra, mas pode ser jogada também em pisos lisos. O objetivo é bater uma na outra para ganhar pontos. O que será? O professor espera para ver se alguém se manifesta. Depois mostra um saquinho com bolinhas de gude. Pergunta se alguma criança já brincou. Convida todas as crianças para irem ao parque e explica como se brinca. Como se brinca está descrito acima, na adivinha.

 

 

Bola de gude

http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/brincando-com-bolinha-de-gude

Acesso em 13/12/2011

 

 

Bola de gude

http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/brincando-com-bolinha-de-gude

Acesso em 13/12/2011

3º Momento – 3º dia: Dando continuidade a nossa semana sobre o folclore o professor reúne todas as crianças na sala e apresenta uma brincadeira diferente. A brincadeira de trava-língua. É na verdade um jogo de palavras que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases que contenham sílabas difíceis de pronunciar ou formadas pelos mesmos sons, mas em ordem diferente. O professor apresenta uma caixa com vários papeizinhos escritos com trava-línguas. Solicita para cada criança retirar um e em seguida o professor faz a leitura e pede para cada criança repetir. Exemplos:

 

 

Trava-língua

http://catarinaprofessora.blogspot.com/2010/04/resgatando-as-brincadeiras-de-roda.html

Acesso em 13/12/2011

 

Trava-língua

http://escolamacalao.blogspot.com/2010_06_27_archive.html

Acesso em 13/12/2011

O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o leite do bebê.
O dedo do Dudu é duro
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara compra, cara a paca pagará
O Papa papa o papo do pato .
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
Norma nina o nenê da Neuza
A chave do chefe Chaves está no chaveiro.
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão, dois limões, meio limão.
É muito socó para um socó só coçar!
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
O padre pouca capa tem, pouca capa compra.
Chega de cheiro de cera suja!
É preto o prato do pato preto
Bagre branco; branco bagre
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam.

Depois de uma rodada o professor pergunta se alguém se lembre de algum trava-língua. O professor pede para as crianças continuarem a pesquisa em casa trazendo novidades. Os trava- línguas podem ser trabalhados durante o ano letivo. 

Recursos Complementares
Avaliação

- Avaliar se as crianças:

- Se gostaram das atividades;

- O que aprenderam com a brincadeira;

- Se tiveram alguma dificuldade seja na pronúncia das palavras ou no manejo dos objetos trazidos;

- Se entenderam o que significa a palavra Folclore; e

- Se conheceram a cultura, a literatura e as lendas de outros povos através da brincadeira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.