Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos de papelão: vamos construir?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flor

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;

- Possibilitar experimentos artísticos utilizando papelão;

- Compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;

- Aprender a esperar a vez de participar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos; e

- Instigar a curiosidade, a memória, a percepção, a fantasia e socialização. 

Duração das atividades
Cinco momentos de aproximadamente 20 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brincadeira, linguagem, imitação e imaginação. 

Estratégias e recursos da aula

1º momento - Apresentando a história

            Para este primeiro momento, o professor conta a história “O trenzinho do Nicolau”, de Ruth Rocha; Editora Salamandra,2009.  Quando for apresentar a história é interessante que o professor, organize o grupo de crianças em roda, sentadas num tapete, num espaço aconchegante e tranquilo. Após contar a história, o professor deve chamar a atenção para os pontos principais da história e para as figuras do livro, instigando para que as crianças falem sobre suas impressões. O professor pode realizar algumas perguntas, como, qual era o meio de transporte usado por Nicolau para percorrer a cidade? Quais os meios de transportes temos em nossa cidade? Temos trem em nossa cidade? Como cada criança chegou à escola? Vieram caminhando, de ônibus, de carro, de bicicleta?  

 

capa livro

Fonte: http://salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021598, acesso em 17/12/2011.
 

 

2º momento – Vamos fazer um volante para brincar de dirigir?

            Professor, propõe às crianças a construção de um brinquedo. Mostre para as crianças pedaços de papelão cortados em forma de tiras, e junte as extremidades do papelão, com fita adesiva, formando um círculo. Mostre o círculo para as crianças e pergunte: o que o objeto parece?  Que brincadeira é possível fazer utilizando este objeto?

            Após estas perguntas, o professor compara o círculo a um volante e convida as crianças para construírem em conjunto com ele mais alguns volantes.

 

volante volante

Etapas da construção do volante feito de papelão.

Fonte: arquivo pessoal da autora.

NDI -UFSC 2011

 

3º momento - A construção do Volante.

            Solicite ajuda das crianças para rasgar jornal em tiras, enrolar e sobrepor o jornal sobre a estrutura de papelão, dando volume e forma arredondada. Fixe o jornal com fita adesiva.

            Na etapa a seguir use a técnica da papietagem para deixar mais forte o objeto. Solicite ajuda das crianças para forrar o objeto, utilizando o jornal rasgado com grude ou cola (a receita do grude pode ser encontrada na aula “Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado”, postada anteriormente no Portal do Professor, o link desta aula encontra-se no item recursos complementares.

             Distribua o papel rasgado anteriormente e solicite que as crianças passem grude ou cola no papel, sobrepondo as camadas. Depois, coloque para secar.

volante

Enrolando jornal sobre a estrutura de papelão.Fonte: arquivo pessoal da autora.

NDI-UFSC 2011

 

4º momento - Vamos brincar de caminhão?

            Com o volante pronto, o professor poderá propor pintá-lo com tinta guache ou cola colorida. Nós optamos por deixar o volante com o jornal aparente.

            Professor, selecione várias caixas de papelão e organize uma brincadeira com o volante construído. Lembre-se de escolher caixas que sejam firmes e resistentes.  Em nosso caso, utilizamos as caixas de papelão que servem para transportar as frutas para o lanche das crianças.

            É interessante o professor brincar junto com as crianças e interagir criativamente, trazendo elementos novos e enriquecedores às brincadeiras.

             Em nosso caso, a brincadeira foi planejada e proposta junto ao grupo de crianças de dois anos de idade, da professora Josiana Piccole, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – UFSC. Chamamos de “brincadeira de caminhão”. A professora Josiana brincou com as crianças instigando-as a imaginarem diferentes situações. Primeiro, brincou que as crianças eram as frutas que estavam dentro do caminhão, perguntando-lhes que tipo de fruta elas eram. Depois, as crianças assumiram papel de motoristas e a professora perguntou-lhes qual fruta o caminhão delas estava levando. E as crianças respondiam: “o meu caminhão está levando mamão”; “o meu está levando melancia”. Também estavam lá o caminhão de maçã, o do bolo, entre outros. As crianças entravam e saiam do caminhão, numa divertida brincadeira.

            Professor, você pode usar sua criatividade e transformar os caminhões em diferentes propostas.

CARRINHOS CRIANÇAS BRINCANDO CARRO

Crianças de 2 anos brincando de caminhão.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora

5º momento – Transformando o caminhão em trem.

 

            Professor, relembrando a história “O trenzinho do Nicolau”, convide as crianças a brincarem de trem do Nicolau. Solicite ajuda delas para colocar as caixas enfileiradas e as instigue imitando o maquinista, apitando, fazendo o barulho do trem.  Para animar ainda mais a brincadeira, cante a canção “Eu vou andar de trem”, presente no site postado no item recursos complementares.

trem

Crianças de 2 anos brincando de trem.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora.

Recursos Complementares

ROCHA, Ruth O trenzinho do Nicolau/Ruth Rocha; ilustrações de Luiz Maia.-São Paulo: Salamantra,2009.

MACHADO, M.M. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: edições Loyola, 1994.

http://www.embrart.com.br/p_e_d/brinquedos_po.pdf.

http://www.youtube.com/watch?v=kmK0X5f6NE0

Avaliação

Para avaliar as crianças o professor deve observar se elas participaram da construção dos volantes e das brincadeiras propostas; se interagiram umas com as outras e com a professora, ou predominou a brincadeira individual? Os recursos utilizados possibilitaram a imitação de diferentes papéis e enriqueceram as brincadeiras? 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marciana, Família , Ceará - disse:
    Marcianapereira@gmail.com

    23/06/2015

    Cinco estrelas

    Fantástico. Será nosso projeto da semana.


  • Tânia Medeiros de Lacerda, Escola Geração do Futuro , Pernambuco - disse:
    tania40lacerda@hotmail.com

    16/06/2013

    Quatro estrelas

    Nossa, muito boa pena que o dia do motorista já foi comemorado, mas mesmo asim vou fazer com as crianças na aula de artes. Deus abençõe vcs. Gosto muito de trabalhar com rplo de papel, jornais, são materiais batratos e fáceis de fazer, pq sempre tive dificudades em confeccionar, essa lembrancinhas, mas estou começana gostar. nota 1000. Parabéns. bjos. Sou do Brasil, cidade Recife, Boa Viagem.


  • Sonia (estudante Pedagogia UNIABC), Uniabc , São Paulo - disse:
    ssouzalima2010@bol.com.br

    01/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o plano de aula,super criativo e dinâmico,as crianças vão gostar muito!!Parabéns!


  • Antonio Florencio , E.M. Juarez Rabelo , Rio Grande do Norte - disse:
    antonio.florencio2005@ig.com.br

    10/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente criatividade


  • LUANA LOPES GALVAN, CECILIA MEIRELES EMEIF , São Paulo - disse:
    lu_gcm@yahoo.com.br

    16/01/2012

    Cinco estrelas

    Fácil de confeccionar e proporciona às crianças interação com as pessoas e o meio. Também é possivel incluir outros assuntos com elas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.