15/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças, na faixa etária de 05 anos e meio de idade aprenderão sobre o folclore e o que significa ensinar a cultura de um povo através das lendas, músicas, literatura, etc.
- Boi-de-mamão,
- Pau-de-fitas.
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-brasileiro.html
Acesso em 13/12/2011
Tem como objetivos:
- Conhecer a cultura de outros lugares;
- Conhecer as lendas;
- Conhecer a literatura de outros povos;
- Conhecer a semântica da palavra folclore;
- Participar de brincadeiras antigas.
1º Momento – 1º dia: Todas as crianças reunidas na sala em círculo para uma conversa sobre Folclore. O professor explicita o que as crianças já conhecem como boi-de-mamão e pau-de-fitas e traz ao conhecimento das crianças o que essa palavra significa. A palavra “folclore” vem do idioma Inglês, folk, que significa 'povo, nação, raça' e lore, que significa 'ato de ensinar, instrução, educação, lição' (Houaiss,2010). Hoje vamos conhecer alguns elementos importantes do nosso folclore e nosso primeiro “brinquedo brincadeira” será soltar pipa. O professor indaga sobre quem conhece esse brinquedo e quem já brincou com ele. O professor dá mais algumas explicações: que em alguns locais do Brasil também são chamadas de "papagaio" porque são sempre muito coloridas como esses animais. São feitas de varetas de madeira e papel de seda de varias cores. São lindas quando cobrem o céu em dias ensolarados e com muito vento. O professor apresenta uma grande caixa colorida e dentro dela um presente; uma pipa para cada criança. O professor convida todas as crianças para soltar pipa no pátio ou na quadra de esportes. Vamos precisar para essa atividade pipas e barbantes.
http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/
Acesso em 13/12/2011
http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/
Acesso em 13/12/2011
http://www.insoonia.com/soltar-pipa-era-tao-bom/
Acesso em 13/12/2011
2º Momento – 2 º dia: Dando continuidade a nossa semana sobre o folclore o professor reúne todas as crianças na sala e conta uma nova história. Brinca de adivinhar: - O que trouxe hoje é feita de vidro e são coloridas. Tradicionalmente são jogadas no chão de terra, mas pode ser jogada também em pisos lisos. O objetivo é bater uma na outra para ganhar pontos. O que será? O professor espera para ver se alguém se manifesta. Depois mostra um saquinho com bolinhas de gude. Pergunta se alguma criança já brincou. Convida todas as crianças para irem ao parque e explica como se brinca. Como se brinca está descrito acima, na adivinha.
http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/brincando-com-bolinha-de-gude
Acesso em 13/12/2011
http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/brincando-com-bolinha-de-gude
Acesso em 13/12/2011
3º Momento – 3º dia: Dando continuidade a nossa semana sobre o folclore o professor reúne todas as crianças na sala e apresenta uma brincadeira diferente. A brincadeira de trava-língua. É na verdade um jogo de palavras que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases que contenham sílabas difíceis de pronunciar ou formadas pelos mesmos sons, mas em ordem diferente. O professor apresenta uma caixa com vários papeizinhos escritos com trava-línguas. Solicita para cada criança retirar um e em seguida o professor faz a leitura e pede para cada criança repetir. Exemplos:
http://catarinaprofessora.blogspot.com/2010/04/resgatando-as-brincadeiras-de-roda.html
Acesso em 13/12/2011
http://escolamacalao.blogspot.com/2010_06_27_archive.html
Acesso em 13/12/2011
O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o leite do bebê.
O dedo do Dudu é duro
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara compra, cara a paca pagará
O Papa papa o papo do pato .
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
Norma nina o nenê da Neuza
A chave do chefe Chaves está no chaveiro.
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão, dois limões, meio limão.
É muito socó para um socó só coçar!
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
O padre pouca capa tem, pouca capa compra.
Chega de cheiro de cera suja!
É preto o prato do pato preto
Bagre branco; branco bagre
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam.
Depois de uma rodada o professor pergunta se alguém se lembre de algum trava-língua. O professor pede para as crianças continuarem a pesquisa em casa trazendo novidades. Os trava- línguas podem ser trabalhados durante o ano letivo.
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9387
http://www.alzirazulmira.com/trava.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trava-l%C3%ADnguas
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-brasileiro.html
http://www.salesianoitajai.g12.br/noticias/brincando-com-bolinha-de-gude
- Avaliar se as crianças:
- Se gostaram das atividades;
- O que aprenderam com a brincadeira;
- Se tiveram alguma dificuldade seja na pronúncia das palavras ou no manejo dos objetos trazidos;
- Se entenderam o que significa a palavra Folclore; e
- Se conheceram a cultura, a literatura e as lendas de outros povos através da brincadeira.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!